acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]


sábado, 4 de outubro de 2025

Série Sinforosa-5: "Um cabo de aço para solucionar um jipe no prego"

 Por João Bosco de Araújo*

Jornalista  boscoaraujo@assessorn.com  

Nem sempre os problemas são resolvidos à luz do conhecimento técnico. Digo isso porque na manhã de um dia do meio da semana, meu pai, Pedro Salviano do Umbuzeiro dirigia sua camioneta como fazia, rotineiramente, do sítio à rua, uma vez por semana, sem contar o dia da feira, no sábado, para as obrigações corriqueiras do campo e dos filhos a estudar na cidade. Ao passar no trecho logo após a tramela do Posto Fiscal do Itans, ele percebeu que um carro estacionado ao lado da pista precisava de ajuda. De pronto parou sua camioneta, como sempre cheia de gente, e viu que o motorista do veículo era Manoel Dantas, comerciante, dono de armazém de cereais, mas como proprietário de um sítio aos arredores de Caicó vendia leite de sua vacaria, entregando à freguesia em seu jipe de cor verde.

“Como vai Manoel Dantas, vejo que está no prego!”, disse Pedro Salviano de cima da boleia da camioneta, apoiado ao volante, levando a crer na possibilidade de solucionar o problema ainda desconhecido de todos. “Nada, Pedro Salviano, esse caso não pode ser resolvido por qualquer um, tenha um bom dia”, resmungou Manoel Dantas, com ar de aborrecido diante da sugestão de quem supostamente nada sabia de mecânica de automóvel.

Mas Pedro Salviano não se fez de rogado, simplesmente abriu a porta e descendo do carro procurou a traseira da camioneta, retirando debaixo da carroceria um longo cabo de aço. Sem contar conversa, lançou a corda de metal e amarrou-a no para-choque do jipe. Em seguida, apenas disse ordenando ao descrédulo motorista: “Suba no seu carro e deixe o resto comigo”.

Ninguém poderia acreditar que a solução seria a mais prática possível, numa situação visivelmente difícil de ser resolvida por quem, realmente, nada entendia de mecânica, porém como velho experiente na vida, e na estrada, com a força de vontade superou aquele obstáculo, puxando Manoel Dantas e seu jipe carregado de tonéis de leite, entregando o produto de porta em porta, e o mais interessante, com a felicidade dos clientes que agradeciam pela certeza de naquele dia contar com o leite da família em suas casas.

Na volta do trajeto do leite, ao deixar Dantas em sua residência - que ficava na mesma rua onde morávamos -, meu pai embora com aparente generosidade ainda despertou polêmica, após desamarrar os fios de aço e jogá-los em cima da camioneta, se despedindo comentou: “Ô diachos, eu não lhe falei, Manoel, que resolveria o problema!

E saiu na camioneta acelerando em direção ao quarteirão logo após a bodega de Zé Teófilo, no centro de Caicó. 

Foto montagem reproduzida da publicação do DN e assessorn.com

*Texto originalmente publicado no Diário de Natal/DN Seridó em 07/02/2009, e outras publicações como Jornal Zona Sul e assessorn.com

Leia também da Série Sinforosa:

1: "A camioneta do fazendeiro e o homem da bicicleta";

▶ 2: "Sinforosa e as bandeiras de A.A.";

▶ 3: "Do alto do quebra-cu; Dares pra me ires, quantos qui eres?";

▶ 4: "Mais uma boa de 51 – a camioneta".

©2025 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo -  X/twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_

Natal recebe palestra gratuita do publicitário Walter Longo nesta 2a.feira (06)

 Considerado um dos maiores especialistas em inovação, tecnologia e transformação digital, Walter irá tratar sobre os "Impactos da Inteligência Artificial nos Negócios de Representação Comercial e na Sociedade", com palestra no auditório da Fecomércio; inscrições.

Natal irá receber a nova palestra do renomado publicitário Walter Longo sobre os "Impactos da Inteligência Artificial nos Negócios de Representação Comercial e na Sociedade". O evento será no dia 06 de outubro, às 15h, no auditório do Fecomércio, e tem entrada gratuita.

