acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]


sábado, 27 de junho de 2026

Fotografias de aves do Seridó do RN compõem guia lançado por pesquisadores

 De Caicó para o mundo: guia publicado internacionalmente reúne mais de 230 fotos de aves do Seridó potiguar, confira matéria publicada no blog do jornalista Heitor Gregório

A biodiversidade do Seridó potiguar acaba de ganhar projeção internacional com o lançamento do guia ilustrado Aves do Município de Caicó, que reúne mais de 230 registros fotográficos de espécies encontradas na região. A publicação integra a série Field Guides do Field Museum, em Chicago, nos Estados Unidos.

O guia apresenta fotografias e informações taxonômicas das aves observadas no município, abrangendo espécies associadas a diferentes ambientes da região, como áreas de Caatinga, açudes, rios e zonas urbanas.

O trabalho foi desenvolvido em parceria entre pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (Funcitern) e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).

Entre as aves catalogadas estão espécies como o periquito-da-caatinga (Eupsittula cactorum), o picapauzinho-da-caatinga (Picumnus limae), o bacurauzinho-da-caatinga (Nyctidromus hirundinaceus), o cancão (Cyanocorax cyanopogon) e o currupião (Icterus jamacaii).

O levantamento também registra diversas espécies aquáticas encontradas em reservatórios e áreas úmidas da região, como garças, jaçanãs, galinha-d’água, marrecas e maçaricos, revelando a importância desses ambientes para a conservação da biodiversidade local.

Segundo o biólogo e pesquisador-bolsista do Idema/Funcitern, Alan de Araújo Roque, a publicação busca aproximar o público da riqueza natural existente na Caatinga e estimular ações de conservação. Ele é co-autor da obra junto com a geógrafa e professora da UFRN, Sandra Kelly de Araújo; e com o biólogo e ornitólogo Pedro Henrique Pierote de Sousa.

“O guia nasce como uma ferramenta de educação ambiental para aproximar a população da avifauna regional, incentivando o olhar atento para a natureza, a pesquisa científica e a proteção da biodiversidade da região do Seridó”, diz Alan.

Autora principal do guia, Sandra Kelly explica que os registros foram construídos ao longo de vários anos de observação em campo.

“A observação exige paciência, perseverança e certa regularidade. Há aves migratórias, por exemplo, que só podem ser registradas em determinadas épocas do ano, como o bem-te-vi-rajado e o maçarico-solitário. Já existem outras espécies menos frequentes, como a biguatinga”, explica.

Sandra também ressalta o papel dos guias de campo na popularização do conhecimento científico.

“Esses guias aproximam a população da biodiversidade. As pessoas passam a ter curiosidade sobre quais espécies ocorrem na região”, afirma.

Foto do cancão reproduzida da Internet e foto do papagaio por Sandra Kelly


©2026 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo- Twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_

Mostra Macambira e Mulungu LAB para oficinas de audiovisual

 As ações formativas acontecem na Cinemateca Potiguar e na Casa da Ribeira

Com foco no seu papel formativo, a Mostra Macambira, em parceria com Mulungu LAB, abre inscrições para duas oficinas gratuitas de audiovisual que serão realizadas presencialmente no mês de junho em Natal. Dentre as atividades ofertadas, será realizada, nos dias 27 e 28 de junho, a oficina Arquivos Alienígenas, facilitada pela realizadora, atriz e pesquisadora Noá Bonoba (CE). A oficina acontece das 9h às 12h, na Casa da Ribeira, e aborda como o cinema e a ficção científica moldaram a maneira como imaginamos o alienígena, ao mesmo tempo em que mergulha em filmes que desorganizam essa tradição. Ao todo, serão 20 vagas abertas ao público. 

A facilitadora Noá Bonoba trabalha ainda trechos do livro Despertar, de Octavia Butler, como material para pensar cosmologias que não exigem familiaridade nem assimilação. A ação integra a programação da Mostra Macambira, que acontece de 26 a 28 de junho e conta com exibições e debates de filmes realizados por mulheridades e pessoas dissidentes de gênero. 

Além disso, será realizada, entre os dias 22 e 25 de junho, na Cinemateca Potiguar, no IFRN, a oficina de Operação de Câmera exclusiva para pessoas trans autodeclaradas negras, indígenas e quilombolas. Serão oferecidas 15 vagas, e cada participante receberá uma bolsa de R$300,00.  

