acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

O pioneirismo da TVU nos Anos 1970

O pioneirismo televisivo

Por Naiara Bezerra, da ASCOM–Reitoria/UFRN

Neste novo capítulo da série especial alusiva aos 60 anos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Assessoria de Comunicação da Reitoria da UFRN registra o pioneirismo televisivo da primeira emissora pública de televisão do Rio Grande do Norte, a TV Universitária – carinhosa e tão-somente ‘TVU’, responsável, desde seus primórdios, por aliar educação e ação comunicativa através da linguagem televisiva.

O Projeto Satélite Avançado de Comunicações Interdisciplinares (SACI), criado em 1970, consistia em um satélite de telecomunicações disponibilizado pela NASA que transmitia conteúdos educacionais. A experiência piloto iniciou em escolas do Rio Grande do Norte, com programas voltados para a educação, transmitidos através do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e viabilizados através do Sistema de Teleducação do Rio Grande do Norte (SITERN).

A concepção desse projeto deu início ao que se tornaria, em 1972, a primeira emissora de televisão do Rio Grande do Norte: a pioneira TV Universitária. A cobertura abrangia diversas torres localizadas estrategicamente em serras – algumas ainda hoje utilizadas pelas emissoras comerciais –, que recebiam em UHF e retransmitiam o sinal para o interior, à exceção da região da serra de Martins, por causa das condições geográficas. O aspecto vanguardista também é notado no fato de que a emissora foi a primeira em transmissão de TV terrestre do RN. Algumas escolas da zona rural, inclusive, recebiam o sinal com o uso de baterias.

A ‘exclusividade’ durou 15 anos e foi uma das responsáveis pela forte identidade entre a TVU e a difusão artística e cultural do Rio Grande do Norte. Nesta década e meia, a emissora diversificou sua programação, com programas musicais, esportivos e jornalísticos, intensificando seu entrelaçamento com a cultura regional e de guardiã da memória do Estado. Exemplificando, a criação do Programa Memória Viva, que hoje em seu acervo dispõe de depoimentos singulares de Câmara Cascudo, Dinarte Mariz, Aluízio Alves, Cortez Pereira, Dom Helder Câmara, Luís Carlos Prestes e Paulo Freire.

O professor Arnon de Andrade, primeiro diretor geral da TVU quando a emissora passou a ser responsabilidade da UFRN, ressalta a importância da TV para a difusão do conhecimento. “Passei três anos à frente da Direção. A TV Universitária trouxe uma contribuição significativa para a área educativa, o que foi produzido no Projeto SACI e continuou com a TV Universitária, transmitindo o sinal para 800 escolas na zona rural do estado, onde nós atingíamos 40 mil alunos. O impacto no sistema de educação foi incisivo”, relata. Vania Lucia Quintao Carneiro, em seu livro Castelo Rá-Tim-Bum, revela que, após pesquisas e tentativas, ficou estabelecido que as emissões adotariam a linguagem estandardizada, isto é, a linguagem e o sotaque consagrado pelos meios de comunicação, mas com gêneros específicos para informar o conteúdo das diversas disciplinas.

Na década de 80, a TVU beneficiou-se da inauguração do Sinred, um sistema de emissoras educativas da TVE do Rio de Janeiro, que mantinha uma programação única via satélite em rede. Ao ser questionado sobre quais benefícios a TV trouxe para a Universidade, o professor Arnon destaca: “nós tivemos um grande desenvolvimento técnico com a chegada da TV Universitária, que serve para formar pessoas, produzir conhecimento e servir à comunidade: ensino, pesquisa e extensão”.

Nova fase da TVU

Há cerca de vinte anos, a TVU começou uma nova fase. Mudou-se para o Campus Universitário da UFRN, em Lagoa Nova, onde passou a integrar a Superintendência de Comunicação, unidade que congrega a FM Universitária e a Agência de Comunicação da UFRN (Agecom). Dando seqüência ao pioneirismo, a TV Universitária iniciou suas transmissões digitais em maio de 2015, quando se tornou a primeira dentre as emissoras universitárias no país a transmitir em sinal digital. A solenidade, à época, também marcou a inauguração das novas instalações do Departamento de Comunicação Social da UFRN.

Com a participação massiva dos alunos de Comunicação Social na produção e execução dos programas, atualmente a TV possui em sua grade os programas Café Filosófico, Cena Potiguar, Grandes Temas, Memória Viva, Olhar Independente, Por Dentro do Campus, Tela Rural, TVU Esporte e TVU Notícias. Atualmente, a TV Universitária se distingue como a maior produtora de programas televisivos locais no Estado e, como retransmissora, veicula a programação da TV Brasil. Como TV escola, contribui para a formação de mais de 50 estudantes de Comunicação Social por ano, treinando também graduandos de diversas outras áreas. [Portal da UFRN]

JBAnota Oportuno ressaltar que atuei como jornalista desde meados dos anos 1980 na TVU ainda no prédio da Cidade Alta e no início da nova fase no Campus da Universidade. Nessa foto, na antiga redação, em 1994, a partir da esquerda: jornalista Dione, Jaime (já falecido), Ângela Bezerra (repórter), Bosco Araújo (chefe de reportagem), Conceição Silva (apresentadora), Cleonice (maquiagem) e Nelma Monteiro, jornalista cuja foto de seu arquivo pessoal foi publicada no perfil de seu Facebook.
Foto superior, a fachada da TVU nos 40 anos da emissora/por Andressa Amador
©2018 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter@AssessoRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template