acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 4 de abril de 2020

Coronavírus: As teses que podem definir o fim da guerra

Texto: Sidney Caicó*

Conheça as três teses principais que norteiam o combate ao Coronavírus no mundo, suas diretrizes gerais, cronogramas, consequências, objetivos com suas prioridades. Quais teses utilizam maiores recursos, o melhor gerenciamento de pessoas e logística? E quais teses consideram prioridades que podem salvar mais vidas ou que podem causar mais mortes?

O mês de abril de 2020 será decisivo para as maiores Nações das Américas do Sul e do Norte que mantiverem seus postos armados contra o Coronavírus de forma disciplinada e coordenada. Estados Unidos e Brasil estão chegando ao tempo mais complicado da guerra contra o Coronavírus. Com bases em históricos da China, Itália e Espanha, entre os 30 e 45 dias de lutas, a contar dos primeiros infectados, a mortandade tende a aumentar; principalmente quando atingi os primeiros mil casos confirmados. Importante dizer que o Brasil entrou mais cedo no combate, momento quando tomou medidas preventivas contra a doença: Isolamento Social e fechamento do Comércio.

A China, Itália, Espanha, alguns outros da Europa, já atingiram o seu ponto crítico sinalizando para o mundo o poder destrutivo do inimigo, mais de 50.000 mortes. Nestes os gráficos mostram que o ápice da Pandemia começa a mostrar sinais de estabilidade e com tendência à queda, o que explica que agora, após os 45 dias, desde o anuncio da Pandemia pela OMS, estão obtendo um maior domínio sobre o Coronavírus e melhor controle sobre a Covid 19. Mas, esse é um fator que se explica em parte, por causa da população que em função do medo de ser contagiada e vendo outras literalmente mortas, metralhadas nas ruas pela Covid 19, passam a cumprir de forma mais rigorosa as determinações das autoridades para permanência em suas casas exercendo a Medida de Isolamento Social.

Outro fator para que o gráfico possa declinar ainda mais e assim amenizar a gravidade da doença é factual, tendo em vista, estão sendo apresentados os resultados das batalhas em frontes localizados em territórios diferentes com o uso de medicamentos, fechando o cerco, os primeiros testes que podem diminuir o ritmo e assim parar o avança da Pandemia em quanto se constrói a arma letal que possa causar maiores danos ao inimigo: uma vacina, arma tão esperada pelas tropas. Estados Unidos e o Brasil investem na arma Hidroxicloroquina e Cloroquina e apostam para novembro estarem com a vacina; a Rússia diz que estará com a Vacina pronta em Junho de 2020. “A Coalizão para Inovações e Preparação para Epidemias (CEPI), organização sem fins lucrativos com sede em Oslo, na Noruega, aumentou sua ajuda em mais de 90 milhões de dólares para o desenvolvimento da vacina. Na Austrália, o Laboratório da Universidade de Queensland, possivelmente começará a testar sua vacina em seres humanos nos próximos meses” (El País).

Outros Países como Israel, Espanha, China, Alemanha, e até Cuba testam seus medicamentos e vacinas. Alguns desses Países testam até o Plasma do Sangue de pessoas curadas em outras não infectadas para desenvolver anticorpos; o Brasil já está realizando seus primeiros testes.

Pegando a história como exemplo, um Plano Ambicioso pode ser pactuado entre as Nações e por fim ao conflito, assim como aconteceu na Segunda Guerra Mundial .

O Plano Mês D pode ser alicerçado sobre dois pilares fundamentais: discurso e unidade. É Justo falar que existem esses dois fatores e bem mais importantes no calor da guerra que estão estabelecendo ações e resultados positivos. Os discursos eloquentes encontram a unidade para com força atacar o inimigo com custos menores e sem erros, tendo como objetivos priorizar a Vida e a Economia. Os Líderes das Nações e Estados têm o poder de decisão para alinharem os pensamentos, aliando o exército formado por Profissionais de Saúde, Agentes de Segurança e todos os demais Servidores Públicos e Colaboradores em todo o mundo. Um exército sem exército que exaustivamente mantêm a guarda levantada e não relaxam um só momento, e desta forma podem atravessar o grande deserto, juntos.

Para que vençam o Coronavírus é necessária a Criação da Coligação Internacional no Combate aos Vírus. O Coronavírus é capaz de destruir exércitos e parar o comércio, aniquilando a humanidade. São Vírus letais que podem através da transmissão comunitária atingir de um para três através de proporção geométrica; aumentando o número de mortes entre os mais vulneráveis e dessa forma atingindo toda a população mundial. Dependendo da forma como as Lideranças farão o Gerenciamento de Pessoas e contingenciamentos logísticos, muitos serão infectados e mortos. Os Principais Líderes das Nações do Mundo precisam nos próximos 15 dias elaborarem suas estratégias com base em teses bem fundamentadas para que consigam a vitória nesta guerra. O inimigo é bem astuto e camuflado e se aproveita das menores falhas e fraquezas das Nações, seja ela falha política ou econômica.

