acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]


Mostrando postagens com marcador B. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador B. Mostrar todas as postagens

sábado, 4 de setembro de 2021

Monólogo 'Cartas Libanesas' retrata os desafios da imigração

Espetáculo é uma celebração poética da luta daqueles que deixaram seus países de origem, este ano passando virtualmente pelas cidades de Natal, Fortaleza, João Pessoa, Recife, Salvador e Rio de Janeiro entre os meses de setembro e novembro.

Aprovado pelo Edital ELETROBRAS FURNAS, através do Projeto “Cartas Libanesas – A Imigração na Formação do Brasil”, e indicado aos Prêmios Shell, APCA e Aplauso Brasil de Melhor Autor em 2015, e aclamado pela crítica, o espetáculo “Cartas Libanesas” é a história de um mascate, contada por um ator mascate que resgata suas próprias histórias para refletir sobre a imigração.

Este ano o espetáculo - de autoria de José Eduardo Vendramini e direção de Marcelo Lazzaratto - retorna, com adaptação textual e uma nova roupagem para o audiovisual, com direção de vídeo de Flávio Barollo e roteiro de Eduardo Mossri, Karen Menatti e Flavio Barollo - passando virtualmente pelas cidades de Natal, Fortaleza, João Pessoa, Recife, Salvador e Rio de Janeiro entre os meses de setembro e novembro. Além das apresentações online, a turnê contemplará ainda o Workshop “O Ator Contador de Suas Memórias” e a palestra “Prosa com o Ator”, comandados pelo ator Eduardo Mossri, protagonista do espetáculo.

Construído em 2009, a partir de cartas que a avó recebia do avô de Eduardo, com a contribuição de relatos verídicos de outros imigrantes libaneses, o monólogo conta a história de Miguel, um jovem libanês que vem para o Brasil com o intuito de prosperar e voltar à sua terra, onde deixou sua esposa grávida. Ao mesmo tempo em que se encanta com o Brasil, o personagem precisa enfrentar o preconceito, as dificuldades com a língua e a saudade da família e da terra-mãe. Após anos de sofrimento e trabalho, Miguel decide convencer a mulher a vir morar com ele no novo país.

Eduardo fala sobre os desafios da nova turnê: “Em todo trabalho que eu faço, meu grande objetivo é fazer com que ele possa circular, gosto de ver ele chegar aos mais diferentes públicos, inclusive visando sair do eixo Rio - São Paulo. Infelizmente uma pandemia mundial inviabilizou essa circulação presencial, mas assim como toda a classe artística, fomos desafiados a arranjar formas de seguir e, essa versão de “Cartas Libanesas” online é uma resposta a isso, criando uma obra totalmente inédita e tão potente quanto. E quando for possível, voltaremos a encher teatros e a circular nos mais diferentes estados. Esse desejo em mim não muda!”

O espetáculo tem trilha inédita composta especialmente por Gregory Slivar e figurino de Fause Haten, e sua narrativa tangencia temas políticos, como a imigração e os choques culturais que formam o Brasil, mostrando a importância da trajetória de grupos de outras nações na formação do país.

A comunidade libanesa que vive no Brasil, formada em sua maioria por descendentes, obtém a marca expressiva de ser maior do que a própria população do Líbano. São quase 10 milhões de libaneses e descendentes em território brasileiro, e 3,5 milhões no Líbano. Em 2020, o início oficial da imigração árabe no Brasil, com chegada dos primeiros imigrantes, completou 140 anos. Muitos se tornaram figuras emblemáticas de grande importância na sociedade brasileira com forte representatividade no comércio, na indústria, na medicina, na política e na cultura.

Em tempos em que questões imigratórias estão tão fortes, “Cartas Libanesas” é uma história de amor e gratidão a todos aqueles que imigraram e enriqueceram a nossa identidade cultural.

A nova temporada do espetáculo “Cartas Libanesas” é uma realização da BOBOX Produções, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal, com o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura e ELETROBRAS FURNAS, e o apoio cultural do Museu da Imigração e Museu do Café do Estado de São Paulo.

Sobre Eduardo Mossri

Bacharel em Interpretação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Com uma carreira de 20 anos, com forte presença no teatro e no audiovisual. Entre seus inúmeros trabalhos no teatro, destacam-se os monólogos dramáticos, “Cartas Libanesas” e “Ivan e os Cachorros”, de Hattie Naylor, espetáculo de abertura do Festival da Cultura Inglesa e vencedor dos Prêmios Myriam Muniz de Circulação, Caixa Cultural, Circuito Paulista e Viagem Teatral do Sesi.

Na televisão, seus últimos trabalhos:

4 Temporadas da Série “Escola de Gênios” do Canal Globo, licenciada em mais 60 países e vencedora Melhor Série Brasileira de Ficção - Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

“Órfãos da Terra” novela de Duca Rachid e Thelma Guedes na Rede Globo, com um papel de destaque do médico sírio em situação de refúgio. Esse trabalho de grande visibilidade, foi vendido para mais de 80 países e vencedor dos prêmios de melhor telenovela no “Emmy Internacional”, o “Grand Prize no Seoul Drama Awards” e o “Rose D’Or Awards”.

