acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Atendimento por telemedicina cresceu cerca de 100% nas duas últimas semanas no RN

SAS Brasil intensificou teleconsultas em comunidades carentes em Natal e região metropolitana e, em seis semanas, atingiu 1,5 mil pessoas; iniciativa está sendo viabilizada pela ALE Combustíveis

A associação sem fins lucrativos SAS Brasil tem intensificado os atendimentos, por telemedicina, em comunidades carentes de Natal e região metropolitana. Em apenas duas semanas, a instituição dobrou o número de teleconsultas realizadas, atingindo um total de 1,5 mil pessoas em seis semanas de atuação no Rio Grande do Norte. O resultado da iniciativa foi conquistado graças à parceria com a distribuidora de combustíveis ALE, que doou R$ 390 mil para viabilizar o projeto com a implantação da primeira base do SAS Brasil na região para a realização das teleconsultas.

Em Natal, grande parte do atendimento está concentrado na região Norte, na comunidade Mãe Luiza e no bairro Cidade Nova, local onde fica a sede da ALE. Segundo Sávio Mourão, diretor do SAS Brasil, além dos 1,5 mil teleatendimentos, a instituição estima um impacto social positivo em cerca de 2.580 pessoas. “O número de atendimentos significa a quantidade de pessoas que estavam em frente à tela do celular para a realização da teleconsulta e receberam as orientações de um médico profissional. Já o impacto é mensurado em relação a todas as pessoas que moram na mesma casa. Isso porque elas são diretamente impactadas, pois o familiar doente não terá que se expor e ir a um pronto socorro, por exemplo. As famílias também aprendem bastante com os médicos do SAS Brasil, que passam recomendações para todos na casa”, explica.

Na avaliação do presidente do Conselho de Administração da ALE, Marcelo Alecrim, os resultados do SAS Brasil demonstram a importância da iniciativa para desafogar as unidades básicas de saúde do estado, que vêm sofrendo com as altas taxas de ocupação. “Temos a convicção de que o recurso que doamos foi direcionado para uma instituição que está desempenhando um importantíssimo trabalho, principalmente em função da pandemia, aliviando o sistema público de saúde que entrou em colapso. Esperamos que mais pessoas possam ter a experiência da teleconsulta, que pode salvar milhares de vidas”, afirma.

Como funciona a teleconsulta do SAS Brasil

O pedido para a teleconsulta é feito por um número de WhatsApp, divulgado na comunidade. A pessoa que necessita de atendimento médico envia uma mensagem, solicita a consulta e a equipe da instituição realiza uma triagem com o paciente, que responde um questionário para confirmar as condições de saúde e dados de cadastro. O projeto é voltado para a população carente, com renda familiar de até três salários mínimos.

No dia e horário da consulta agendada, é enviado um link para a videoconferência com o médico, que avalia o quadro clínico e emite receitas pelo sistema eletrônico, se necessário. Em alguns casos, sob orientação médica, uma equipe de campo leva equipamento para medir os sinais vitais do paciente. Caso seja constatado que ele precisa ser monitorado, a instituição empresta oxímetros para que o paciente possa medir o nível de oxigenação do sangue. Para pessoas que não têm acesso à internet ou que não estão familiarizadas com a tecnologia, a equipe do SAS Brasil vai até a casa da pessoa e leva equipamento próprio para viabilizar a videoconferência com o médico.

Por Assessoria de Comunicação  

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram.com/assessorn

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template