De caráter teórico e prático, a oficina será facilitada pela diretora de fotografia Thamise Cerqueira, que irá abordar as funções da equipe de câmera e suas responsabilidades, os principais equipamentos utilizados em um set profissional, além de realizar exercícios práticos, como montagem e testes de câmera.

As ações formativas da quarta edição da Macambira - Mostra de Cinema de Mulheridades e Dissidentes de Gênero são realizadas em parceria com o Mulungu LAB, o Cineclube Mulungu e o coletivo de cinema negro Mulungu Audiovisual, e têm o patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT- RN), do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e do Governo Federal através da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e apoio Cinemateca Potiguar | IFRN Campus Natal-Centro Histórico.

por assessoria de imprensa/imagem relacionada à divulgação

©2026 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo- Twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_

Uma parte das vendas da Padaria do Ben será passada para beneficiar o Hospital Infantil Varela Santiago

 Parceria entre a Nova Foods e a instituição centenária vai contribuir com a manutenção dos atendimentos realizados pelo SUS para crianças e adolescentes de todo o RN

O Hospital Infantil Varela Santiago passa a contar com um novo apoio para fortalecer sua missão de cuidar da saúde de crianças e adolescentes potiguares. Uma parceria firmada com a Nova Foods, empresa proprietária das marcas Padaria do Ben e Loucos Por Coxinha, destinará parte da receita obtida com a venda dos produtos da Padaria do Ben para a instituição filantrópica.

A iniciativa busca ampliar o apoio às atividades desenvolvidas pelo hospital, que há mais de 100 anos é referência em atendimento pediátrico no Rio Grande do Norte. Os recursos arrecadados por meio da parceria contribuirão para a manutenção dos serviços oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, o Hospital Infantil Varela Santiago realiza cerca de 15 mil procedimentos por mês e atende crianças e adolescentes de 0 a 14 anos de todas as regiões do estado. A instituição conta com ambulatórios, internação, centro cirúrgico, exames e uma ampla rede de assistência voltada aos pacientes e seus familiares.

Além de reforçar o compromisso social da iniciativa privada, a parceria evidencia a importância da mobilização de empresas em favor de instituições filantrópicas que desempenham papel fundamental na assistência à população. Para o hospital, ações como essa representam uma importante contribuição para a continuidade e o fortalecimento dos serviços prestados.

Segundo o CEO da Nova Foods, Pablo Farias, a iniciativa nasce do desejo de utilizar o alcance das marcas para gerar impacto positivo na sociedade. "O Hospital Infantil Varela Santiago realiza um trabalho admirável e essencial para milhares de famílias. Poder contribuir com essa missão por meio dos nossos produtos é uma forma de transformar o ato de consumir em uma corrente de solidariedade e apoio a quem mais precisa", destaca.

Para o superintendente do Hospital Infantil Varela Santiago, Dr. Paulo Xavier, a parceria demonstra como a união entre diferentes setores pode gerar benefícios concretos para a população. "Toda iniciativa que contribui para fortalecer o hospital tem um impacto direto no atendimento das crianças que dependem dos nossos serviços. Ficamos muito felizes em contar com parceiros que acreditam na nossa missão e ajudam a garantir a continuidade desse trabalho", afirma.

Prestes a completar 110 anos em 2027, o Hospital Infantil Varela Santiago segue ampliando parcerias e buscando novas formas de mobilizar a sociedade em torno da causa da saúde infantil, mantendo o compromisso de oferecer atendimento humanizado e de qualidade para milhares de crianças potiguares.

Por assessoria/imagem relacionada à divulgação

©2026 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo- Twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_

Janja cumpre agenda em Natal

 A primeira-dama Janja cumpriu agenda em Natal com foco em políticas públicas e mobilização social.

Na quinta-feira, 25, participou, na Arena das Dunas, de um encontro com mulheres do movimento Time de Lula sobre o enfrentamento à violência contra as mulheres. 

Já nesta sexta-feira, 26, o compromisso na UFRN, onde participou do evento Diálogos Federativos, iniciativa do Governo Federal voltada ao fortalecimento da parceria entre União, estados e municípios.

