Por João Bosco de Araújo*
Jornalista ▶ boscoaraujo@assessorn.com
Ainda em sua juventude criou blocos carnavalescos, escolas de samba, ao lado de Chico Pindoba, Chiquinho Avelino, sendo parceiro de Mané de Neném na alegria de autênticos foliões dos Carnavais de Ouro dos anos das décadas cinqüenta e sessenta. Nos anos seguintes, já nos salões paulistas, onde foi tentar uma vida melhor, dançou em clubes do Parque São Jorge (Clube Corinthians), Casa Verde, Bom Retiro, quando conheceu a neta de italianos e espanhóis, tornando-se sua esposa que lhe presenteou com dois filhos.
Mas nem por isso esqueceu sua terra Caicó. Foi assim desde o primeiro Baile dos Coroas, em que o amigo-anfitrião Darci Fonseca lançava a festa glamourosa em 1974, ainda hoje uma tradição que orgulha a sociedade caicoense. Já morando em Natal, nos anos oitenta, continuou freqüentando a Festa de Sant’Ana e como não poderia deixar de ser, o Baile dos Coroas. Ao ritmo de boleros, mambos e tangos, abrilhantava a mesa dos amigos, ao som contagiante da orquestra que emociona e faz sonhar.
Ainda hoje, os amigos José Nilson de Barros, Doutor Chiquinho (Francisco de Assis Medeiros), Alcimar de Ameida, Murilo de Brito, apenas para citar esses, pois são muitos, lamentam sua ausência na festa nesses quase dez anos e não cansam de pedir para que ele volte a participar do baile! Comerciante empreendedor, não soube enfrentar os passos do então novo programa econômico do país, o Real, escorregando e pagado alto o preço da queda.
No último dia 15 de novembro, Dia da República e de seu aniversário, Titenor completou 71 anos de idade. Sua irreverência não envelhece, nem sua vontade de viver.
Dia desses, em uma solenidade na capital, estavam João Bôsco Costa e o irmão Dadá, que ao cumprimentá-los, acrescentei: sou sobrinho de Antenor. Logo o prefeito retrucou, apontando para o irmão deputado, “meu Deus! Antenor, o pé de valsa? É, sim, respondi, Titenor, o meu tio pé de valsa!
*Nota do autor: Esse texto foi publicado inicialmente em janeiro de 2004 no Jornal Zona Sul, da capital, e posteriormente no Diário de Natal/DN Seridó, em agosto de 2008, e postagens de assessorn.com.
- Também uma HOMENAGEM a ele, Antenor Tavares de Araújo, hoje na data de seu aniversário, 15 de novembro de 1932, e nos deixou em 2020 (confira).
Imagem capa meramente ilustrativa/reproduzida da Internet e foto ao lado exclusiva arquivo familiar
- Leia também da "Série Tio Antenor:
▶ 1:"Os livros do meu Tio Antenor, cheios de boas vontades!"
▶ 2:”Desfile Garota Bangu, numa noite quente dos anos 1950”
©2025 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - X/twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_


0 comentários:
Postar um comentário