acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]


terça-feira, 18 de novembro de 2025

Festival Cine Terreiro retorna ao RN e inicia programação pelas regiões Oeste e Seridó

 O Projeto CINE TERREIRO tem por missão a preservação da memória e identidade das culturas de matriz indígena e afrobrasileira. Em sua 5ª Edição, o Festival Cine Terreiro tem a honra de retornar ao Rio Grande do Norte, seu lugar de origem.

Em profunda reverência, o Festival homenageia nesta edição a Cacica Francisca Tapuia Tarairiú, por sua notável liderança na luta e resistência em defesa dos Povos Originários.

Abrindo os trabalhos do Festival, a circulação inicia em Mossoró, no dia 20 de novembro, em meio às festividades do Dia da Consciência Negra, dia força e resistência.

As atividades acontecerão na praça do Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, com a exibição de seis filmes da Mostra Grão, uma das mostras principais do Festival, de caráter competitivo e  direcionada a realizadores iniciantes ou em formação.

No dia 21 de novembro o Festival chega a Jardim do Seridó, com uma programação integrada ao Festival Sankofa. As atividades incluirão, além da Mostra Grão, a  Mostra Potiguara, uma mostra especial do Festival, com caráter competitivo e direcionada para filmes produzidos no Rio Grande do Norte, finalizados a partir de 2022. 

O CINE TERREIRO 2025, em sua nova edição, é um encontro de esforços de realizadores do Rio Grande do Norte, tendo a produção de Ori Audiovisual, Cruzeiro Filmes, Bobox Produções, contando com apoio de Tets Studio. A edição deste ano do Festival CINE TERREIRO foi contemplada na Lei Paulo Gustavo, através de edital do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretária Extraordinária de Cultura e da Fundação José Augusto, com recursos do Ministério da Cultura e Governo Federal.

PROGRAMAÇÃO:

Mossoró/RN - 20/11 (quinta-feira) – Dia da Consciência Negra

Local: Praça do Teatro Municipal Dix-Huit Rosado

Horário: 19h às 20h30

-  MOSTRA GRÃO:

1- Kutala - Herdeiros ancestrais, de Fabio Martins, 6 min. (MG) - 2025

2- Comadres,  de Cristina dos Santos  e Juliana Gomes, 11 min. (ES) - 2025  

3- Mukondo, da vida após a morte, Maria de Silú, de Fernanda Souza, 

4- Mopái Pjuta Ãkakje'y – a roça e os alimentos,  de Kamtinuwy Myky, Kojayru Myky, Mãnynu Myky, Njãkyru Myky, Takarauku Myky, Tipuu Myky, 18 min. (MT) - 2024  

5- Encantarias, de Lucas Fabrício, 21 min. (MG) - 2025

6- Atako - Koodu,  de Rafael Costa e Guilherme Cavalcante, 8 min. (PE) - 2024  

JARDIM DO SERIDÓ - 21/11 (sexta-feira)  

Local: Adro da Casa de Cultura Popular, em frente a Irmandade dos Negros do Rosário

Horário: 19h às 21h30

 - MOSTRA POTIGUARA

1- Pupá, de Osani, 14 min. (RN) - 2024

2- Iyá Luciene, Nascida do Fogo,  de Auana Câmara, 16 min. (RN) - 2025  

3- Corraveara, de Julhin de Tia Lica, 11 min. (RN) - 2024

4- Nhe'engara Potiguara Katu, de Anderson Figueredo, 15 min. (RN) - 2025 

5- Consciências Vividas,  de Cadu Araujo, 3 min. (RN) - 2025  

6- Pemba,  de Lourival Andrade, 15 min. (RN) - 2025  

-  MOSTRA GRÃO

1- Kutala - Herdeiros ancestrais, de Fabio Martins, 6 min. (MG) - 2025

2- Comadres,  de Cristina dos Santos  e Juliana Gomes, 11 min. (ES) - 2025  

3- Mukondo, da vida após a morte, Maria de Silú, de Fernanda Souza, 

4- Mopái Pjuta Ãkakje'y – a roça e os alimentos,  de Kamtinuwy Myky, Kojayru Myky, Mãnynu Myky, Njãkyru Myky, Njãwayru Myky, Takarauku Myky, Tipuu Myky, 18 min. (MT) - 2024  

5- Encantarias, de Lucas Fabrício, 21 min. (MG) - 2025

6- Atako - Koodu,  de Rafael Costa e Guilherme Cavalcante, 8 min. (PE) - 2024  

Mais informações: www.cineterreiro.com.br

@cineterreiro

Por assessoria de imprensa

Imagem relacionada à divulgação

©2025 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo -  X/twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_

Empresas de TI oferecem 28 vagas de estágio e emprego; confira

 Vagas estão disponíveis no Jerimum Jobs, plataforma de empregos do Metrópole Parque. Contato para marcação de entrevistas: (84) 99909-7094 (Carol Reis)

A plataforma de empregos do Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque), Jerimum Jobs, está com 28 vagas de trabalho e estágio abertas em empresas ligadas ao seu ecossistema. Consolidado como o principal canal de aproximação entre talentos e negócios do ecossistema tecnológico potiguar, a ferramenta reúne atualmente oportunidades em 16 organizações.