Diferente desses primeiros Países que já estão bem abalados, o Brasil, Estados Unidos ainda estão em situação de rever estratégias e rever o posicionamento das tropas em territórios e números, e juntos as demais Nações atacadas e Nações onde ainda não receberam o desembarque do Coronavírus precisam organizar suas forças para que após a primeira quinzena do Mês de Abril possam abordar o Coronavírus de surpresa e através de uma grande campanha mundial.      

Desta vez, ao contrário do desembarque na Normandia, considerado o Dia D que pôs fim a Segunda Guerra Mundial, as Nações aliadas deverão empregar as tropas com o menor número possível de combatentes para o Plano Internacional do Mês D.

O Plano Mês D será decisivo para barrar o avanço do Vírus, controlá-lo e manter o domínio dos territórios, reduzindo os números de mortes, evitando o colapso na Sistema de Saúde e na Economia de todos os Países.

ATUALMENTE EXISTEM TRÊS TESES PARA DETER O CORONAVÍRUS NO MUNDO:

Tese do Plano Mês D; Tese do Plano Estratégia Militar; e Tese do Plano Sistema de Saúde Pública.

1º) TESE DA ESTRATÉGIA “PLANO MÊS D” PARA DETER O CORONAVÍRUS

1 - O Coronavírus irá infectar de 50 até 70% da população mundial em 2020, são 160 dias desde sua chegada.  Em 2020 a Covid 19 pode matar cerca de 15 milhões de pessoas e continuando nos meses seguintes até 45 milhões em todo o mundo. Logo, o inevitável deve ser combatido GRADATIVAMENTE POR ETAPAS, tendo O TEMPO COMO ALIADO para manter o domínio do Coronavírus nos territórios e seu efetivo controle. As situações adversas que enfraquecerão o Sistema de Saúde e da Economia serão contornadas; com a estratégia:

A) Isolamento social para todos os habitantes dos Países que já estão com o Vírus em seus territórios; NOS PRIMEIROS 15 DIAS DO MÊS DE ABRIL DE 2020, dada prioridade para todos.
B) Vacinar contra gripe.
C) Os mais velhos são infectados gradativamente e os jovens com menor incidência depois.
D) Parar um dia, a cada 16 dias, mantendo todos na quarentena, para Desinfetar (assepsia) dos locais públicos por onde transitam o maior número de pessoas. Prioridade para os transportes públicos e locais públicos de grande circulação. Porém, desinfetar (assepsia) todos os dias locais por onde circulam o maior número de pessoas, sejam públicos ou privados.
E) Detectar os infectados e tratá-los antes do agravamento da infecção e mantê-lo sobre determinação de quarentena até o final do tratamento. Tudo Conforme a demanda, conforme necessário, conforme materiais disponíveis, até atingir o máximo da resistência da tendência de alta, depois observada a estabilidade dos números, aguardar a tendência de baixa e seu declínio.
F) Mais dinheiro injetado no mercado para socorrer a economia com a suspensão de cobranças de dívidas por 160 dias.
G) Fazer uso de transações comerciais através de moedas digitais, QR Code, cartões digitais, através de máquinas de cartões, para evitar a transmissão do Coronavírus através das cédulas; limitando por dia aos U$ 250 por pessoa (evitando o que aconteceu na China)
H) Após os 15 dias do início do Plano Mês D continuar com os protocolos e observações para que o isolamento social continue até completar 30 dias de observações e contínuo combate ao Coronavírus.
I) Iniciar o SISTEMA CICLO 1/3 (um terço), com 3 fases (três fases) de 15 (quinze) dias cada.
J) No mês de maio de 2020, após passar os 30 dias do início da ocupação com o Plano Mês D, implanta o Sistema Ciclo 1/3 (um terço).
L) Emprego da ESTRATÉGIA SISTEMA CICLO 1/3 - A cada 3 (três) pessoas 1 (uma) sai de casa para o trabalho e demais ficarão cumprindo o Isolamento Social em suas casas. A cada 3 (três) funcionários do Estado ou Empresa Privada, 2 (dois) ficam em casa e 1 (um) trabalha na 1ª fase estabelecida; e assim consecutivamente na 2ª e 3ª fases do Sistema Ciclo 1/3. A cada 15 (quinze) dias. Após o tempo decorrido de cada fase (1ª, 2ª e 3ª) permanecem no isolamento social as pessoas que não estão desenvolvendo suas funções presenciais para o Estado ou Empresas Privadas. Sendo assim, sai para trabalhar sempre, e penas, 1/3 (um terço) dos Servidores Públicos e Funcionários das empresas privadas; demais pessoas continuam no isolamento social em suas casas, assim acontecendo até a última e 3º fase.
M) Cronograma: O tempo estimado para o PROTOCOLO do PLANO MÊS D é de 30 dias (trinta dias) e o tempo estimado para o Protocolo do Sistema Ciclo 1/3 é de 48 dias.
N) Avaliar os resultados ao final de 30 dias do PLANO MÊS D, e fazer mesma avaliação ao final do emprego da Estratégia Sistema Ciclo 1/3 (um terço).