Considerado um dos maiores especialistas em inovação, tecnologia e transformação digital, Walter irá discutir como a inteligência artificial está transformando os negócios, abrangendo desde a personalização no atendimento ao cliente até a otimização da eficiência nas vendas. O público terá a chance de explorar os desafios e as oportunidades que a IA proporciona, recebendo insights valiosos para se preparar e se adaptar às demandas do futuro.

Walter ficou muito conhecido por ser um dos conselheiros de Roberto Justus no programa O Aprendiz, da RecordTV, mas possui uma carreira marcada por cargos de destaque e uma longa trajetória de liderança, tendo sido presidente do Grupo Abril e mentor de estratégia e inovação do Grupo Newcomm – uma das principais holdings de comunicação do Grupo WPP.

O evento é organizado pelo Conselho Federal dos Representantes Comerciais (Confere). Os interessados em participar da palestra devem fazer a inscrição, gratuita, no site do Confere, através do link: confere.org.br/inscricoes. As vagas são limitadas.

Sobre Walter Longo

Publicitário e Administrador de Empresas, com MBA na Universidade da Califórnia, Walter Longo é empreendedor digital, palestrante internacional e sócio-diretor da Unimark Comunicação. Ele possui uma longa trajetória de liderança, tendo sido presidente do Grupo Abril e mentor de estratégia e inovação do Grupo Newcomm – uma das principais holdings de comunicação do Grupo WPP.

Com uma carreira marcada por cargos de destaque, Walter ficou conhecido por ser um dos conselheiros de Roberto Justus no programa O Aprendiz, da RecordTV. Walter, atuou como diretor regional para a América Latina do Grupo Young & Rubicam, além de ter presidido organizações como Grey Advertising, Wunderman Worldwide, TVA, MTV e o Grupo Newcomm Bates. Fundador da primeira agência de Branded Content da América Latina, a Synapsys Marketing e Mídia, Walter Longo é referência em temas de inovação, tecnologia e transformação digital.

Serviço

Palestra com Walter Longo - "Impactos da Inteligência Artificial nos Negócios de Representação Comercial e na Sociedade"

Quando: 06 de outubro de 2025, às 15h

Onde: Fecomércio – Rua Padre João Damasceno, n.° 1935 – Lagoa Nova - Natal-RN

Inscrições: confere.org.br/inscricoes

por assessoria de imprensa/imagem relacionada à divulgação


©2025 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo -  X/twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_

De olho na Curva: Natal participa do rastreamento nacional da Escoliose

 Na Clínica RCA, Shopping Rio Grande, Av. Ayrton Senna, em Nova Parnamirim, de 6 a 11 de outubro, em crianças e adolescente na faixa etária de 10 a 16 anos.

A partir desta segunda-feira, 06, e até 11 de outubro, acontece o Rastreamento Nacional da Escoliose! Membros da Sociedade Brasileira de Escoliose estarão em diversas cidades do Brasil realizando gratuitamente o rastreamento. Em Natal, a fisioterapeuta Carla Lorenzini, da Clínica RCA, realizará os atendimentos.

A faixa etária escolhida para participação é de 10 a 16 anos e para que as crianças e jovens sejam atendidos é necessário que os pais ou responsáveis assinem um termo de consentimento. A avaliação é simples, não invasiva e indolor, trazendo informações aliosas para a saúde da população infantil e adolescente.

A importância do rastreamento

Em poucos minutos, profissionais capacitados identificam sinais de desvio na coluna e orientam sobre os próximos passos. Esse olhar atento é fundamental para o diagnóstico precoce e para evitar complicações no futuro.

Quanto mais cedo a condição é identificada e tratada, maiores são as chances de estabilização e melhor prognóstico, ajudando nossas crianças a terem o direito de descobrir mais cedo essa condição e, assim, evitar que ela progrida para curvas cirúrgicas.