Entre elas está a Hubbi, do setor de autopeças. A startup, vinculada ao programa de incubação do Parque, oferece três vagas de trabalho e uma de estágio, todas em formato remoto. As posições são para vendedor de software, desenvolvedor e estagiário de Dados (Python).

Também há oportunidades para analista de DevOps, atendimento ao cliente, consultor de negócios e vendedor, disponibilizadas por empresas como Venx, Collect Aba e Faceponto. Com salários que chegam a R$ 2,5 mil, algumas vagas contam ainda com benefícios como vale-alimentação, assistência médica e Wellhub (Gympass).

Mais informações sobre todas as oportunidades podem ser conferidas no portal jerimumjobs.imd.ufrn.br, onde estão detalhados os pré-requisitos, formas de contato, etapas seletivas e links para inscrição.

JERIMUM JOBS

Criado em 2018, o portal de empregos do Metrópole Parque foi relançado em novembro, durante o GO!RN 2025. A plataforma ganhou um design renovado e uma navegação ainda mais intuitiva, tornando a experiência de busca por empregos e talentos mais eficiente e estimulando a geração de oportunidades e o desenvolvimento de carreiras no ecossistema tecnológico potiguar.

Hoje, o portal reúne mais de 6 mil pessoas cadastradas, cerca de 200 empresas ativas e já registrou mais de 1.400 vagas publicadas. Apenas em 2024, o site ultrapassou a marca de 1,2 milhão de visitas, refletindo o crescente interesse do público e das organizações pelo ecossistema de inovação do Metrópole Parque.

Contato para marcação de entrevistas: (84) 99909-7094 - Carol Reis

Assessoria de Comunicação do Metrópole Parque (IMD/UFRN).

Imagem relacionada à divulgação

©2025 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo -  X/twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_

Organização comemora sucesso do 5º Festival de Samba Ribeira Boêmia realizado na Arena das Dunas

 Com grandes números, 5º Festival de Samba Ribeira Boêmia movimentou a Arena das Dunas e a economia criativa potiguar

Sucesso de público e crítica, a 5ª edição do Festival de Samba Ribeira Boêmia, movimentou a Casa de Apostas Arena das Dunas no último sábado (15). Com o gramado repleto de fãs encantados pelos sete shows, o evento ratificou a relevância no calendário cultural potiguar também graças à organização, pontualidade e boas práticas adotadas.

Foram 11h ininterruptas do melhor do samba, com atrações nacionais como Paulinho da Viola, Grupo Fundo de Quintal, Xande de Pilares, Tiee e as participações de João Cavalcanti, Juliana Linhares, Helton Souza e Beatriz Rabello. As pratas da casa também estavam bem representadas pelo Samba Dobrado – com Dani Cruz e Daniela Fernandes, Quarteto Linha e os anfitriões da Roda de Samba Ribeira Boêmia.

O público de mais de 10 mil pessoas foi recebido com todo o conforto merecido, por uma equipe de mais de 1.300 profissionais, entre produção local e nacional, fornecedores e serviços. O evento contou com tradução em libras, mídia acessível, equipe de acolhimento, com psicólogos (incluindo um psicólogo bilíngue PCD – libras). Ao todo, foram mais de 100 atendimentos entre escuta ativa, técnicas de ancoragem, estabilização e encaminhamentos a profissionais especializados.

Na questão de práticas e critérios de ESG, o Festival Ribeira Boêmia contou, mais um ano, com a coordenação da Revê ESG, responsável por toda a coleta e separação de resíduos. Os 12 cooperados garantiram a destinação ambientalmente correta de 1 tonelada de material descartado e geraram renda para as famílias que vivem da venda de material reciclável.

E em mídia e comunicação digital, foram mais de 3 milhões de visualizações nas redes sociais do evento e aproximadamente 50 mil interações positivas, de um público que viveu além de uma noite de samba, uma verdadeira experiência de excelência.

A RB Produções já se prepara para 2026. Que venha a 6ª edição do Festival de Samba Ribeira Boêmia!