Da Coluna de Heitor Gregório no AGORA RN

imagem relacionada à publicação

©2026 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo- Twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_

Lançamento da Rede Nacional de Observatórios das Mulheres; Inscrições abertas

 Participe do lançamento em Brasília, no auditório da Enap, Inscrições:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeJ_y6_hOs7KnqBA9BgBtksoEpR69DL_RSaPTSpvIuJnD9XQA/viewform 

Nos dias 1º e 2 de julho de 2026, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília, recebe o Lançamento da Rede Nacional de Observatórios das Mulheres e o II Encontro Nacional de Observatórios das Mulheres.

A programação será um espaço de articulação, troca de experiências e construção coletiva entre observatórios, universidades, centros de pesquisa, instituições públicas e organizações da sociedade civil. O objetivo é fortalecer a produção, a integração e o uso de dados na formulação e no aprimoramento de políticas públicas voltadas às mulheres.

Confira a programação:

1º de julho — Lançamento da Rede Nacional de Observatórios das Mulheres

Atividade aberta ao público interessado.

2 de julho — II Encontro Nacional de Observatórios das Mulheres

Atividade destinada exclusivamente a profissionais que atuam em observatórios das mulheres ou em instituições que produzem estudos e monitoram dados relacionados às mulheres e à igualdade de gênero.

Local: Auditório da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília/DF.

Inscreva-se e participe:https://www.gov.br/mulheres/pt-br/observatorio-brasil-da-igualdade-de-genero/eventos/lancamento-rede-observatorios

por assessoria/imagem relacionada à divulgação

©2026 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo- Twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_

Alunos da rede pública de Natal participam de espetáculo sobre Luiz Gonzaga por meio do projeto Sinta o Som

O projeto “O Brasil de Luiz Gonzaga: Travessias e Sonhos” foi encenado no Teatro Sesc Sandoval Wanderley. O musical integra a Caravana Sinta o Som, que promove formação artística e cidadã para 500 crianças e jovens na capital potiguar.

A Caravana Sinta o Som chega pela primeira vez a Natal para promover a valorização da cultura brasileira e fortalecer o acesso à formação artística de crianças e jovens da rede pública de ensino. Por meio de experiências educativas e artísticas, o projeto amplia o contato dos estudantes com a música, estimula a criatividade, favorece o desenvolvimento humano e contribui para a formação de novos públicos para a cultura. 

A segunda edição do projeto, que oferece oficinas musicais para 500 estudantes e professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental na capital, terá sua culminância com a apresentação do  espetáculo “O Brasil de Luiz Gonzaga: Travessias e Sonhos”, dia 18 de junho, no Teatro Sesc Sandoval Wanderley, em dois horários: às 8h e às 10h.

O musical, uma extensão pedagógica do projeto, será conduzido por um repentista viajante do tempo que, para percorrer a trajetória do Rei do Baião, contará com a participação de um elenco especial: os estudantes das escolas municipais Professora Zeneide Igino e Professora Tereza Satsuqui Aoqui de Carvalho, que, desde março, recebem as ações formativas em sala de aula. 

Eles foram convidados a sentir o som de Luiz Gonzaga, nascido em Exu, no Sertão pernambucano; artista que ensinou o Brasil e o mundo a riqueza e a força de suas tradições nordestinas. Ao longo do musical, os alunos vão não só participar, mas celebrar as histórias e realizações de seu povo.

Com patrocínio da empresa ENGIE Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a iniciativa integra ação que passa por João Pessoa, Natal e Recife, totalizando cerca de 2 mil beneficiados pelo programa, entre estudantes e docentes. A ENGIE, umas das líderes em geração 100% renovável do país, atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas.

SOBRE O PROJETO 

Criado pelo Instituto Brasileiro de Música e Educação (IBME), o Sinta o Som tem o compromisso de ampliar o acesso à educação musical, promover a descentralização das políticas culturais concentradas nos grandes centros urbanos, estreitar laços com as redes municipais de ensino e proporcionar experiências artísticas para a comunidade escolar. Por meio de uma agenda permanente de concertos e atividades formativas, valoriza a diversidade e a riqueza dos repertórios da música brasileira, fortalecendo vínculos identitários e promovendo experiências artísticas significativas.