Agendamento e mais informações: (84) 99477-8170 

Clínica RCA: Shopping Rio Grande, Av. Ayrton Senna, 2441, 3 andar, Nova Parnamirim Parnamirim

Por Assessoria de imprensa/Imagem relacionada à divulgação

©2025 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo -  X/twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_

Metrópole Parque conquista certificação Cerne 4 e se torna referência nacional

 A certificação é um dos reconhecimentos mais relevantes no ecossistema de inovação brasileiro

O Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) acaba de alcançar um marco histórico: a conquista da certificação Cerne 4, o mais alto nível de maturidade em gestão de incubadoras do Brasil. A chancela do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne) é concedida pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e será entregue oficialmente durante a Conferência Anprotec 2025, que acontece de 13 a 16 de outubro, em Foz do Iguaçu (PR).

Com a conquista, o Metrópole Parque se torna a primeira incubadora do Norte, Nordeste e Centro-oeste a receber o selo, que é hoje um dos reconhecimentos mais relevantes no ecossistema de inovação brasileiro. Atualmente, das mais de 400  incubadoras, aceleradoras e parques tecnológicos associados à Anprotec, apenas 11 possuem o Cerne 4, concentradas exclusivamente nas regiões Sul e Sudeste.

Durante a avaliação, a banca ressaltou a organização da documentação e dos processos de gestão, considerados referência em âmbito nacional. Também foram destacados o rápido e consistente crescimento do programa de incubação, que hoje já é reconhecido como modelo dentro e fora do Nordeste, a capacidade de gerar impacto real no ecossistema por meio de startups consolidadas, parcerias estratégicas nacionais e internacionais e da forte conexão com a universidade. 

Outro ponto enfatizado foi o reconhecimento de que o Metrópole Parque se tornou uma vitrine nacional da inovação. Para Rodrigo Romão, diretor do Metrópole Parque, a conquista é motivo de orgulho e representa um passo definitivo na consolidação do trabalho desenvolvido ao longo dos anos. “Esse é um marco que entra para a história do Metrópole Parque e reforça que estamos preparados para voar ainda mais alto, comprovando que é possível atingir os mais elevados padrões de excelência mesmo em cenários desafiadores”, afirma.

Para a presidente da Anprotec, Adriana Faria, o resultado representa não apenas o reconhecimento ao empenho de toda a equipe, mas também um marco para o fortalecimento dos ambientes de inovação no Brasil. 

“Ser a única instituição do Norte e Nordeste a atingir este nível demonstra o pioneirismo e a capacidade de liderança do Metrópole Parque, tornando-se referência para todo o ecossistema nacional. O Modelo Cerne tem se consolidado como uma ferramenta fundamental para qualificar a gestão, ampliar a governança e impulsionar o impacto dos ambientes de inovação. Que este exemplo inspire outras instituições da região a seguirem o mesmo caminho, consolidando cada vez mais uma rede de inovação forte, integrada e capaz de transformar realidades em todas as regiões do país”, aponta Adriana. 

Certificações

A certificação é resultado de um caminho iniciado há sete anos. Em 2018, o Metrópole Parque recebeu o Cerne 1, etapa voltada para o fortalecimento dos empreendimentos apoiados. Em 2022, conquistou o Cerne 2, voltado para a estruturação da incubadora como organização. Já o Cerne 3, que se refere à rede de parceiros, foi concedido em 2023.

O nível 4 do Cerne indica que, além de gerir de forma efetiva a incubadora e apoiar o desenvolvimento de empresas inovadoras, o ambiente de inovação é capaz de gerar inovações em seus próprios processos de forma sistemática. Isso significa que a incubadora não apenas fomenta novos negócios, mas também mantém um ciclo contínuo de aprimoramento em sua própria gestão.

Sobre o CERNE

Criado pela Anprotec, em parceria com o Sebrae, o Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne) é uma plataforma nacional que define boas práticas para ambientes de inovação e empreendedorismo. A metodologia está organizada em quatro níveis de maturidade — Cerne 1, Cerne 2, Cerne 3 e Cerne 4 — que funcionam como etapas de evolução na gestão das incubadoras.

O principal objetivo do Cerne é ampliar a capacidade das incubadoras e parques tecnológicos de gerar empreendimentos inovadores bem-sucedidos, criando uma base de referência capaz de reduzir a variabilidade nos resultados e de fortalecer o ecossistema de inovação em todo o país.