Luciana Oliveira/Assessora de Imprensa

luciana@sollarcomunicacao.com.br

Imagens relacionadas à divulgação/Luana Tayze


©2025 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo -  X/twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_

segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Foto-memória: Visita do ex-senador Carlos Alberto ao jornalista Paulo Tarcísio


 Uma foto histórica recebida por Assessorn.com por ocasião da visita do ex-senador Carlos Alberto de Sousa ao jornal "O Grande Natal", com o editor-diretor, o jornalista Paulo Tarcísio Cavalcanti e, ao lado, o radialista-jornalista, advogado Revil Alves, cuja legenda retrata o momento após uma entrevista do deputado ao repórter Mário César, da Rádio Poti de Natal. 

O crédito da foto é de Canindé Chagas  (já falecido), tem data da década dos anos noventa, época do último mandato do deputado Carlos Alberto (1995/1998), que faleceu no encerramento do ano. Carlos Alberto ainda exerceu outros mandatos de deputado federal e foi Senador da República (1983/1991), tendo iniciado sua carreira política como vereador de Natal e deputado estadual nos anos 1970.


©2025 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo -  X/twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_

domingo, 16 de novembro de 2025

UM TRIBUTO MAIS DO QUE JUSTO II

  Por Fernando Luiz*

Na quinta-feira passada, o Teatro Alberto Maranhão foi palco do Show Várias Vozes, Um Só Canto, um projeto que se realizou pela décima segunda vez, no dia em que Tico da Costa completaria mais um aniversário. O show, que se realiza anualmente, é produzido por Sara Fracchia, a viúva de Tico e tem como objetivo preservar a memória musical do mais internacional dos artistas potiguares.

Antes da apresentação dos artistas foi exibido um vídeo onde Sara mostrou um memorial com o acervo cultural do artista, com fotos, recortes de jornais de vários países, alguns objetos pessoais, LP’s, partituras, dezenas de fitas cassetes e vídeos, entre outras coisas.

Eu tive a honra de participar do show ao lado de Cida Lobo, Valéria Oliveira, Nara Costa, Iris Lima, João Batista e Zeca Brasil. A direção musical do espetáculo foi de Eduardo Tawfic.

A banda de apoio era formada por Jubileu filho (viola e violão), Mônica Michelle (baixo elétrico), Jotapê (flauta, sax e clarinete), Silvinha Calixto (bateria), Ramon Gabriel, (percussão), um quarteto de cordas formado por Malu Sabar e Mariana Holschuh (violinos), Isabel Brasiliano (viola), Diego Paixão (violoncelo) e o backing vocal com Beth Milanez, Jacy Lobo e Marco Rodrigues. Teve ainda a participação de dois músicos, convidados especiais: Bruno Cirino (sanfona) e Gilberto Cabral (trombone).

A plateia do show era formada por convidados: pessoas que conheciam a obra de Tico, representantes de ONG’s e de projetos sociais, professores universitários, artistas, além de professores e alunos de cinco escolas públicas de duas cidades da Grande Natal: de Parnamirim as escolas Luiz Maranhão e Professora Jacira Medeiros de Souza Silva Lima.  De São Gonçalo do Amarante, as escolas Roberto Bezerra Freire, Luiz de França Lima e Maria Rufina de Lima.

Diante de um teatro lotado, cada participante interpretou duas canções de Tico. Eu cantei Menina de Feira e Vermes do Chão. As duas canções tinham um profundo conteúdo social, mas Vermes do Chão quase me levou às lágrimas...

Participar do show Várias Vozes, Um Só Canto, foi pra mim (e com certeza para todos os músicos e cantores) um momento inesquecível.

Instagram: @fernandoluizcantor

*Fernando Luiz: Cantor, compositor, escritor e produtor cultural. Formado em Gestão Pública, apresenta o programa Talento Potiguar, aos sábados, às 8h30 na TV Ponta Negra, afiliada do SBT no RN.

©2025 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo -  X/twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_

sábado, 15 de novembro de 2025

Série Tio Antenor-3: Titenor, o meu Tio pé de valsa!

 Por João Bosco de Araújo*

Jornalista ▶ boscoaraujo@assessorn.com

Sempre que vejo uma pessoa dançando bem, com estilo e elegância, lembro do meu Tio Antenor Tavares, irmão de minha mãe Alzira. “Titenor”  (era assim que os sobrinhos o chamavam em Caicó) viveu o auge dos anos cinqüenta no esplendor de sua juventude, promovendo festas e arranjando amigos por onde chegava. Rapaz pobre, com prestígio na sociedade local - meu avô Severino Tavares, pioneiro na região na arte de fazer chapéu de couro, migrado de São Mamede na Paraíba, educou os quatro filhos nos melhores colégios da cidade - , logo percebeu seu carisma em fazer novas amizades no ceio das melhores famílias, tanto que o seu talento o fez dirigente de clube social, criando e inaugurando festas, como o Baile das Debutantes.