1.1 - Consequência do “Plano Mês D”: Com base em estratégias Humanitárias um  menor número de pessoas é empregado em um maior espaço de tempo possível e a contenção do Coronavírus em todos os territórios.  Observada a gravidade da enfermidade, superlotação dos hospitais, o caos no Sistema de Saúde, redução de impacto negativos no Sistema Econômico, maior tempo de isolamento social, menor número de infectados por transmissão comunitária, MENOR NÚMERO DE MORTOS.
1.2 – OBJETIVO “PLANO MÊS D” = PRIORIDADE: A VIDA; COM PLANO PARA MANTER ECONOMIA ATIVA.
A economia se mantém parcialmente sobre controle com a diminuição do BIP, baixas nos lucros por causa da instabilidade econômica, maior controle da volatilidade dos preços, com maior controle na demanda de bens e serviços produzidos no País.

2º) TESE DO “PLANO ESTRATÉGIA MILITAR” PARA DETER O CORONAVÍRUS

2) - O Coronavírus irá infectar de 50 até 70% da população mundial em 2020, são 160 dias, desde sua chegada.  Em 2020 a Covid 19 pode matar cerca de 15 milhões de pessoas e continuando nos meses seguintes até 45 milhões em todo o mundo. Logo, o inevitável deve ser combatido com a supressão do tempo em territórios pré-estabelecidos para ser o Coronavírus dominado e controlado; com a estratégia:
A)  Isolamento social para todos os habitantes dos Países que já estão com o Vírus em seus territórios; por faixa etária priorizando os grupos mais vulneráveis.
B) Vacinar contra gripe.
C) Os jovens serão infectados primeiro e os mais velhos depois.
D) Tratar os enfermos conforme a demanda, conforme necessário, conforme materiais disponíveis, até atingir o máximo da resistência de sua tendência de alta, depois observada a estabilidade dos números, aguardar a tendência de baixa e seu declínio.
E) Mais dinheiro injetado no mercado para socorrer a economia com a suspensão de cobranças de dívidas por 60 dias.
F) Com cronogramas pré-estabelecidos.

2.1 - Consequência do Plano Estratégia Militar: Com base na estratégia militar, um maior número de pessoas é empregado, com supressão do tempo e a contenção do Coronavírus em territórios pré-determinados. Observada a gravidade da enfermidade, superlotação dos hospitais, o caos no Sistema de Saúde, o caos no Sistema Econômico, menor tempo de isolamento social, maior número de infectados por transmissão coletiva, MAIOR NÚMERO DE MORTOS.

2.2 - OBJETIVO DO “PLANO ESTRATÉGIA MILITAR” = PRIORIDADE: A ECONOMIA.
A economia se mantém estável sem crescimento do BIP, baixas nos lucros, porém com maior estabilidade econômica, controle da volatilidade dos preços e na demanda de bens e serviços produzidos no País.

3º) TESE DO “PLANO SISTEMA DE SAÚDE PÚBLICA”

3) - O Coronavírus irá infectar de 50% até 70% da população mundial em 2020. Logo, o inevitável deve ser combatido utilizando mais ou menos tempo e em determinados territórios, sendo o Coronavírus dominado e controlado; com a estratégia:
A) Isolamento social para todos os habitantes dos Países que já estão com o Vírus em seus territórios; dada prioridade para todos.
B) Vacinação contra gripe.
C) Os mais velhos são infectados primeiro gradativamente e os jovens depois.
D) Detectar os infectados e tratá-los antes do agravamento da infecção. Conforme a demanda, conforme necessário, conforme materiais disponíveis, até atingir o máximo da resistência de sua tendência de alta, depois observada a estabilidade dos números, aguardar a tendência de baixa e seu declínio.
E) Mais dinheiro injetado no mercado para socorrer a economia com a suspensão de cobranças de dívidas por 60 dias.
F) Sem cronogramas pré-estabelecidos.