A programação desta segunda Caravana contempla atividades interativas de sensibilização musical e ações pedagógicas para alunos, como oficinas de musicalidade e confecção de instrumentos não convencionais. Também uma masterclass formativa, com o título “Caminhos de Escuta e Criação”, voltada a professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Partindo da premissa de que a música é uma poderosa ferramenta de formação humana integral, capaz de contribuir significativamente para o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e cultural de quaisquer populações, a caravana é um mergulho nos mais autênticos repertórios culturais e musicais brasileiros, para não deixar o futuro esquecer que um povo é feito daquilo que defende e celebra, conta e canta junto. 

por assessoria de imprensa/Imagem de arquivo 

relacionada à divulgação por Marlon Saint

©2026 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo- Twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_

 

sábado, 20 de junho de 2026

Arrasta Patu São João da Patuscada neste sábado (20) no Espaço Prainha da Via Costeira

 O mês de junho pede festa junina e claro que a Patuscada não poderia ficar de fora! 

Neste sábado (20), todos os caminhos levam ao espaço Prainha, na Via Costeira, para mais uma edição do Arrasta Patu. Unindo o som original de Mago de Tarso (PE), o carisma inconfundível de Leoa e o forró de Camila Melo, além da DJ Amelie Bracchi, o evento promete muito arrasta pé, com aquela mistura e energia que só a Patuscada tem!

Tudo isso em uma super estrutura com bares e praça de alimentação, pensando sempre no conforto para o público.

Para não perder nenhuma novidade sobre a festa, acompanhe o perfil @teia.lab no Instagram.

O Arrasta Patu tem realização da Teia Lab, com o patrocínio do Programa Câmara Cascudo, SECULT RN, Governo do estado do Rio Grande do Norte e Brahma, com o apoio da Unimed Natal.

SERVIÇO:

Arrasta Patu

Dia 20 de junho, a partir das 21h, no espaço Prainha – Via Costeira, Natal/RN

Ingressos: outgo.com

por assessoria/imagem relacionada à divulgação

©2026 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo- Twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_

Metrópole Parque supera em três vezes média nacional de empregos gerados por parques tecnológicos

 Ecossistema potiguar reúne mais de 200 empresas e impulsiona inovação no RN

Os ambientes tecnológicos brasileiros seguem ampliando sua presença no cenário nacional de inovação. Dados atualizados da plataforma InovaData mostram que o país conta atualmente com 76 parques tecnológicos em operação, responsáveis por cerca de 86 mil empregos e 3.800 empresas residentes. O levantamento também aponta outros 40 parques em implantação e 10 em fase de planejamento.

Com oito anos de operação, o principal polo de inovação do Rio Grande do Norte, o Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque), acompanha esse crescimento nacional ao reunir 205 empresas de tecnologia da informação associadas, que juntas geram cerca de 3.500 postos de trabalho. O desempenho coloca o Metrópole com uma média de empregos três vezes superior à observada entre os empreendimentos do setor no Brasil, atualmente estimada em aproximadamente 1.132 vagas por parque.

Além do destaque na geração de empregos, o parque potiguar também supera significativamente os índices nacionais no número de empresas vinculadas. Enquanto os parques tecnológicos brasileiros possuem, em média, cerca de 50 empresas, o ambiente de inovação do RN reúne praticamente quatro vezes esse quantitativo, reforçando sua relevância no cenário nacional.

Criado para fortalecer a conexão entre universidade, mercado e sociedade, o Metrópole Parque vem consolidando seu papel como um dos principais ambientes de inovação do Nordeste. A iniciativa conta com apoio da Prefeitura do Natal, Sebrae-RN, Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern) e outros atores do setor no estado. O objetivo é estimular a geração de empregos qualificados, o desenvolvimento de tecnologias e o fortalecimento da economia baseada em conhecimento.

De acordo com Rodrigo Romão, diretor do Metrópole Parque, os resultados demonstram o amadurecimento de um ambiente de inovação que vem sendo consolidado fora do eixo Sul-Sudeste do país. “Temos muita clareza sobre o nosso crescimento olhando para a nossa trajetória individual. Porém, ao ver nossos números frente à média nacional, francamente, me surpreendeu. Agora consigo entender melhor a reação de muitos gestores nacionais que se espantam, positivamente, com os resultados alcançados em apenas oito anos”, destaca Rodrigo Romão.

