acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

domingo, 28 de dezembro de 2025

QUE EM 2026...

  Por Fernando Luiz*

Estamos a poucos dias do final do ano. Como sempre, nesse período, o mundo começa a se preparar para a chegada de um novo tempo. E, como sempre, planos são feitos, esperanças se renovam, novos projetos surgem, projetos antigos renascem, a humanidade se prepara para um novo ciclo. Em cada país, ao soar a meia-noite, pessoas se abraçarão, dançarão, cantarão e, cada um, dentro da sua realidade, vai tentar entrar no novo ano com projetos e esperanças renovadas. Mais uma vez, todos nós iremos cantar, rezar, torcer por um novo tempo e desejar a todos que 2026 seja “repleto de conquistas, saúde e felicidade.” Enfim, que todos tenhamos um “feliz ano novo”. 

Com o mundo envolto em guerras, desrespeito ao Meio Ambiente e desigualdades sociais, nós brasileiros precisamos refletir sobre os profundos desafios e as desigualdades sociais que, de longas datas, persistem em nossa sociedade. Que em 2026 o  Brasil, com um radicalismo político que divide famílias e destrói amizades, com uma Educação capenga que não ajuda a formar cidadãos e cidadãs preparados, com o aumento desenfreado da violência que ceifa vidas e perpetua injustiças, com as profundas desigualdades sociais, com o contínuo aumento do feminicídio, possa ter um ano novo mais do que nunca renovado sob todos os aspectos; em um ano eleitoral,  é  necessário o compromisso de todos e cada um para buscar, a partir de si mesmo, a transformação interior para ser uma pessoa melhor, mais consciente e dar uma contribuição pessoal para a construção de um futuro mais justo, seguro e igualitário. Por isso desejo que em 2026:

Haja mais fraternidade.

Haja menos egoísmo

Haja menos desavenças por motivos políticos e religiosos.

Haja menos dependência das pessoas dos “autoendeusamentos” nas redes sociais.

Haja menos crianças e adolescentes dependentes do celular.

Haja mais pais conscientes das suas responsabilidades com relação ao item anterior.

Haja mais paz, saúde, prosperidade, igualdade social, avanços na luta pela equidade, respeito pela fauna e pela flora, pelos direitos humanos, pelo respeito às mulheres e também aos grupos mais vulneráveis.

Enfim, desejo que todos nós sejamos otimistas, perseverantes, resilientes, bondosos e que, sobretudo possamos praticar o bem no limite da nossa capacidade moral e intelectual, a fim de que sejamos felizes, alimentados pela certeza de que ser feliz é fácil; difícil é saber que é fácil ser feliz. E procura fazer o Bem ajuda – e muito – na busca pela felicidade.

Instagram:@fernandoluizcantor

*Fernando Luiz: Cantor, compositor, escritor e produtor cultural. Formado em Gestão Pública, apresenta o programa Talento Potiguar, aos sábados, às 8h30 na TV Ponta Negra, afiliada do SBT no RN.

©2025 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo -  X/twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_

Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template