3.1 - Consequência do Plano Sistema de Saúde Pública:  Com base em estratégias Humanitárias, com o emprego de um maior número de pessoas em um espaço maior ou menor tempo possível, fazendo a contenção do Coronavírus em todos os territórios.  Observada a gravidade da enfermidade, superlotação dos hospitais, o caos no sistema de saúde, o caos no Sistema Econômico, maior tempo no isolamento social, menor número de infectados por transmissão comunitária, MENOR NÚMERO DE MORTOS.
OBJETIVO “PELO SISTEMA DE SAÚDE PÚBLICA” = PRIORIDADE: A VIDA.
A economia atinge o caos, baixas nos lucros por causa da instabilidade econômica, menor controle na volatilidade dos preços, menor controle na demanda de bens e serviços produzidos no País.

4 - Considerações finais
O isolamento social ainda é necessário para que nos próximos 15 ou 20 dias os hospitais possam receber gradativamente as pessoas contagiadas pelo Coronavírus e com quadros de saúde considerados mais graves.  A demanda precisa ser gradativa para evitar o sofrimento das pessoas que irão permanecer com seus entes queridos isolados nos hospitais, sem saber como estarão recebendo os cuidados médicos, sem saber se estão ocupando leitos dignos de amenizar o sofrimento causado pela Covid 19. Quanto mais pessoas nas ruas, mais pessoas serão infectadas e mais leitos serão necessários para acolhimento, assim o Sistema de Saúde Pública entra em colapso em poucos dias e a economia também.

Os Estados Unidos da América, País Capitalista, com a maior economia do mundo, injetou trilhões de dólares no mercado para controlar o Povo Americano no Isolamento Social. Fica claro que o cidadão americano ficará a maior parte do tempo cumprindo a Medida Preventiva no Isolamento Social, em suas casas. Os EUA estarão se preparando para maior batalha de suas vidas; estão preparados para uma guerra. Talvez nem a guerra do Vietnã, nem a Guerra do Golfo, podem ser comparadas com o por vir. Talvez possa ser algo apenas comparado com a Primeira e Segunda Guerra Mundial. A Pandemia causada pelo novo Coronavírus –SARS- CoV 2 – COVID 19, poderá causar a morte de muitos cientistas, pensadores, além da população em geral, pode levar os Estados Unidos e outras Nações ao caos.  Pode dizimar os exércitos, se não forem empregados da forma correta, com a utilização do menor número possível de pessoas, de forma gradativa, em fases pré-estabelecidas, observando um cronograma, pois deve ser considerado que muitos na linha de frente podem ser contagiados, muito antes do tempo ou da chegada da cura. Ainda são imensuráveis os prejuízos humanos e materiais. Não podemos subestimar a força do Vírus. Países como a Itália e Espanha subestimaram o Coronavírus e estão ainda pagando um grande preço.

É muito importante que nos próximos dias os Líderes de seus Países tenham um discurso eloquente e busque a unidade para o enfrentamento da Pandemia. O Plano adotado para manter as pessoas seguras, dominar e controlar o Coronavírus, os objetivos, suas prioridades devem estar alinhadas com os pensamentos de todos os envolvidos na travessia dessa crise humanitária, dessa que parece ser um grande deserto com apenas um oásis para suprir-se uma única vez e continuar a travessia. Precisa ter uma estratégia que tenha objetivos claros, observando o tempo, as dificuldades encontradas pelo caminho, a distância a percorrer, os meios empregados, o tamanho da caravana, até para pegar água no único poço disponível no oásis se faz necessário ter paciência para não pegar águas contaminadas. Agora é o momento certo para dar espaço para humildade, momento certo para orar a Deus, momento certo de perguntar aos mais experientes, que já cruzaram o deserto muitas vezes para saber a melhor rota e os perigos que podem ser evitados.

O mundo precisa de uma Coligação Internacional para vencer a guerra contra o Coronavírus, precisa de um plano, precisa de um DIA D.

O Brasil precisa de lideranças que façam uso da sabedoria, orientem os Governantes a entenderem a importância de antes Planejar a estratégia mais eficaz, com base em uma boa teoria. Os bons Governos têm sábios em suas cortes, os viajantes se valem deles pelos caminhos; ouvem como utilizar os recursos disponíveis no momento certo e sobre a importância de fazer uso da paciência.

*Texto pesquisado e produzido por Sidney Caicó
Coronavírus – Brasil ameaça o Mundo?
©2020 www.AssssoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template