acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 11 de maio de 2020

Faculdade no RN capacita profissionais da saúde para cuidados respiratórios a pacientes graves com Covid-19


Especialista destaca a atuação do profissional como essencial no sucesso do tratamento de pacientes com Covid-19

A Estácio Natal, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) está ministrando neste mês de maio o curso “Ventilação Mecânica e Cuidados Respiratórios para Pacientes Graves com Covid-19”. A capacitação é direcionada a 56 profissionais de saúde, entre enfermeiros, fisioterapeutas e médicos selecionados para atuar nos cuidados de pacientes de alta complexidade infectados pelo novo coronavírus.

O curso, que é oferecido em sete turmas para evitar aglomeração, acontece no Laboratório de Semiologia da Estácio Ponta Negra. Ministrado pelos professores Saint Clair Bernardes, fisioterapeuta, pós-graduado em fisioterapia respiratória, mestre e doutorando pela UFRN, e Mikael Flambetto, enfermeiro, intensivista, especialista em urgência e emergência e instrutor do curso ACLS da American Heart Association.

Saint Clair relata que entre os assuntos abordados, o foco principal tem sido o manuseio do ventilador mecânico, além de todos os procedimentos para cuidados respiratórios graves decorrentes da Covid-19, como a correta paramentação e desparamentação do Equipamento de Proteção Individual (EPI), também sobre a oxigenoterapia, ventilação não invasiva, intubação orotraqueal, posição prona e ressuscitação cardiopulmonar.

Importância da fisioterapeuta no tratamento

O especialista também destaca a atuação do profissional da Fisioterapia como essencial no sucesso do tratamento de pacientes com Covid-19. Ele explica que, dentre os profissionais que trabalham na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o fisioterapeuta é um dos que têm maior expertise para lidar com o ventilador mecânico, para programar e ajustar o equipamento. “Essa atuação do fisioterapeuta tem sido crucial porque o paciente com Covid-19 desenvolve, principalmente, problemas respiratórios. Então, precisa de alguém que consiga proceder a ventilação mecânica de modo que melhore o estado de saúde e que a pessoa tenha mais possibilidade de sobrevivência”, expõe.

Além da contribuição no tratamento na UTI, o fisioterapeuta também age a fim de reabilitar o paciente para que retorne para casa com os menores prejuízos possíveis. “Aqueles que sobrevivem ao estado grave podem ficar com muitas sequelas, com dificuldades para realizar as atividades do dia a dia. Então, os profissionais de fisioterapia já começam, ainda na UTI, a reabilitar esses pacientes também, além de prestar o atendimento de urgência no momento”, informa. [por assessoria de imprensa]
Foto relacionada à divulgação


©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template