Programa de incubação

O Parque também atua diretamente no incentivo ao empreendedorismo inovador por meio do seu Programa de Incubação, que atualmente acompanha 48 startups, sendo 23 incubadas e 25 em pré-incubação. Recentemente, a incubadora conquistou a certificação Cerne 4, nível máximo do modelo desenvolvido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), que reconhece boas práticas de gestão voltadas ao desenvolvimento de negócios inovadores.

As empresas atendidas pelo programa desenvolvem soluções em áreas estratégicas como saúde, educação, biotecnologia, ciência de dados e e-commerce. Durante o período de incubação, os empreendimentos têm acesso a infraestrutura moderna, além de assessorias especializadas em gestão, direito, marketing, finanças e desenvolvimento humano e organizacional. O programa também oferece capacitações e oportunidades de networking que contribuem para acelerar o crescimento dos negócios.

Para Romão, os indicadores e reconhecimentos conquistados pelo Parque evidenciam a efetividade do modelo adotado no ambiente potiguar de inovação. “Isso reforça que estamos com um modelo de gestão acertado e na trajetória correta. Cabe-nos, agora, continuar trabalhando com o mesmo afinco para demarcar o RN como um território pujante em inovação”, conclui.

Contato para marcação de entrevistas: (84) 99909-7094 - Carol Reis

por assessoria de imprensa/imagem relacionada à divulgação

©2026 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo- Twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_

Encãotro de São João chega ao Praia Shopping neste sábado (20)

 Para celebrar uma das festas mais tradicionais do Nordeste, o Encãotro.RN realiza neste sábado (20), das 16h às 20h, no Praia Shopping, o Encãotro de São João – Arrasta Patinhas. Com uma programação temática inspirada nos festejos juninos, o evento reunirá pets, tutores, familiares e amigos em uma tarde de lazer, convivência e diversão, pensada especialmente para promover o bem-estar animal e fortalecer os vínculos entre as famílias multiespécies.

Será uma tarde repleta de atrações temáticas. Os participantes poderão desfilar com seus pets, fazer fotos com um casal de matutos quadrilheiros, conhecer novidades do mercado pet e participar das ações preparadas pelas marcas parceiras.

Nesta edição, acontecerá a eleição e posse do Reinado Junino Pet 2026/2027. Os quatro escolhidos no desfile formarão a corte oficial do Encãotro e receberão balaios juninos preparados pelos parceiros do evento.

Há uma década, o Encãotro.RN tornou-se referência no Rio Grande do Norte por promover experiências que unem entretenimento, informação, conscientização e convivência responsável. Ao longo de sua trajetória, o projeto consolidou-se como um espaço de encontro para famílias multiespécies, simpatizantes da causa animal e pessoas que buscam opções de lazer pet friendly na cidade.

O Encãotro de São João – Arrasta Patinhas tem o patrocínio do Praia Shopping e apoio da Vila Pet, Roval Pet, My Best Nanny - Hotel e Day Care Educativo, Penélope Pet Shop, e Zamô Restaurante Pet Friendly, Luxinhos de Pet, G.K. Pets e Meu Pet Feliz Petiscos.

SOBRE O ENCÃOTRO.RN

Há uma década transformando encontros em experiências memoráveis, o Encãotro.RN é reconhecido pelo compromisso com o bem-estar animal, pela inovação e pela criação de eventos que fortalecem os vínculos entre pessoas e seus animais de estimação.

O projeto tem como missão promover informação, conscientização e convivência responsável, contribuindo para a construção de uma sociedade mais empática, respeitosa e comprometida com a causa animal.

Seu principal objetivo é criar espaços seguros, inclusivos e acolhedores para a socialização de famílias multiespécies e simpatizantes da causa animal, sempre contando com o apoio de profissionais e empresas comprometidos com a guarda responsável e o respeito aos animais.

Além dos encontros temáticos realizados ao longo do ano, o projeto também idealizou iniciativas que se tornaram conhecidas do público potiguar, como o CinePet RN, o Cão Silvestre e o RN Pet Friendly.

A organização orienta que os pets participem utilizando guia e identificação. Também recomenda que os tutores levem água para hidratação e recolham eventuais dejetos de seus animais durante o evento, contribuindo para o conforto e a segurança de todos os participantes.

