acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 5 de junho de 2020

Junta Médica da Polícia Militar do RN preocupa policiais do Interior do Estado por serem convocados para levarem exames de saúde à capital do Estado

Por Sidney Caicó*

O RISCO DE PROLIFERAÇÃO DO VÍRUS É BEM ALTO SEGUINDO ESSA LOGÍSTICA DA JUNTA MÉDICA DA PM-RN, CONTRÁRIA ÀS ORIENTAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE.

Após mortes e casos confirmados de Policiais Militares contagiados pela Covid 19, o Presidente da Associação dos Praças e Bombeiros Militares do Seridó – RN - Sargento Marcos Sousa – está enfrentando resistências para que o Comandante Geral da Polícia Militar do RN, juntamente com a Junta  Médica PM-RN,  acolha sugestões para serem adicionadas ou que seja revisto o Protocolo de Medidas Preventivas criado para combater o Contágio do novo Coronavírus dentro da Instituição de Segurança Pública.

As sugestões são importantes para servirem de Modelo Padrão para todos os Policiais que trabalham na linha de frente. O Protocolo bem elaborado ajuda salvar vidas e detém o avanço da Doença dentro das Instituições das Forças de Segurança Pública. Policiais já precisaram de UTIs e o Sistema de Internações Hospitalares permanece em colapso.

É possível evitar que Civis e Militares venham ao mesmo tempo precisar de uma UTI ?

A logística que sempre foi empregada antes da Pandemia da Covid 19 precisa ser discutida e modificada para que os Policiais Militares não sejam expostos ao Vírus sem fundada necessidade. São mais de 300 Policiais Militares transitando do Interior do Estado para Natal e Mossoró obedecendo a uma Convocação para apenas fazerem apresentação de laudos e resultados de exames. São pessoas que trabalham em mais de 50 repartições, incluindo Batalhões, Companhias e Departamentos Especializados que estão se aglomernado no mesmo lugar. 

Os Policiais precisam sair de suas Cidades, que já possuem expressivos índices de contágios da doença Covid 19, a exemplo de Pau dos Ferros, Caicó, Currais Novos, Ouro Branco, Parelhas, Equador, Carnaúba dos Dantas, Jardim de Piranhas, Santa Cruz e Nova Cruz. Todos deverão ser atendidos pela Junta Médica no Mesmo dia, entre às 07 horas e 30 minutos às 09 horas e 30 minutos  (Boletim Geral - PMRN nº 102 – 04/06/2020). Importante lembrar que alguns familiares dependem da ajuda dos Policiais, pois estão em dificuldades financeiras. A viagem às Cidades acarreta despesas que poderiam ser realizadas ajudando seus entes.

Essa Convocação, com base nessa Logística, fomenta uma grande aglomeração, além de “misturar todos” – Policiais não infectados com infectados.  — Temos relatos de que na própria Junta Médica os Policiais que estão aguardando para entregarem os resultados de exames dividem o mesmo espaço com os Policiais suspeitos de estarem doentes por causa da Covid 19. Também, que Policiais estão retornando para o serviço normal sem receberem o resultado do teste e sem serem avaliados por Profissional Infectologista atestando a cura; após o tempo decorrido de 15 dias no isolamento.(grifo do autor)

A maioria dos Convocados do Interior circulando ou transitando para Mossoró ou para Natal estão preocupados, pois entre as Cidades que residem e os locais e horário definidos percorrem cerca de 600 KM em um único dia. São expostos ao Contágio da Covid 19 por saberem que muitas Cidades por onde passam e fazem paradas já apresentam elevados índices, bem como entre os Policiais Militares. Em trânsito precisam circular em locais que ofereçam almoço, precisam ocupar o mesmo veículo e vão fechar os vidros quando chover, além de estarem em contato simultaneamente com colegas de áreas diferentes do Estado, logo podem infectar mais pessoas bem como ser contagiados.

No Brasil há uma carência de medidas para o aprimoramento dos nossos Protocolos Preventivos para nos mantermos na luta contra o Coronavírus.

