acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 9 de março de 2020

II Encontro de Auditoria em Saúde do RN

Responsável pela Seção de Auditoria no RN representou o Ministério da Saúde no Encontro realizado na UFRN

A Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte (SEMS/RN) participou, por meio da Seção de Auditoria (SEAUD/RN), da abertura do II Encontro de Auditoria em Saúde do Rio Grande do Norte, na noite de quinta-feira (05), na UFRN. O evento encerrou-se no sábado (7) e teve como objetivo integrar os componentes do Sistema Nacional de Auditoria do SUS (SNA/SUS) que atuam na região e também profissionais do setor privado para uma discussão e criar nos participantes uma aproximação da prática do serviço de saúde, além de estudantes universitários.

A chefe da Seção de Auditoria (SEAUD/RN), Aparecida Dantas Almeida Medeiros (foto superior) foi convidada para a palestra de abertura do encontro como representante do Sistema Nacional de Auditoria (SNA). Na ocasião, fez uma trajetória da auditoria no âmbito federal, desde a criação da Lei nº 8080, até as leis que foram instituindo o SNA na qualidade de DENASUS (Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde), no organograma do Ministério da Saúde. 

“O momento foi produtivo, com esse objetivo direcionado a auditores e universitários, e nossa participação foi relevante, para que pudéssemos mostrar aos estudantes o que na prática o Sistema Nacional de Auditoria, realmente, realiza”, afirma a representante e chefe da SEAUD/RN.

Também participou da abertura, Lucicleide Maria de Azevedo Campelo, Controller do Hospital Unimed Natal, que abordou o “processo de auditoria, controle e regulação na saúde: perspectivas, avanços e dificuldades”, mostrando, assim, a visão dos setores de saúde, público e particular.

Para o coordenador da Especialização Auditoria em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e professor da Escola de Saúde da UFRN, Theo Duarte da Costa, esse primeiro dia do encontro alcançou as expectativas. Ele ressalta a importância da auditoria como uma ferramenta para a gestão e de repassar esse conhecimento tanto para as pessoas no processo de formação, como àquelas que já são formadas e atuam na área. “Essa possibilidade de trazer as pessoas para cá, delas conseguirem enxergar isso e inserir nos seus serviços já é um grande ganho”, disse Theo Duarte, que também é responsável pela realização do evento.

Entre outros participantes convidados, a secretária de Saúde de Parnamirim, Terezinha Guedes Rêgo de Oliveira, e o vice-coordenador da Especialização Auditoria em Saúde, o professor Roberval Edson Pinheiro de Lima.

A secretária Terezinha Rêgo fez uma análise das duas explanações apresentadas na abertura. Segundo ela, “a qualificação é fundamental e o planejamento prévio do que vai construir, no pensar a auditoria compreendendo o SUS”.  E ressaltou que a profissão deveria ser mais valorizada “Eu como gestora sei a diferença que um auditor faz. Nós precisamos desse olhar crítico para que o SUS possa evoluir cada vez mais”.

Ao final das palestras, foi realizado o debate, onde alunos e profissionais de auditoria, puderam comentar sobre o assunto e dar suas opiniões. As palestrantes também receberam lembrancinhas de agradecimento pela presença no evento.

Durante o II Encontro de Auditoria em Saúde do RN também foram realizados minicursos, mesas redondas e apresentações de trabalhos científicos. O evento teve seu encerramento no sábado (7), às 13h, na Escola de Saúde da UFRN. Em outubro de 2015 foi realizado o I Encontro de Auditoria em Saúde do RN. [Nucom MS/RN]
Fotos: Maria Beatriz Araújo/Nucom MS/RN

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template