acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Ministério da Saúde no RN participa da abertura de curso de aperfeiçoamento em gerência de UBS

Curso tem duração de seis meses e é voltado para profissionais que atuam na atenção básica, na função de gerência da clínica e do cuidado em saúde

Resultado de parceria entre a Universidade Federal Fluminense (UFF) e o Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (DAB/MS), o Curso de Aperfeiçoamento em Gerência de Unidades Básicas de Saúde, Gestão da Clínica e do Cuidado teve sua aula inaugural nessa segunda-feira (5), na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e contou com a participação do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte (NEMS/RN) na abertura do curso que tem duração de seis meses para profissionais que atuam na atenção básica na função de gerência da clínica e do cuidado em saúde.

Com modalidade semipresencial, dividida em três encontros ao longo de sua duração, a capacitação visa instrumentalizar o gerente para aprimorar o processo de trabalho das equipes e contribuir com a melhoria da qualidade dos serviços na Atenção Básica (AB) e também com a organização das Redes de Atenção à Saúde, por intermédio de ferramentas práticas que auxiliem no dia a dia da UBS. Participam do curso, graduados de nível superior na área de saúde, com carga horária total de 180 horas, sendo apenas 48 horas presenciais. Este foi o primeiro encontro presencial e mais outros dois serão realizados até o final da capacitação.

No Rio Grande do Norte, o curso é realizado no Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC) da UFRN, para profissionais e servidores de saúde de todas as regiões do estado, exceto do Alto Oeste potiguar. Cerca de 30 alunos participaram da abertura do curso que têm como objetivo desenvolver processos de educação permanente com ênfase na gerência de unidades básicas de saúde e na gestão do cuidado na atenção básica. Em todo o território nacional foram ofertadas mil vagas e caso não seja preenchido o número de vagas para formar uma turma de 30 alunos por estado, essas vagas poderão ser remanejadas para outros estados, a critério da coordenação do curso.

Na abertura das atividades acadêmicas, como representante do NEMS/RN, a chefe da Seção de Apoio Institucional e Articulação Federativa (SEINSF), Fabiana Figueiredo, ao apresentar dados da Atenção Básica no país, ressaltou os benefícios de uma gerência ativa nas Unidades Básicas de Saúde. “Ter gerente indica melhorias na utilização de protocolos relacionados ao diabetes, saúde da mulher, saúde da criança e aumenta a oferta de atendimento no período da tarde”, exemplificou.

Outras questões também foram mencionadas, como os desafios de consolidar reformas, ampliações, utilizar as estruturas de informatização, garantir a qualidade, resolutividade e capacidade do cuidado, promover a integração das UBS com outros pontos de atenção e ofertar formação e educação permanente.

Além da representante do NEMS/RN, estiveram presentes, a tutora Rosana Alane Melo e Hugo César Novais Mota, da Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP/RN), e a vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/RN), Dailva Bezerra Silva.

Atenção Básica

A Atenção Básica (AB) proporciona melhores resultados para a população, garantindo o acesso universal e em tempo oportuno ao usuário, tendo como objetivo ofertar o maior escopo de ações possível visando a atenção integral.  Comprovadamente, a AB atua na redução dos índices de mortalidade infantil, mortalidade precoce, por doenças cardiovasculares e diminui as internações. Além disso, aumenta a expectativa de vida, a precisão nos diagnósticos, adesão aos tratamentos indicados e promove a satisfação dos usuários do sistema. [Portal da Saúde]
Foto: Renata Duarte/ascom ms/rn
©2018 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template