acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

O fantástico mundo de “O tesouro de Sant'Ana”, um segredo a ser desvendado; Leia o livro

"O Tesouro de Sant´Ana" - Será que alguém sabe onde localizá-lo?. Em Caicó desde os 8 anos, o escritor Sidney Caicó dedica seu 1º livro aos mistérios sobre a "botija da santa"

Fotos por divulgação
Tesouro ou botija, como o sertanejo aprendeu a ouvir, sempre foi um filé para contadores de causos despertarem interesse para uma boa prosa. Nisso, o autor de O tesouro de Sant'Ana, Sidney Caicó, se aproveita de histórias e estórias que escutara outrora para construir o livro, vislumbrando uma saga sertaneja que mistura ficção com a realidade vivida por antepassados de comunidade rural do interior do Rio Grande do Norte. O livro foi publicado pela Editora Multifoco (Rio de Janeiro).

Segundo descreve o autor, o livro é uma criação formada a partir de fragmentos de imagens ou frases contidas na mente de uma criança, repassadas através dos tempos por pessoas que nascem com o dom da prosa. “As prosas nos alpendres das casas, nas reuniões com a família, acompanhadas de um bom café, histórias e estórias que falam da gente através de nossa gente”, conta Sidney, segundo o qual, essas prosas “fazem parte de uma teia que se interliga com outras que nos permeiam a vida e formam nossa cultura”.

As personagens - fictícias ou não - apresentadas no livro são extraídas da região Seridó, embora o Tropeiro Manelantônho, que centraliza o enredo, viaje através dos tempos, passando pelos sertões do Brasil e mundo afora, como nos Estados Unidos e Triângulo das Bermudas, acolhendo amigos e inimigos. Nesse contexto, trabalha secretamente para os aliados da Segunda Guerra Mundial e se torna fornecedor para os cangaceiros mais famosos da história do país, Lampião e Antônio Silvino. Sem contar que é amigo do jovem Frei Damião.

Como se observa, criatividade à solta em uma prosa misturada ao bel prazer de quem viveu essa realidade, na terra dessa localidade sertaneja, povoando o imaginário de personagens surreais. O Primo, Daneco e Lãmprio, são aventureiros e se metem em situações nada convencionais, como das aparições de objetos voadores não identificados e da Senhora Sant’Ana. E o Neto de Sant’Ana tem sua última tentação em terras seridoenses e ainda toca sanfona.

Um tesouro escondido em terra sertaneja

Ficção ou realidade, a verdade é que o escritor deixa suspenso um segredo a ser desvendado pelo leitor ou leitora: a botija da santa que está escondida em terras sertanejas de Caicó, “revelação proibida há séculos pela igreja”. Para o autor (foto), que nasceu numa metrópole (São Paulo-SP), em 1974, e se radicou em Caicó a partir dos 8 anos de idade, somente lendo o livro para saber aonde se encontra o tesouro de Sant’Ana. “Faça sua primeira viagem além da imaginação”, convida.

Ainda segundo Sidney Caicó, que estreia como escritor, o livro não é de auto ajuda, é construído de personagens com todas as suas peculiaridades e defeitos. “Esta é uma obra de ficção, com exclusividade da editora Multifoco, responsável pela publicação”, ressalta. Outra curiosidade que o leitor deve descobrir, segundo o autor, diz respeito a uma palavra bem comum dita em qualquer prosa, diálogo, embora não exista nas 180 páginas da obra.

Sidney Caicó tem formação em Filosofia, mas seu maior sonho era trilhar no mundo do jornalismo. Desejo que será concretizado, por sua recente aprovação no Enem de 2016 para o curso de Jornalismo da UERN, em Mossoró.

Para escrever o prefácio de O tesouro de Sant'Ana, o autor convidou o jornalista João Bosco de Araújo, também caicoense, que segundo Sidney, o inspirou para a criação da obra, incentivando-lhe a publicar o livro que durou cerca de dois anos para escrever.

Drama, misticismo, medo, paixões, botija, ouro, vaqueiros, ETs, tudo está na prosa de O tesouro de Sant’Ana. É fantástico, literalmente. Você vai ler!

Serviço
Livro: O tesouro de Sant’Ana
Autor: Sidney Caicó
Editora: Multifoco (Rio de Janeiro)
Como comprar: Livraria Santo Antônio (Caicó/RN), Restaurante Alvorada, BR 226, (Tangará/RN) e
na Loja online Multifoco, ou através do autor: sidneycaico2015@gmail.com

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários:

  1. Prezado Bosco: o comentário sobre o livro do seridoense está bom, claro, sem rebuscamentos eruditos, E me despertou a vontade de ler o livro completo.
    Anchieta Fernandes

    ResponderExcluir
  2. Caro Anchieta, fico grato por seu compartilhamento e o livro o próprio autor lhe enviará um exemplar. Aguarde!

    ResponderExcluir

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template