Ainda em sua juventude criou blocos carnavalescos, escolas de samba, ao lado de Chico Pindoba, Chiquinho Avelino, sendo parceiro de Mané de Neném na alegria de autênticos foliões dos Carnavais de Ouro dos anos das décadas cinqüenta e sessenta. Nos anos seguintes, já nos salões paulistas, onde foi tentar uma vida melhor, dançou em clubes do Parque São Jorge (Clube Corinthians), Casa Verde, Bom Retiro, quando conheceu a neta de italianos e espanhóis, tornando-se sua esposa que lhe presenteou com dois filhos.

Mas nem por isso esqueceu sua terra Caicó. Foi assim desde o primeiro Baile dos Coroas, em que o amigo-anfitrião Darci Fonseca lançava a festa glamourosa em 1974, ainda hoje uma tradição que orgulha a sociedade caicoense. Já morando em Natal, nos anos oitenta, continuou freqüentando a Festa de Sant’Ana e como não poderia deixar de ser, o Baile dos Coroas. Ao ritmo de boleros, mambos e tangos, abrilhantava a mesa dos amigos, ao som contagiante da orquestra que emociona e faz sonhar.

Ainda hoje, os amigos José Nilson de Barros, Doutor Chiquinho (Francisco de Assis Medeiros), Alcimar de Ameida, Murilo de Brito, apenas para citar esses, pois são muitos, lamentam sua ausência na festa nesses quase dez anos e não cansam de pedir para que ele volte a participar do baile! Comerciante empreendedor, não soube enfrentar os passos do então novo programa econômico do país, o Real, escorregando e pagando alto o preço da queda.

No último dia 15 de novembro, Dia da República e de seu aniversário, Titenor completou 71 anos de idade. Sua irreverência não envelhece, nem sua vontade de viver.

Dia desses, em uma solenidade na capital, estavam João Bôsco Costa e o irmão Dadá, que ao cumprimentá-los, acrescentei: sou sobrinho de Antenor. Logo o prefeito retrucou, apontando para o irmão deputado, “meu Deus! Antenor, o pé de valsa?"É, sim, respondi, Titenor, o meu tio pé de valsa!

*Nota do autor: Esse texto foi publicado inicialmente em  janeiro de 2004 no Jornal Zona Sul, da capital, e posteriormente no Diário de Natal/DN Seridó, em agosto de 2008, e postagens de assessorn.com/. 


- Também uma HOMENAGEM a ele, Antenor Tavares de Araújo, hoje na data de seu aniversário, 15 de novembro de 1932, e nos deixou em 2020 (confira)

Imagem capa meramente ilustrativa/reproduzida da Internet e foto ao lado exclusiva arquivo familiar

- Leia também da "Série Tio Antenor:

▶ 1:"Os livros do meu Tio Antenor, cheios de boas vontades!"

▶ 2:”Desfile Garota Bangu, numa noite quente dos anos 1950”

©2025 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo -  X/twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_

5ª Edição do Festival de Samba Ribeira Boêmia traz grandes atrações para a Arena das Dunas neste sábado (15)

 Além dos anfitriões da Roda de Samba Ribeira Boêmia, a programação contará com atrações de peso como Paulinho da Viola, Xande de Pilares, Tiee, o talento das cantoras potiguares Dani Cruz e Daniela Fernandes, o grupo Quarteto Linha, e mais

Com a assinatura e organização do renomado Projeto Cultural Ribeira Boêmia, reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial do Rio Grande do Norte, a 5ª edição do Festival de Samba Ribeira Boêmia chega, mais uma vez, ao gramado da Arena das Dunas, no dia 15 de novembro, com o padrão de excelência já reconhecido pelo público e com o patrocínio master da Claro.

Como patrocinadora do evento, a marca dará nome ao palco principal do evento. E para ampliar ainda a sua conexão com o público do festival, a operadora oferecerá ativações exclusivas: uma área de descompressão com um árvore sustentável de energia solar para recarga de celulares e puffs personalizados, para oferecer conforto e praticidade ao público, e um espaço para criação de vídeos em slow motion (efeito de câmera lenta) para o público interagir e compartilhar o resultadado da sua criatividade com os amigos e nas redes sociais. E, na aquisição do ingresso para o festival, cliente Claro tem 40% de desconto.

"É com grande entusiasmo que a Claro assume, pela primeira vez, o patrocínio master do Festival de Samba Ribeira Boêmia. Nossa conexão com a cultura e os eventos regionais é um pilar estratégico: assim como a música conecta pessoas, a Claro tem a missão de conectar para uma vida mais divertida e produtiva, com experiências únicas e a melhor tecnologia. Apoiar um evento tão significativo na Arena das Dunas reforça nosso compromisso de valorizar as tradições locais e de garantir que o público possa compartilhar cada momento de alegria e samba, com a qualidade da nossa rede”, afirma o diretor regional da Claro, André Peixoto.

