acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 21 de março de 2020

Coronavírus – Brasil ameaça o Mundo ?

Por Sidney Caicó*

As primeiras medidas de prevenção contra o novo Coronavírus estão decretadas em muitos Estados e municípios da Federação do Brasil. A decretação de “Situação de Emergência” está oficialmente em vigor, contudo os brasileiros sentem dificuldades para cumprir as recomendações, principalmente quando precisam utilizar o transporte público.

A superlotação no transporte público não acontece de hoje, mas há décadas, tendo em vista o aumento de número de pessoas que precisam utilizar meios de transportes para percorrerem vários quilômetros até seus locais de trabalhos, hospitais e supermercados. A superlotação persiste tendo em vista que os Governos deixaram de modernizar e aumentar proporcionalmente suas frotas. Agora em 2020 é este um ponto crucial dos principais motivos da logística para fazer a devida prevenção contra o Coronavírus: precariedade do transporte público e consequentemente da mobilidade urbana.

A falta de uma cultura que mostre como o povo brasileiro tome atitudes que visem o bem de outrem também é um fator que pode ajudar a doença Covid 19 atingir o ápice do gráfico mais cedo. O povo brasileiro é um povo extrovertido e gosta de fazer tudo em tom de festas, por vezes perde o bom senso e deixa de compreender que o show precisa parar para a realidade tomar conta da vida.   

Agora é momento de refletirmos o que está acontecendo no mundo:

• Fronteiras estão fechadas nos países onde os índices de desenvolvimento humano são considerados os melhores em decorrência da presença do Coronavírus.
• A Igreja no Vaticano suspendeu suas Celebrações Eucarísticas em todo o mundo para evitar aglomerações de pessoas e desfazer ambientes propícios a proliferação do Coronavírus.
• O mercado financeiro internacional está em queda e pode provocar uma crise maior do que as que já aconteceram nos últimos dez anos e desde a “Quebra da Bolsa em 1929”. Para evitar outro acontecimento parecido os Países atingidos pelas consequências do novo Coronavírus estão protegendo suas economias injetando nas ruas pacotes econômicos com trilhões de dólares.
• As trocas de mercadorias e serviços são afetadas nos próximos 60 dias; o comércio precisa girar para manter a engrenagem funcionando. O Estado precisa das pessoas pagando impostos, pagar com uma mão e receber com a outra.
• O Brasil tem dimensão continental. É vizinho da maioria dos Países da América do Sul, isolado pelo mar com a Europa, mas aberto aos vizinhos por terra.
• Observe que o Brasil é visivelmente maior do que os Países da Europa juntos e que já foram afetados pela Covid 19 desde os primeiros momentos e que continuam com dificuldades para barrar a pandemia.
• Perceba que cada País do Continente Europeu é um Estado Governado por um Presidente, com recursos, verbas e autonomia, todos independentes, e por isso isolam o vírus com mais rapidez. Suas fronteiras são menores do que as do Brasil.

Podemos perguntar: Quantos estados brasileiros têm recursos próprios para combater o novo Coronavírus ? Quantos Países fazem e controlam suas fronteiras com o Brasil?

Pode o Brasil ter muito dinheiro em caixa, mas a lógica é que todos os Estados estejam sintonizados na mesma frequência. O problema a priori não é a falta de recursos econômicos, mas como os Governantes irão utilizar esses recursos e como os brasileiros irão se comportar nos próximos 60 dias diante das recomendações que precisam ser cumpridas para assim barrar o avanço do Coronavírus.

As pessoas precisam olhar para o próximo e pensar que podem salvar vidas, podem salvar as outras pessoas. Precisam acreditar que existe um mal, mesmo invisível, e que precisa ser combatido com atitudes que realizem o bem para com o próximo. Pessoas idosas e crianças podem sofrer muito em Países reconhecidos por suas desigualdades sociais.

O novo Coronavírus não se originou no Brasil, de quem é a culpa? Porém, o Brasil convive de forma pacífica e amistosa com seus vizinhos e com Países Europeus também, esses Países estão efetivando e aplicando suas medidas sanitárias. O Brasil, seu povo, precisa fazer o mesmo também e rápido, os próximos 60 dias são imprescindíveis para ações assertivas contra o vírus causador da Covid 19.

O mundo depende do posicionamento efetivo, concreto, de boa fé, dos brasileiros e das brasileiras diante dessa pandemia mundial. O Coronavírus deve ser combatido,  precisa ser controlado, e rápido.

Agindo assim, o mundo espera mais do que um ato de sobrevivência, precisa de um ato de humanidade e de amor para com o próximo.

*Sidney Caicó é autor do livro O tesouro de Sant’Ana

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template