acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

O fim dos orelhões e começo do trabalho de repórter de rua

A notícia de que os orelhões estão sendo retirados das ruas de todo país me fez voltar à época do início de trabalho como jornalista, essencialmente em reportagens de rua, na década dos anos 1980. Em uma ocasião, na Rádio Rural de Natal, recebi a pauta de fazer a cobertura de uma campanha de vacinação na capital de combate à poliomielite e me foi entregue um saco cheio de fichas telefônicas para proceder a transmissão de um aparelho de telefone Orelhão.  

E assim também foi em outra emissora, já em 1985, na Televisão Universitária - TVU, nas eleições de prefeito de Natal, quando fui escalado para reportagem de rua, e cobrir a votação no prédio da então ETFRN, hoje IFRN, diretamente de um orelhão instalado na subida da rampa para o primeiro pavimento.

Antes, no curso de comunicação em jornalismo, em uma aula de fotografia fui elogiado em uma prova realizada na rua por ter criado uma imagem do orelhão fora do gancho e o fio solto, pendurado e balançando.

São fatos que nos identificam neste momento de despedida dos orelhões que tanto contribuíram para a vida dos brasileiros, mesmo sem conexão do fio solto ao léu!

Imagem semelhante a foto do curso, porém retirada da internet por dreamstime.com

Saiba aqui sobre a retirada definitiva pela Anatel de telefones públicos em janeiro deste ano, após o fim das concessões de telefonia fixa e que apenas cidades sem outra opção de comunicação manterão o serviço até 2028.

©2026 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo -  X/twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_

Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template