O Festival promete proporcionar aos amantes da música uma experiência cultural única, reunindo um elenco de estrelas que representam o melhor do samba brasileiro, combinando tradição e contemporaneidade. Além dos anfitriões da Roda de Samba Ribeira Boêmia - que receberão convidados especiais, como Juliana Linhares, Helton Souza e João Cavalcanti - a programação contará com atrações de peso: Paulinho da Viola - um dos maiores nomes do samba brasileiro, Xande de Pilares- a voz que embala gerações com sambas marcantes como “Tá Escrito”, “Gratidão” e “Deixa Acontecer"; a tradição do Grupo Fundo de Quintal; Tiee - a voz que embala multidões com "Modo Avião" e tantos outros sucessos; Samba Dobrado - que reúne o talento das cantoras potiguares Dani Cruz e Daniela Fernandes; e o grupo Quarteto Linha - que tem uma rica história no samba potiguar,

Serão mais de 10 horas ininterruptas de pura magia musical, em dois ambientes, pensados especialmente no conforto dos amantes do samba:

ÁREA PISTA: Para quem quer estar no centro da festa, sentir a energia do samba de pertinho e viver intensamente cada batida. Aqui você fica mais próximo dos artistas, sente o calor da multidão e se entrega completamente ao ritmo.

ÁREA LOUNGE: Para quem busca uma experiência elevada, com conforto superior e exclusividade. Este espaço diferenciado oferece área privilegiada, com visão panorâmica de todo o evento; ambiente mais espaçoso e sofisticado para circular; acesso livre ao gramado quando desejar e posição estratégica para apreciar os shows com mais tranquilidade.

Para ficar por dentro de todas as novidades e não perder nenhum detalhe do Festival, siga @ribeiraboemia no Instagram.

A 5ª Edição do Festival de Samba Ribeira Boêmia tem realização da RB Produções, com patrocínio master da Claro e patrocínio Lei Câmara Cascudo, Fundação José Augusto,  Governo do estado do Rio Grande do Norte, Riograndense Distribuidora, Miranda, Interjato, Emprotur,  Unimed Natal, Uniclube, Pet Mais Saúde e Amstel Brasil.

SERVIÇO

5º Festival de Samba Ribeira Boêmia

Dia 15 de novembro, a partir das 16h, na Casa de Aposta Arena das Dunas

Vendas: https://shotgun.live/en/festivals/festival-de-samba-ribeira-boemia

Vendas físicas: Multicoisas (Midway Mall) ou Sem Etiqueta (Portugal Center)

Vendas pelo WhatsApp: 84 99677-3543

Mais informações: @ribeiraboemia

Por assessoria de imprensa/imagem relacionada à divulgação


©2025 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo -  X/twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_

São Miguel no Alto Oeste ganha unidade de atendimento de microfinanças

 Banco do Nordeste inaugura a unidade do Agroamigo e Loja Crediamigo em prédio no centro da cidade serrana que vão atender clientes urbanos e rurais de cinco municípios do Alto Oeste Potiguar

A cidade de São Miguel, no Alto Oeste potiguar, ganhou uma nova unidade de atendimento das linhas de microfinanças do Banco do Nordeste. O Agroamigo, que atende à agricultura familiar, e o Crediamigo, para os empreendedores urbanos, dividem as modernas instalações de um prédio no centro da cidade. A inauguração foi realizada na manhã desta sexta-feira, com a presença de autoridades, parceiros institucionais e clientes.

Além de São Miguel, a unidade do Agroamigo e a loja Crediamigo atendem mais quatro municípios da região serrana: Cel. João Pessoa, Encanto, Dr. Severiano e Venha Ver. A inauguração do espaço faz parte do plano de expansão da instituição de desenvolvimento regional no atendimento ao pequeno empreendedorismo, predominante no interior do estado.

Os dois programas não concedem apenas o crédito, oferecem orientação financeira com agentes que visitam os empreendedores no campo e na cidade, num suporte direto que ajuda na aplicação correta dos recursos e a garantia do sucesso nas atividades exploradas. Todos os empréstimos, em condições justas de prazo e juros, são feitos de forma eletrônica por meio de aplicativos no próprio celular do cliente.

O gerente do Escritório da Superintendência do BNB no Rio Grande do Norte, Sartre Praxedes, destacou na inauguração a importância do apoio ao primeiro negócio. “O Banco do Nordeste empresta para os grandes, os médios e os pequenos negócios. E nós sabemos quanto o microcrédito pode mudar a vida das pessoas. Ouvimos, aqui, estórias de sonhos realizados e queremos que esses empreendimentos cresçam, garantam o sustento das famílias e gerem empregos”, pontuou.

