acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 18 de outubro de 2025

Banco do Nordeste lança Edital de Ocupação Artística 2026 em Mossoró

 As inscrições para o processo seletivo começaram segunda-feira (13) e vão até 28 de novembro, contemplando projetos de música, artes cênicas, artes visuais e literatura

Natal (RN), 13 de outubro de 2025 – O Banco do Nordeste lançou na noite de sábado, o Edital de Ocupação Artística 2026, durante as comemorações de um ano do BNB Cultural Mossoró e dos 57 anos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O evento foi realizado no Largo do Sebrae, no Corredor Cultural da Av. Rio Branco, com shows de Jongozu, Fortunato e os Jovens de Ontem, e o cantor e compositor paraibano Chico César. Mais de três mil pessoas participaram do momento cultural. 

O edital, cujas inscrições estarão abertas desta segunda-feira (13) até o dia 28 de novembro, convida artistas, grupos e produtores culturais a apresentarem propostas nas áreas de música, artes cênicas, artes visuais e literatura. Os projetos selecionados poderão circular pelos Centros Culturais do Banco do Nordeste e em cidades da área de atuação desses equipamentos no ano de 2026.

“Com esta iniciativa, o Banco do Nordeste reforça seu compromisso com o fortalecimento da identidade cultural nordestina, a geração de trabalho e renda para agentes culturais e a democratização do acesso à arte. Os selecionados vão compor 60% da programação dos nossos centros culturais e espaços parceiros. Serão investidos R$ 6,2 milhões para fortalecer a cultura regional e valorizar a diversidade artística do Nordeste”, pontuou o diretor de Planejamento da instituição de desenvolvimento regional, Aldemir Freire.

O momento institucional contou com a presença da governadora Fátima Bezerra, que definiu o equipamento cultural do BNB como uma conquista do estado e do povo potiguar. Já a reitora da Uern, Cicília Maia, ressaltou a parceria entre as duas instituições. Os shows de lançamento do Edital de Circulação integraram também o Festival UERN Cultura Viva.

A diretora de Administração do BNB, Ana Tereza Barbosa, anunciou finalização do processo de licitação para reforma e adequação do Teatro Lauro Monte Filho, que passará a sediar o Banco do Nordeste Cultural Mossoró. A ordem de serviço da obra deve ser assinada brevemente. A gestora estabeleceu o mês de maio do próximo ano como prazo para entrega do equipamento completamente repaginado.

Conhecida pelo pioneirismo, Mossoró foi a primeira a ter a marca Banco do Nordeste Cultural, que, a partir de agora, será utilizada nos Centros Culturais de Fortaleza, Cariri (Crato-CE) e Sousa (PB). “O posicionamento da marca estratégica Banco do Nordeste Cultural reforça a identidade do BNB como uma empresa que reconhece o papel fundamental da cultura. Está no seu DNA, como um pilar do desenvolvimento, o apoio à economia criativa, o apoio à cultura”, disse a superintendente de Marketing e Comunicação, Evineide Dias.

O superintendente da instituição no Rio Grande do Norte, Jeová Lins, ressaltou a importância do momento. “A ação cultural do Banco do Nordeste no evento se integra com a ação creditícia. Ao tempo que assistimos os shows, sentimos a presença das nossas microfinanças através do Crediamigo, financiando os microempreendedores que circularam no espaço do evento. O lançamento do Edital de Ocupação Artística reforça o protagonismo cultural do estado potiguar e a valorização dos nossos artistas. Vê-los ao lado de um nome consagrado, como Chico César, numa ação do BNB Cultural, é ver uma história de transformação.”

Sobre o Edital

O Edital de Ocupação Artística 2026 é voltado para quem vive da cultura, experimenta e inventa. Os projetos podem envolver apresentações, exposições, espetáculos, oficinas e outras ações culturais. O edital também contempla ações afirmativas, com vagas destinadas a pessoas com deficiência, pretas e pardas, indígenas e quilombolas.

O processo seletivo será realizado por meio de chamada pública. Os interessados deverão apresentar propostas detalhadas, que serão avaliadas conforme critérios como relevância artística, qualidade técnica e potencial de impacto cultural e econômico. Os projetos aprovados receberão apoio financeiro, com recursos próprios do Banco do Nordeste e de mecanismos de fomento como a Lei Rouanet.

Imprensa - Banco do Nordeste

(85) 3299-3149 / (85) 9 9965-0339

Imagens relacionadas à divulgação


©2025 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo -  X/twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template