Em resposta ao Processo do “SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÃO – SEI”, EFICIENTE MEIO ELETRÔNICO DE COMUNICAÇÃO ADOTADO PELO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE E QUE INTERLIGA OS BATALHÕES À JUNTA MÉDICA E AO SEU COMANDANTE GERAL DA PM-RN (Processo nº 01510064.000664/2020-06 – ‘público’) A Junta Policial Militar de Saúde responde: “Informamos a este Comando que a atual estrutura física, organizacional, de arquivos digitais e principalmente de pessoas da Junta Policial Militar de Saúde, impossibilita a adoção da demanda aqui sugerida”.

Os policiais sugerem que sejam adotados Protocolos claros e seguros que possam reduzir os números de infectados por Coronavírus na PM-RN e que os exames possam ser apresentados via Sistema Eletrônico de Informação – SEI (o sistema existe e a Junta Médica já utiliza).

A recomendação é a de que as Secretarias de Batalhões podem e devem receber os documentos digitalizados, em único arquivo, anexando-os ao parecer do Comandante do respectivo Batalhão que pode atestar as condições do Policial fazendo algumas perguntas elaboradas pela Junta Médica (documento padrão) e assim atualizando informações sobre a real condição de bem-estar do Policial, sua situação física e função que desenvolve; conforme apresentado na Escala de Serviço.

 O Presidente da Associação dos Praças da Polícia e Bombeiros Militares do RN fez seu pronunciamento ( Ao Cmt Geral da PM/RN - Assunto: Requerimento de envio de documentos digitais Promoções de Praças – 31/05/2020) “Enviamos esse requerimento para o Comandante Geral da PM-RN mais até agora o mesmo deu por calado como resposta. É inaceitável que em um momento de uma Pandemia e com orientação da OMS, Decretos Estaduais e Municipais que determinam o Isolamento Social, a não Circulação de pessoas, a não Aglomeração de pessoas, o Comando da PM-RN não desperte para que os PMs do Interior do RN não venham se deslocar para Natal e Mossoró, Cidades essas com maiores índices de contágio [...] Vivemos no mundo da Tecnologia onde as Empresas e Instituições ‘por menores que sejam’ no mundo usam a Rede Mundial de Computadores”

Em conversa com o Sargento Marcos Sousa - Presidente da APBMS – Fica exposto uma preocupante falha no Protocolo de Medidas Preventivas contra o Novo Coronavírus da PM-RN e que tudo deve e pode ser realizado direto em seus respectivos Batalhões; seguindo dessa forma as orientações Científicas que são orientações da Organização Mundial da Saúde. Os Comandantes podem atestar as condições do Policial fazendo algumas perguntas elaboradas pela Junta Médica em documento padrão sem que os Policiais transitem entre o Interior e Capital do Estado RN.

Os Policiais fazem o Juramento de defenderem a Sociedade “Mesmo com o Risco da Própria Vida”, contudo esse lema deve ser empregado contra o Coronavírus através do conhecimento Científico e bom uso da Razão, observando Princípios da Administração Pública, da Razoabilidade e Constitucionais, buscando sempre salvaguardar vidas e à Saúde Pública, pois os Policiais estão também na linha de frente, mas temem ser contagiados e transmitirem o Coronavírus para seus familiares.

O Comandante Geral da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte precisa rever seus Protocolos nesse momento de Pandemia da Covid 19. Apresentar um Protocolo Claro através de um bom Planejamento, Estratégias e uma eficaz Logística para assim garantir o bom emprego da Tropa. Precisa de uma equipe.

A Governadora Fátima Bezerra do RN também precisa saber o que está acontecendo sobre os assuntos pertinentes; a Senhora é Comandante Maior e que todos os Policias do Estado são seus Subordinados.

Nestes momentos de Crises, ‘mesmo com o risco da própria vida’, os Comandantes das Forças de Segurança Pública precisam Pensar que estão Vivenciando um Novo Tempo.

*Texto pesquisado e produzido por Sidney Caicó – colaborador de Assessorn.com

LEIA TAMBÉM DO AUTOR:

- Um avião sem piloto e passageiros que desobedecem regras de segurança   

- Novo coronavírus: Do Prego ao Parafuso, diálogo na fila de espera

- Responsabilidade social deve ser exercício de todos

- Coronavírus: “Do PóViestes, ao Pó Voltarás”

- O Comportamento é Essencial para o Consumidor

- A Grande Desaceleração

- Coronavírus: As teses que podem definir o fim da guerra

- A importância do isolamento social: dicas para manter o Coronavírus longe desua casa

- Coronavírus – Brasil ameaça o Mundo?

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template