Com IMPRENSA Banco do Nordeste/(84) 3220-5800 / (85) 9 9965-0339

Imagem relacionada à divulgação

©2025 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo -  X/twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_

Instituto Metrópole Digital forma 144 idosos em cursos de inclusão digital

 Projeto já formou cerca de 1,3 mil e inscrições para próxima turma acontecerá em meados de março de 2026

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) concluiu, neste semestre, a formação de 144 idosos em cursos voltados à inclusão digital, por meio do Projeto de Extensão Inclusão Digital para Idosos (ProEIDI). Desde sua criação, em 2018, a iniciativa já formou cerca de 1,3 mil participantes em todo o estado, já sendo inclusive referência nacional na área e inspirando a criação de um programa de incentivo à inclusão digital para idosos no Brasil, por meio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Neste semestre, o projeto ofereceu cinco cursos — Smartphone Básico, Smartphone Avançado, Computador, Pensamento Computacional e Inteligência Artificial — distribuídos em dez turmas. As atividades têm como objetivo promover a autonomia e a inclusão digital entre pessoas idosas, aproximando esse público do uso prático de tecnologias cotidianas e de ferramentas mais avançadas de raciocínio lógico e programação.

Segundo Isabel Dillmann Nunes, professora do IMD coordenadora do ProEIDI, o projeto promove um ambiente de troca intergeracional entre alunos e monitores.

“O ProEIDI 2025.2 proporcionou uma relação intergeracional de aprendizado, onde as pessoas idosas aprendem tecnologias, mas os monitores e professores da graduação aprendem empatia e a perceber as necessidades do outro — algo essencial para quem está aprendendo a desenvolver tecnologia”, destaca a docente.

Além de capacitar os idosos para o uso de aplicativos e ferramentas digitais, o projeto também introduz noções de programação e inteligência artificial, incentivando uma compreensão mais ampla sobre como essas tecnologias funcionam.

“Eles aprenderam a usar o celular no dia a dia, mas também a programar e entender como funcionam tecnologias como a inteligência artificial. Ou seja, não é só usar um aplicativo, mas compreender o que existe por trás dele”, explica Isabel.

Após oito semanas de atividades, o ProEIDI encerrou suas turmas com um momento de confraternização e reconhecimento dos participantes, que apresentaram resultados e compartilharam experiências sobre as transformações em suas rotinas.

“A cada final de semestre, ficamos com um sentimento de saudade, mas também de continuidade, pois muitos participantes seguem estudando, abrindo negócios ou se comunicando melhor com suas famílias”, relata a docente.

As próximas turmas do ProEIDI estão previstas para serem abertas em março de 2026.

Assessoria de Comunicação do Instituto Metrópole Digital/UFRN

 ☎ (84) 99229-6564 Imagem relacionada à divulgação 

©2025 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo -  X/twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_

Clínica RCA desenvolve programa de prevenção de lesões para corrida

 Você já sentiu que poderia correr melhor, com menos dor e mais controle do corpo?

Corredores, mesmo os mais experientes, acabam descobrindo que correr bem é muito mais do que acumular quilômetros, é como o corpo absorve, armazena e devolve a energia a cada passada.

O programa RCA de prevenção para corredores nasceu exatamente com esse propósito: integrar prevenção de lesões e melhora da performance em um processo estruturado, baseado na biomecânica, raciocínio clínico avançado e funções específicas da corrida.

Correr é natural, mas não significa que todos corremos de forma eficiente, padrões de movimentos limitados, fraqueza e déficits de ativação muscular, falhas no controle somadas ao volume de treino, podem levar a dores e lesões comuns, como tendinopatias no quadril, joelho e tornozelo, dor patelofemoral, fasciopatia plantar, canelites entre outras…

O objetivo não é achar um jeito certo de correr e sim fazer com que quem começou a correr há pouco tempo ou já segue uma planilha bem estruturada tenha capacidade funcional, diminuindo as sobrecargas, respeitando a sua forma de correr, por isso o programa tem foco na individualidade de cada corredor.

O programa é dividido em fases progressivas e adaptadas ao nível de cada corredor envolvendo exercícios específicos de mobilidade, estabilidade, ativações musculares funcionais para corrida, pliometria (força, velocidade e reação) e integração funcional, transformando força e controle em performance funcional, blindando seu corpo contra as lesões.

Não existe corrida perfeita, existe um corpo funcional capaz de aprender, se ajustar e se recuperar e quando isso acontece, performance e prevenção se tornam o mesmo caminho.