Configurando assim uma trajetória não só como ator, mas também proponente e idealizador de seus próprios projetos, por meio de temas como: ancestralidade, raízes, migração e respeito aos direitos humanos.

Luciana Oliveira/Assessora de Imprensa

luciana@sollarcomunicacao.com.br

(84) 98728-0813

Foto Brunno Martins

2021 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram: www.instagram.com/assessorn/

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Atendimento por telemedicina cresceu cerca de 100% nas duas últimas semanas no RN

SAS Brasil intensificou teleconsultas em comunidades carentes em Natal e região metropolitana e, em seis semanas, atingiu 1,5 mil pessoas; iniciativa está sendo viabilizada pela ALE Combustíveis

A associação sem fins lucrativos SAS Brasil tem intensificado os atendimentos, por telemedicina, em comunidades carentes de Natal e região metropolitana. Em apenas duas semanas, a instituição dobrou o número de teleconsultas realizadas, atingindo um total de 1,5 mil pessoas em seis semanas de atuação no Rio Grande do Norte. O resultado da iniciativa foi conquistado graças à parceria com a distribuidora de combustíveis ALE, que doou R$ 390 mil para viabilizar o projeto com a implantação da primeira base do SAS Brasil na região para a realização das teleconsultas.

Em Natal, grande parte do atendimento está concentrado na região Norte, na comunidade Mãe Luiza e no bairro Cidade Nova, local onde fica a sede da ALE. Segundo Sávio Mourão, diretor do SAS Brasil, além dos 1,5 mil teleatendimentos, a instituição estima um impacto social positivo em cerca de 2.580 pessoas. “O número de atendimentos significa a quantidade de pessoas que estavam em frente à tela do celular para a realização da teleconsulta e receberam as orientações de um médico profissional. Já o impacto é mensurado em relação a todas as pessoas que moram na mesma casa. Isso porque elas são diretamente impactadas, pois o familiar doente não terá que se expor e ir a um pronto socorro, por exemplo. As famílias também aprendem bastante com os médicos do SAS Brasil, que passam recomendações para todos na casa”, explica.

Na avaliação do presidente do Conselho de Administração da ALE, Marcelo Alecrim, os resultados do SAS Brasil demonstram a importância da iniciativa para desafogar as unidades básicas de saúde do estado, que vêm sofrendo com as altas taxas de ocupação. “Temos a convicção de que o recurso que doamos foi direcionado para uma instituição que está desempenhando um importantíssimo trabalho, principalmente em função da pandemia, aliviando o sistema público de saúde que entrou em colapso. Esperamos que mais pessoas possam ter a experiência da teleconsulta, que pode salvar milhares de vidas”, afirma.

Como funciona a teleconsulta do SAS Brasil

O pedido para a teleconsulta é feito por um número de WhatsApp, divulgado na comunidade. A pessoa que necessita de atendimento médico envia uma mensagem, solicita a consulta e a equipe da instituição realiza uma triagem com o paciente, que responde um questionário para confirmar as condições de saúde e dados de cadastro. O projeto é voltado para a população carente, com renda familiar de até três salários mínimos.

No dia e horário da consulta agendada, é enviado um link para a videoconferência com o médico, que avalia o quadro clínico e emite receitas pelo sistema eletrônico, se necessário. Em alguns casos, sob orientação médica, uma equipe de campo leva equipamento para medir os sinais vitais do paciente. Caso seja constatado que ele precisa ser monitorado, a instituição empresta oxímetros para que o paciente possa medir o nível de oxigenação do sangue. Para pessoas que não têm acesso à internet ou que não estão familiarizadas com a tecnologia, a equipe do SAS Brasil vai até a casa da pessoa e leva equipamento próprio para viabilizar a videoconferência com o médico.

Por Assessoria de Comunicação  

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram.com/assessorn

Invenção no RN tem avanço contra a radiação solar

Por Wilson Galvão -ASCOM - Agência de Inovação da Reitoria/UFRN


Um produto líquido, que adiciona capacidade de resistência à radiação ultravioleta, além de propriedade luminescentes, quando aplicado na superfície de tecidos, papel, plásticos, cerâmicas, tintas e fibras, é fruto de um estudo vinculado aos programas de pós-graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) e em Engenharia Têxtil (PPGET) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Cientista envolvido na descoberta científica, José Heriberto Oliveira do Nascimento destaca que a invenção tem potencial para beneficiar a saúde humana, ao proteger a pele da agressão das radiações UVA e UVB, além de benefícios estéticos.

“A característica multifuncional deste material desenvolvido pelo grupo faz com que ele tenha uma caraterística diferenciada que permite ser utilizado em diferentes tipos de materiais têxteis e poliméricos, naturais, sintéticos ou regenerados. Cientificamente, falamos que ele adere às superfícies tanto catiônicas quanto aniônica. Podem ser aplicados por diferentes métodos, como spray, processos de tingimento e estamparia têxtil, além de impressão digital”, colocou o docente do Departamento de Engenharia Têxtil. Heriberto listou ainda algumas características do produto que tornam sua viabilidade e importância realçadas: fácil aplicação, excelente adesão nas superfícies, ecológico e não tóxico, diferente dos corantes e pigmentos florescentes existentes hoje. Além disso, acrescenta às superfícies dos materiais uma luminescência e proteção à radiação únicas.