SERVIÇO

Encãotro de São João – Arrasta Patinhas

Data: 20 de junho de 2026

Horário: das 16h às 20h

Local: Praia Shopping - Natal/RN

Entrada gratuita

Mais informações: @encaotro.rn

Por assessoria de imprensa/imagem relacionada à divulgação

©2026 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo- Twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_

Feira Feminista da Economia Solidária acontece neste sábado (20) na Cidade Alta em Natal

 Mulheres de diferentes regiões do Rio Grande do Norte estarão reunidas em Natal no sábado dia 20 de junho para participar da Feira Feminista da Economia Solidária. O evento será realizado das 16h às 22h, no Espaço Cultural Ruy Pereira, na Cidade Alta, e tem como objetivo fortalecer a autonomia econômica das mulheres, ampliar oportunidades de comercialização e dar visibilidade aos empreendimentos da economia solidária.

A iniciativa é uma ação do Projeto Organização Produtiva, realizada pelo Centro Feminista 8 de Março (CF8), em parceria com o Grupo FEIRART Potiguar, com financiamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

A feira reunirá grupos produtivos, associações, artesãs, agricultoras familiares e empreendedoras da economia solidária provenientes de diferentes territórios do estado. Além de representantes de bairros de Natal, como Pajuçara, Potengi, Igapó, Lagoa Azul, Redinha, Cidade Nova, Mãe Luiza, Cidade da Esperança, Neópolis e Planalto, o evento contará com a participação de mulheres da região metropolitana de São Gonçalo do Amarante, Extremoz e Parnamirim, além de municípios mais distante, como Assú, Governador Dix-Sept Rosado, Mossoró, Apodi, Caraúbas, Caicó e Baraúna.

Entre os empreendimentos confirmados estão a Associação Nossa Senhora de Fátima, Associação Mulheres de Santa Catarina, ASCOBEM, CTCI, MOTIVART, Mulheres Criando Arte, Mulheres do Seridó, Associação Solidária Maria Rita, Associação Santa Bernarda, Associação São Judas Tadeu, Clube de Mães Lourdes Guilherme, Clube de Mães João Paulo II, Grupo Sementes da Terra, Grupo de Mulheres Unidas pela Fé, Grupo de Mulheres Juntas Seremos Mais Fortes, Grupo Terapia da Caatinga, Comissão de Mulheres de Caraúbas, Grupo de Mulheres da Feira da Diversidade do Seridó, Grupo de Mulheres Severina Rosa, Grupo de Mulheres Apicultoras de Tiradentes e Grupo de Mulheres Artesãs.

O público encontrará uma ampla diversidade de produtos produzidos por mulheres, incluindo artesanato, crochê, macramê, bordados, biojoias, semijoias, ecobags, bolsas, roupas bordadas, roupas juninas, bonecas de pano, peças de costura criativa, artigos religiosos, itens de decoração, artesanato confeccionado com materiais recicláveis, fibra de bananeira, juta e chita, além de sabão ecológico e outros produtos agroecológicos.

A feira também contará com produtos da agricultura familiar, como sementes crioulas, plantas ornamentais, plantas fitoterápicas, frutas, limão, feijão, mel, licor de mel, óleo de gergelim, pasta de amendoim, manteiga, queijos, ovos, lambedores, doces, bolos, biscoitos, bolachas de leite, comidas típicas e diversos outros alimentos produzidos por agricultoras e grupos de mulheres do interior potiguar.

Mais do que um espaço de comercialização, a Feira Feminista da Economia Solidária constitui um ambiente de fortalecimento das redes de mulheres, de valorização dos saberes tradicionais e de promoção de práticas econômicas baseadas na cooperação, na solidariedade e na sustentabilidade e bem viver. A Feira contribui para a geração de renda, a autonomia econômica das mulheres e o desenvolvimento local dos territórios onde os empreendimentos estão inseridos.

SERVIÇO

Feira Feminista da Economia Solidária

Dia 20 de junho, das 16h às 22h

Espaço Cultural Ruy Pereira

Avenida Princesa Isabel, nº 726, Cidade Alta, Natal/RN

Realização: Centro Feminista 8 de Março (CF8)

Parceria: FEIRART Potiguar

Financiamento: Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA)

Entrada: Gratuita

Informações para a imprensa: Adriana Vieira – 84 96638622

por assessoria/imagem relacionada à divulgação/Ellen Dias

©2026 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo- Twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_

Padre Patrick confirma apresentação em Natal e abre vendas para novo espetáculo

 Fenômeno das redes sociais e dos palcos, religioso traz à capital potiguar o espetáculo "Pecado É Não Rir" no dia 20 de novembro

Natal receberá, no dia 20 de novembro, o novo espetáculo do Padre Patrick, um dos maiores fenômenos da internet e dos palcos brasileiros. Os ingressos para a apresentação de "Pecado É Não Rir" já estão sendo vendidos no https://ingressodigital.com/evento/21032/padre-patrick-pecado-e-nao-rir. O show será realizado no auditório do Hotel Praiamar Arena e propõe uma combinação de humor, espiritualidade e reflexões sobre os sete pecados capitais.