Se você quer evoluir com segurança, reduzir riscos e alcançar seu melhor desempenho, seu lugar é na Clínica RCA.

Luciana Oliveira/Assessora de Imprensa

luciana@sollarcomunicacao.com.br/(84) 98728-0813

 Imagem relacionada à divulgação

©2025 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo -  X/twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_

quinta-feira, 13 de novembro de 2025

A música potiguar rende mais um tributo a Tico da Costa com o show "Várias Vozes, Um Só Canto" nesta quinta (13) no TAM

 O show começa às 19h30, no Teatro Alberto Maranhão, entrada gratuita com retirada dos ingressos na bilheteria do teatro > acompanhe o show no INSTAGRAM

Pegando um gancho do artigo desta semana de Fernando Luiz, "Um tributo mais do que justo", o blog destaca a realização na noite desta quinta-feira (13), do show "Várias Vozes, Um Só Canto", no palco do Teatro Alberto Maranhão, na capital potiguar, a partir das 19h30, contando com a presença do próprio Fernando Luiz, além de Cida Lobo, Valéria Oliveira, Nara Costa, Íris Lima, João Batista e Zeca Brasil. 

Segundo o artigo, nos últimos 15 anos, o show "Várias Vozes Num só Canto" já reuniu mais de 665 artistas potiguares entre intérpretes e músicos, além de bandas filarmônicas, orquestras e artistas de outros estados, entre os quais o compositor, arranjador, produtor musical e guitarrista Toninho Horta, com quem o talentoso artista de Areia Branca dividiu o palco.

Este ano de 2025, o show terá mais uma vez a direção musical de Eduardo Tawfic, uma produção da Tico da Costa Produções e do Coletivo O Canto de Tico da Costa, num realização do Sistema Nacional de Cultura, Política Nacional Aldir Blanc, Ministério da Cultura e Governo Federal, com o apoio local da Fundação José Augusto, Secult RN, Sebrae RN, Oficina Livre de Música, Inove e Arte Musical.

Francisco das Chagas da Costa nasceu em 1951, no litoral potiguar, cidade de Areia Branca, posteriormente adotando o nome artístico de "Tico da Costa", e faleceu no dia 29 de agosto de 2009, em Natal, consagrando seu talento tanto no país como no exterior.

Na edição do ano de 2012, Assessorn.com postou: Tributo a Tico da Costa nesta quarta no Teatro Alberto Maranhão

Confira os artigos de Fernando Luiz sobre o artista:

- UM TRIBUTO MAIS DO QUE JUSTO

- TICO DA COSTA NÃO MORREU

Imagens relacionadas à divulgação/a capa retirada do Instagram: TICODACOSTAOFICIAL



©2025 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo -  X/twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_

quarta-feira, 12 de novembro de 2025

Projeto Oficinas Criativas leva oficinas gratuitas de produção musical para a Escola Estadual Professora Zila Mamede

 O projeto Oficinas Criativas – Produção Musical nas Escolas acontece nesta semana, de 10 a 14 de novembro, na Escola Estadual Professora Zila Mamede, em Natal, reunindo artistas, produtores e estudantes em uma semana dedicada à experimentação sonora, aprendizado coletivo e valorização da produção musical potiguar.

A iniciativa tem como objetivo aproximar os jovens da rede pública do universo da música, da tecnologia e da produção cultural, proporcionando vivências práticas sobre as etapas de criação, gravação, mixagem e distribuição musical. Além disso, promove reflexões sobre o papel da arte e da inteligência artificial na construção de novas formas de expressão e identidade.

As atividades acontecem nos turnos da manhã, das 7h às 11h20, em módulos de aproximadamente 50 minutos, com intervalo entre 9h30 e 9h50.

Programação:

Segunda-feira, 10 de novembro – Oficina de Áreas de Atuação – Guria Produtora

Terça-feira, 11 de novembro – Processos de Produção 1 (Direção Musical, Instrumental e Beat) – Cuca

Quarta-feira, 12 de novembro – Processos de Produção 2 (Captação de Áudio) – João Felipe Santiago

Quinta-feira, 13 de novembro – Processos de Produção 3 (Mixagem, Masterização e Distribuição) – Jennify C.

Sexta-feira, 14 de novembro – Roda de Conversa sobre Arte, Tecnologia e Inteligência Artificial – Juk e Diniz

Local: Escola Estadual Professora Zila Mamede 

Horário: das 7h às 11h20

As Oficinas Criativas reafirmam a importância da arte como ferramenta de transformação social e estímulo à criatividade, incentivando o protagonismo estudantil e revelando novos talentos da música potiguar.

