acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 9 de maio de 2020

Covid-19: O Comportamento é Essencial para o Consumidor

O Comportamento é Essencial para o Consumidor

Por: Sidney Caicó*

A economia está estagnada por causa da crise econômica acentuada ainda mais com a chegada do Coronavírus. Os estoques estão no limite e as empresas produzem apenas o essencial, assim também é lógico que o consumidor permanece comprando apenas o essencial. O essencial ditará o comportamento do consumidor nos próximos 12 meses e possivelmente na próxima década: comprar e consumir apenas o essencial.
— Mas, o que é essencial? Nesse sentido é algo que valorizamos e que realmente é importante ao agregarmos valores. Tem o justo valor que realmente merece, tem o produto valor que realmente custa para ser produzido e repassado para o consumidor final. Mas, para enxergar o essencial você precisa desvalorizar o que é supervalorizado. Comece olhando o que está ocupando espaço dentro da sua casa, que já foi caro, você pagou caro, ainda continua comprando caro.
— Esses mesmos produtos terão outro valor se todas as pessoas adquirem apenas um e evitam o acúmulo de objetos em suas casas? Olhem seus vários objetos, qual o valor que isso realmente representa para você e ao supervalorizá-los qual o impacto que causa na vida das outras pessoas? Essa supervalorização das coisas trouxe benefícios para Humanidade? Vivemos em mundo melhor? O comportamento do consumidor dita o ritmo das empresas quando compram apenas o essencial e o que lhe será útil.
— Todos nós temos algo para comprar hoje e isso pode ser essencial, mesmo sendo uma bugiganga. Quem pode avaliar o real valor é quem está com o desejo de comprar, mas os preços altos dependem da aceitação de quem está comprando.

Todos os dias muitos consumidores compram vários produtos das mais diversas categorias. As fábricas e empresas terão lucros da mesma forma conseguindo produzir apenas o número suficiente para reabastecer o mercado. Hoje vendem mais caros porque o consumidor aceita a supervalorização dos preços sobre seus produtos.
Geralmente os preços estão altos para entregar o lucro aos investidores que capitalizam as empresas que prometem retornos imediatos. Todos podem sair lucrando se as grandes empresas dividirem melhor os lucros obtidos durante todo o ano; geralmente recolhem milhões.
Nos próximos meses as empresas reduzirão a produção, com menor estoque, mas entregarão mais qualidade ao consumidor. Na linha de produção serão fabricados números essenciais. Bom entender que isso resulta em lucros, reduzindo despesas para aquisições de matérias primas, resultando em menores gastos com energia e maior estabilidade nos preços, maior eficiência com logísticas e ainda assim mantendo os empregos; uma justa distribuição de renda atenderá mais pessoas que antes tinham poucos poderes para comprar.

O consumidor optará por reduzir também o acúmulo de objetos; investirão mais no conforto do lar. Alimentos e serviços terceirizados serão mais procurados. As trocas entre empresas que desenvolvem produtos diferentes vão abri portas para reduzir o tempo em solucionar problemas.

A Grande Desaceleração causa a desinflação, isso possibilita um recomeço. Sendo necessário que os Governantes mantenham os juros baixos e estáveis no Sistema Monetário Nacional e Internacional, assim como a estabilidade dos preços de produtos que geram energia e os derivados dos setores produtivos das minerações.
Países que em função da busca de altíssimos lucros para seus investidores, em detrimento de uma produção extrativista selvagem, precisam sofrer boicotes dos consumidores, pressão internacional e sansões para baixarem os preços de seus produtos que servem de matérias primas e de energia para os demais, tudo deve ocorrer dentro dos limites necessários para extraírem da natureza e produzirem apenas o essencial.

A próxima década traz mais um objetivo geral para todas as Nações no Planeta Terra: organizar o Sistema Monetário, o Sistema de Produção e de Distribuição de Alimentos e Serviços, com vistas a beneficiar toda a humanidade. A chamada Globalização precisa ser reinventada.
Essa crise gerada pelo Coronavírus alertou que o essencial agora tem maior valor. Mantendo o Sistema de Produção que temos até hoje, cada vez mais o mundo caminha para o caos absoluto. Muitas pessoas sofrem por falta de comida, educação e segurança. Muitas pessoas sofrem por supervalorizarmos produtos que custam menos de um dólar para serem produzidos dentro de Empresas que dizem salvar o Planeta.

As grandes escalas de produções, os grandes estoques que seguram os preços nas alturas, o extrativismo primitivo, que usam os mesmos objetivos em décadas para extraírem da natureza os recursos, essa selvageria danosa à natureza, não resolvem os problemas básicos da humanidade para proporcionar melhor qualidade de vida.
O atual Sistema Monetário e de Produção servem de fundamentos às especulações e supervalorizam o que na realidade tem pouco valor ou nem um valor, principalmente coisas, objetos não essenciais à Vida nesse Planeta e nem ao menos são para quem os possuem.

Os Governantes dos diversos países erram quando pensam em acelerar suas economias para atravessarem a crise humanitária. Acertariam quando
ao contrário vissem a Grande Desaceleração como um ponto de partida, parada obrigatória, assim podem rever seus projetos e realmente revitalizarem seus valores que são por horas estéreis sobre solo fértil.
Esta Grande Desaceleração permiti avaliar o que está supervalorizado e o que realmente tem valor. É necessário desacelerar para equilibrar a Balança Comercial, os Preços, a Logística, para manter o controle sobre as especulações, antes voláteis demais.
O mundo precisa de investidores que possam abri empresas, produzir, vender, gerar empregos, pensando em lucros mais plausíveis com o mundo real.

O Planeta Terra precisa não apenas dos grandes investidores, mas de novos rumos para Economia Mundial. A Humanidade precisa deste novo comportamento por parte dos Consumidores, estes valorizam o essencial e consequentemente ditam as regras sobre os preços.

*Texto produzido por Sidney Caicó – colaborador do Assessorn.com

LEIA TAMBÉM:





©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template