Conhecido nacionalmente pela forma leve e descontraída com que aborda temas religiosos nas redes sociais, Padre Patrick chega à capital potiguar com um espetáculo que vai além da comédia. No palco, ele conduz uma narrativa envolvente que mistura situações do cotidiano, histórias bem-humoradas, personagens caricatos e mensagens que convidam o público à reflexão.

A apresentação tem como ponto de partida os sete pecados capitais - soberba, avareza, luxúria, inveja, gula, ira e preguiça. Cada tema é explorado a partir de dúvidas inusitadas, comportamentos comuns e experiências com as quais o público facilmente se identifica, criando uma conexão direta entre humor e realidade.

Ao longo do espetáculo, as gargalhadas dividem espaço com momentos de reflexão. Ao final de cada bloco, Padre Patrick apresenta passagens bíblicas e mensagens sobre os impactos de cada pecado na vida cotidiana. O contraste entre a leveza da comédia e a profundidade das reflexões é um dos diferenciais da montagem.

Com direção criativa e uma proposta que utiliza iluminação e trilha sonora para ampliar a experiência do público, "Pecado É Não Rir" convida os espectadores a uma jornada que começa no riso, passa pela consciência e termina em um convite à transformação pessoal.

Fenômeno nas redes sociais, Padre Patrick acumula milhões de seguidores e se tornou referência nacional ao unir fé, bom humor e mensagens positivas. O sucesso na internet se refletiu nos palcos, onde seus espetáculos têm atraído grandes públicos em diversas cidades brasileiras.

Serviço:

Padre Patrick - Pecado É Não Rir

Data: 20 de novembro de 2026

Local: Auditório do Hotel Praiamar Arena - Avenida Senador Salgado Filho, 1906, Lagoa Nova, Natal/RN

Início das vendas: quinta-feira, 11 de junho

Classificação: livre

Por assessoria/imagem relacionada à divulgação

©2026 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo- Twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_

CNJ determina que Tribunal de Justiça do RN marque sessão para eleger o juiz caicoense Henrique Baltazar como desembargador

 A novela envolvendo a posse do juiz como desembargador pelo critério de antiguidade se aproxima do fim

O cargo está vago desde outubro de 2025 e o Tribunal até então não concedeu a posse do magistrado. Em nota, o Pleno do TJ disse que “suspendeu o processo de acesso à vaga de desembargador em virtude do surgimento de fatos novos relacionados ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado pelo magistrado que concorre à vaga”.

O desembargador Saraiva Sobrinho apresentou fatos novos relacionados ao TAC de Henrique Baltazar, não revelados, tendo em vista que o processo corre em segredo de justiça. Isso ocorreu um dia antes da sessão marcada para analisar a promoção do juiz.

“O julgamento foi suspenso em restrito respeito ao devido processo legal, à ampla defesa e ao contraditório, para que os advogados de defesa do magistrado tomem conhecimento das informações novas que compõem o processo e possam se manifestar sobre elas”, disse o Tribunal.

“Eu quero registrar o meu voto fora de ordem no sentido de promover o juiz Henrique Baltazar”, disse o desembargador Cláudio Santos, de público, travando um embate no plenário.

Depois disso, o Conselho Nacional de Justiça determinou um prazo de 24 horas para a Corte da Justiça potiguar marcar a nova data da sessão que apreciará o nome de Dr. Henrique.

“Não se admite a perpetuação do atual quadro de indecisão e imprecisão impostos pelo TJRN”, disse a conselheira do CNJ, Jaceguara Dantas.

Titular da 12ª Vara Criminal de Natal, com foco em Execuções Penais, Henrique Baltazar possui 41 anos de magistratura. É professor no curso de direito em três Universidades do RN: UFRN, UERN e UNP.