O projeto Oficinas Criativas tem produção da @diniz.prod, em parceria com a @tapuia.digital, com o patrocínio da Fundação José Augusto, SECULTRN, Governo do RN, Sistema Nacional de Cultura, Política Nacional Aldir Blanc, Ministério da Cultura e Governo Federal. 

Por assessoria de imprensa imagem/

relacionada à divulgação

©2025 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo -  X/twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_

terça-feira, 11 de novembro de 2025

Rádio recebe jornalista Osair no programa Conversa de Alpendre para falar sobre carne de sol e mais temas do sertão

 
Nesta terça (11), às 20h, no youtube da emissora, a Rádio Mar e Campo

O jornalista Osair Vasconcelos lançou no início do mês um livro contando a história da carne de sol de Caicó - um dos maiores símbolos da gastronomia seridoense - e aconteceu na própria cidade, durante o festival gastronômico. “Das mãos de Seu Fausto para as mesas do Brasil” nasceu de uma reportagem publicada ainda em 1986, na revista Globo Rural. (confira post anterior)

E nesta terça-feira (11/11), às 20h, no youtube da emissora, a Rádio Mar e Campo apresenta em sua programação a edição deste mês do Conversa de Alpendre, recebendo o jornalista Osiar, que vai falar de sua publicação, da tradicional carne de sol do Seridó, além de outros temas pertinentes do sertão, através de seu olhar único e especial para a comunicação. 

Anúncio do programa:

foto e vídeo retirados do instagram de osair

- Acesse aqui o Youtube da emissora para ouvir e "assistir" a entrevista.

©2025 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo -  X/twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_

domingo, 9 de novembro de 2025

UM TRIBUTO MAIS DO QUE JUSTO

 Por Fernando Luiz*

O potiguar de Areia Branca Tico da Costa era um músico e compositor extraordinário. Ele nos deixou em 29 de agosto de 2009. Ainda criança aprendeu a tocar com a família e desde muito cedo impressionava com sua destreza de manipular o violão e compor suas próprias músicas, que agradava a um público bastante diversificado. 

Há alguns anos, ao compor no Recife, em apenas uma noite, 21 músicas para a exposição de um artista plástico que se realizava em uma galeria da capital pernambucana, Tico impressionou tanto que recebeu um convite para tocar fora do país.  Foi aí que teve início sua impressionante carreira fora do Brasil. 

Com o passar dos anos, ele se firmou no mercado da música na Itália e seu nome se projetou na Europa; aos poucos ganhou fama internacional e passou a excursionar pela Europa, Estados Unidos, África, América do Sul e América Central.

No dia 29 de agosto de 2009, Tico da Costa nos deixou, aos 57 anos de idade, vítima de câncer no pâncreas. 

Este ano, quando completa 16 anos de sua partida, se realizará, no próximo dia 13, no teatro Alberto Maranhão, às 19:30, a décima segunda edição do show Várias Vozes Num só Canto, uma produção da Tico da Costa Produções e do Coletivo O Canto de Tico da Costa, num realização do Sistema Nacional de Cultura, Política Nacional Aldir Blanc, Ministério da Cultura e Governo Federal, com o apoio local da Fundação José Augusto, Secult RN, Sebrae RN, Oficina Livre de Música, Inove e Arte Musical.

Nos últimos 15 anos, o show Várias Vozes Num só Canto já reuniu mais de 665 artistas potiguares entre intérpretes e músicos, além de bandas filarmônicas, orquestras e artistas de outros estados, entre os quais o compositor, arranjador, produtor musical e guitarrista Toninho Horta, com quem o talentoso artista de Areia Branca já dividiu o palco.

Este ano o show terá mais uma vez a direção musical de Eduardo Tawfic e contará com as presenças de Cida Lobo, Valéria Oliveira, Nara Costa, Íris Lima, João Batista e Zeca Brasil. 

Apesar do talento de Tico da Costa ser reconhecido internacionalmente, sua monumental obra passou despercebida de grande parte dos potiguares. Graças à persistência da sua viúva Sara Fracchia, a sua obra continua preservada. 

Não tive o prazer de conhecer Tico da Costa e só tomava conhecimento do seu prestígio internacional através da imprensa do nosso estado. Agora, vou ter a honra de participar do Várias Vozes Num só Canto, ao lado de grandes talentos da música potiguar. 

Pra mim será uma grande honra fazer parte desse tributo ao artista potiguar mais conhecido internacionalmente. Um tributo mais do que justo.

Instagram: @fernandoluizcantor

*Fernando Luiz: Cantor, compositor, escritor e produtor cultural. Formado em Gestão Pública, apresenta o programa Talento Potiguar, aos sábados, às 8h30 na TV Ponta Negra, afiliada do SBT no RN.

©2025 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo -  X/twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_

Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template