Ele acrescentou que “os agentes de proteção UV aplicados em roupas, plásticos e tintas, em sua maioria, não apresentam essas propriedades conjuntas”. Já comprovada, a exposição prolongada à radiação ultravioleta (UV) proveniente do sol pode resultar em uma série de problemas de pele, tais como aceleração do envelhecimento, queimaduras, manchas e câncer de pele. Neste contexto, o uso de produtos têxteis com propriedades anti UV se tornou uma alternativa prática e eficiente na proteção a radiação solar. Um dos três pesquisadores envolvidos na invenção, Brenno Henrique Silva Felipe situou que a descoberta carrega consigo um produto tecnológico que impede a penetração de 99% de radiação UVA e UVB, classificando-o com UPF 50+ excelente, conforme a norma australiana de sistema de classificação.

“É importante notar que a radiação UVA é a principal causadora da diminuição da resposta imunológica das células epiteliais, enquanto que a UVB está intimamente ligada ao câncer de pele. Além disto as cores apresentam maior resistência a radiação UV, principalmente as cores complexas como as florescentes, que são derivadas de corantes ou pigmentos tóxicos e altamente poluentes”, expôs o doutorando do PPGEM. O estudante diz ainda que o grupo já tem o domínio da síntese do produto, com parâmetros sendo otimizados há dois anos.

Inclusive, os cientistas estão estudando a existência de outras propriedades, como bactericidas e relativas à combustão. Neste sentido, José Heriberto disse que atualmente a equipe está finalizando os testes de outras propriedades que vão além destas patenteadas, com a utilização de vários métodos em laboratório que simulam escala industrial. “Acredito que muito breve, podemos fazer um teste numa indústria”, colocou. O produto resultou em um depósito de pedido de patente denominado “produto anti-uv e luminescente nanotecnológico para acabamentos funcionais em materiais têxteis”.

Rivaldo Leonn Bezerra Cabral, terceiro autor, somou algumas informações da patente a partir do fato de que a base da invenção está na utilização de pontos quânticos de grafeno dopado – com características modificadas – e não dopado. “Esses pontos são nanopartículas caracterizadas por possuírem propriedades eletrônicas responsáveis por tornar a superfície dos materiais coloridas, brilhantes e luminescentes, com um elevado fator de proteção ultravioleta, pois protege contra radiações UVA, UVB e UVC, e sua utilização dificultando a falsificação destes materiais. De mais a mais, o material patenteado apresenta várias tonalidades, ou gradientes, de cores, de tamanhos e de fatores de proteção, inclusive classificado como excelentes”.

O que é uma patente?

Patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgado pelo Estado aos inventores, autores ou outras pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação. Assim, é o primeiro passo para garantir direitos de comercialização exclusiva, por um determinado período, de uma nova invenção com aplicação industrial.

Na UFRN, a Agência de Inovação (AGIR) é responsável pela orientação aos inventores quanto aos procedimentos e requisitos de patenteabilidade dos resultados das pesquisas realizadas, bem como sobre aspectos da própria gestão da propriedade intelectual. Esta é a 20ª patente depositada pela UFRN em 2020, aproximando-se dos 31 pedidos, número recorde da Universidade registrado nos anos de 2015, 2017 e 2019.

Segundo o diretor da Agência de Inovação, Daniel de Lima Pontes, embora a pandemia, a tendência é que em 2020 os números se repitam ou até aumentem, já que no ano passado observou-se um aumento na celeridade das análises dos pedidos por parte do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Os pedidos de patentes e as concessões já realizadas podem ser acessadas através do endereço www.agir.ufrn.br, mesmo local em que os interessados obtém informações a respeito do processo de licenciamento. O diretor da AGIR esclareceu que a Agência está realizando atendimento e dando andamento aos depósitos de pedido de patente através do e-mail patente@agir.ufrn.br.

Assessoria de Comunicação da Agência

Inovação da Reitoria da UFRN

Imagem relacionada à divulgação

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram.com/assessorn

sexta-feira, 1 de abril de 2016

“Retratos na velhice: um ensaio sobre a beleza” em exposição na UFRN

UFRN exibe ensaio fotográfico intitulado: “Retratos na velhice: um ensaio sobre a beleza”

Cartaz/Divulgação
A exposição fotográfica “Retratos na velhice: um ensaio sobre a beleza”, produzida pela estudante Thuane de Almeida Xavier do curso de Comunicação Social, com habilitação em Radialismo, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFRN ocorre no período de 4 a 15 de abril, das 7h às 22h no Laboratório de Comunicação.

As fotografias foram tiradas com aposentadas do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte. O projeto teve como proposta captar as experiências adquiridas ao longo do tempo e as histórias de vida dessas pessoas.
Assessoria de Comunicação do CCHLA/UFRN

(84) 3342-2243




Postagens mais antigas Página inicial
Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template