A passagem como juiz na cidade de Caicó, sua terra natal, foi marcada por ética, discrição e respeito, predicados balizadores de sua atuação na magistratura.

imagem relacionada à publicação


©2026 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo- Twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_

quarta-feira, 17 de junho de 2026

'O delegado sou eu!'

 Por Emanoel Barreto*

Eu o vi certa vez: bêbado, mirrado, bracinho fino erguido e indicador apontado para o alto, caminhava bradando uma inútil advertência: "O delegado sou eu! O delegado sou eu!" Ninguém contestava, até porque nele ninguém prestava atenção a não ser eu, em minha ingênua curiosidade de menino de seis ou sete anos; não sei se perplexo ou estranhamente fascinado por aquela cena que oscilava entre o ridículo e o comovente eu acompanhava com o olhar aquele homem trôpego e malvestido. Isso aconteceu em algum instante dos anos 1960.

Da minha casa eu o via seguir ladeira abaixo. Ele passava na calçada do outro lado da rua e seus gestos hoje me lembram um Carlitos torto e anônimo, um brasileiro pobre que se dizia autoridade.

Bem que eu poderia tê-lo presenteado (meninos, se você não sabe, podem tudo) com uma linda viatura policial que naqueles tempos eram chamadas de "tintureiras", para ele fazer valer sua disposição de Quixote e prender todo mundo. A tintureira seria toda pintada em preto e branco e Delegado poderia cumprir mandados, fazer flagrantes, capturar os maus. 

E mais: eu poderia pedir ajuda aos meus amigos Zorro e Tonto, Billy the Kid, Kit Carson, Roy Rogers, o Fantasma, Búfalo Bill, Águia Negra, Falcão Negro, Daniel Boone, Dom Chicote, Cavaleiro Negro, Kid Colt e, claro, Jerônimo, Aninha e Moleque Saci. Se a coisa ficasse muito feia poderia chamar o Rei Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda, e mais: El Cid, o imperador Carlos Magno e os Doze Pares de França. Os mosqueteiros Athos, Porthos, Aramis e d'Artagnan também poderiam vir. Jamais me abandonariam.

Eles eram invencíveis, eram meus amigos e nunca se negariam a ajudar a mim e ao Delegado. Eu daria a ele um dos meus revólveres de plástico, quem sabe até mesmo um de metal, o mais bonito, o que disparava espoletas. 

Com essas armas eu mesmo prendi muitos bandidos que habitavam esconderijos imaginários somente conhecidos por mim. Eu tinha até uma estrela de xerife ganha numa promoção da Toddy, premiação chamada Patrulheiros Toddy. Eu era um Patrulheiro Toddy e bem poderia ter ajudado ao Delegado. Mas não fiz nada. Não chamei os caubóis, nem os grandes espadachins, não lhe dei a tintureira, não lhe dei meu revólver, não saí galopando a seu lado rua abaixo.  

Nada, nada, nada; somente o vi passar; tão desamparado, maltrapilho e tão bêbado, um pobre brasileiro e se perder na pesada ladeira.

E ele se dizia delegado. Ele só queria respeito. Porque tinha a autoridade de ser povo, pobre e cambaleante.

Após aquele dia nunca mais reencontrei o Delegado. 

E, acho, somente hoje descobri que ele também era meu amigo, e tão corajoso e firme como Jerônimo ou Zorro. 

Afinal, eu e o Delegado vivíamos em mundos próximos, universos imaginários, e queríamos ajudar, prendendo bandidos. Naquele tempo, além de querer prender bandidos, eu tinha outra paixão: queria ser arqueólogo, pensava em ir ao Egito e fazer grandes descobertas. 

Não fui. Fiquei aqui no Brasil vendo poderosos fazendo às vezes de faraó e ganhando muito dinheiro às custas da fé popular.

Hoje penso no meu amigo Delegado, reduzido a uma réstia de lembranças. 

E agora me vem, não sem um certo temor e uma fisgada de angústia: acho que quando ergo minha voz nestes textos de internet também estou descendo alguma ladeira e grito como o louco sublime: "O delegado sou eu! O delegado sou eu! 

O delegado sou eu!" 

Imagem reproduzida da Internet com efeito de IA

*Emanuel Barreto é jornalista, professor universitário, editor do Blog Coisas de Jornal

©2026 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo- Twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_

Postagens mais antigas Página inicial
Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template