Sobre o Metrópole Parque

Criada em 2013, a incubadora do Metrópole Parque está localizada no terceiro andar do prédio do Instituto Metrópole Digital (IMD), da UFRN. Atualmente, acompanha 38 startups, sendo 22 incubadas e 16 pré-incubadas, que desenvolvem soluções em áreas como saúde, educação, biotecnologia, ciências de dados e e-commerce.

Os negócios têm acesso a uma infraestrutura moderna, assessorias especializadas em gestão, direito, marketing, finanças e desenvolvimento humano e organizacional, além de capacitações e oportunidades de networking que fortalecem o crescimento dos negócios.

O Metrópole Parque reúne ao todo mais de 170 empresas de TI associadas, de diferentes portes e modelos, que juntas já geram mais de 3.200 postos de trabalho no ecossistema de inovação do Rio Grande do Norte.

Para mais informações, acesse o edital completo no site do Metrópole Parque.

Assessoria de Comunicação do Metrópole Parque (IMD/UFRN).

Imagem relacionada à divulgação


©2025 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo -  X/twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_

Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa tem categoria exclusiva para estudantes do IFRN

 A categoria Mostra 90 Segundos - IFRN busca valorizar a produção de curtas desenvolvida por estudantes de todos os campis do Instituto. A inscrição é gratuita!

Com quase 40 mil alunos matriculados e 115 anos de fundação, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte firmou parceria com FINC – Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa. Considerado um dos mais importantes festivais audiovisuais do Nordeste, o evento vai funcionar como espaço de experimentação e promoção dos novos talentos estudantis, na área do audiovisual. Na edição 2025, egressos do IFRN vão poder participar da categoria Mostra 90 segundos - IFRN com curtas relacionados ao tema "Água".

O Festival de cinema de Baia Formosa será realizado nos dias 28 e 29 de novembro, no Espaço Arteco Camp, em Baía Formosa, se consolidando como um dos projetos mais duradouros em atividade no Rio Grande do Norte. As inscrições dos estudantes do IFRN são gratuitas e podem ser feitas no site do festival (fincbf.com) até o dia 12 de outubro. Serão aceitos filmes com 1 minuto e 30 segundos de duração. Os filmes precisam seguir o tema “Água”, criando obras que demonstrem criatividade e habilidade narrativa no curto perÍodo de tempo.

Além da categoria exclusiva para estudantes do IFRN, o FINC conta com outras três categorias abertas ao público em geral, com ou sem experiência na área. Os interessados podem se inscrever na categoria Mostra 90 segundos, Perólas do RN e Mostra Potiguar. Todas as inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio do formulário online do festival, no site fincbf.com ou no perfil @fincbrasil no Instagram. O Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa é uma realização da GREMI Film e Dragmor, com o apoio da Prefeitura Municipal de Baía Formosa.

Mais informações: https://fincbf.com

@fincbrasil

Luciana Oliveira/Assessora de Imprensa

luciana@sollarcomunicacao.com.br

(84) 98728-0813

Imagem relacionada à divulgação


©2025 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo -  X/twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_

Zurich Airport Brasil e órgãos de segurança intensificam combate ao transporte clandestino no Aeroporto de São Gonçalo

 A Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Natal, localizado em São Gonçalo do Amarante, reforçou seu compromisso com a segurança dos passageiros ao participar de uma ação conjunta de conscientização contra o transporte clandestino, realizada esta semana. A iniciativa foi liderada pelo Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), com apoio da Polícia Militar, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e da Zurich Airport Brasil.

Durante a ação, agentes abordaram passageiros recém-desembarcados, distribuíram informativos e contaram com a participação do grupo “Teatro de Trânsito”, que recepcionou os viajantes com mensagens educativas sobre segurança no transporte.

“A segurança e o bem-estar dos nossos passageiros são prioridades. Por isso, apoiamos integralmente ações como essa, que promovem o transporte legal e seguro. Trabalhar em parceria com o poder público é essencial para garantir uma experiência de viagem mais confiável e organizada para todos”, afirmou Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.

A Zurich Airport Brasil reforça que passageiros e visitantes devem optar por transportes oficiais como táxi, operadoras de turismo conveniadas e aplicativos de transporte. No caso de abordagens direta no saguão do terminal, a concessionária orienta que o passageiro não aceite a "corrida" e faça um boletim de ocorrência em uma delegacia de Polícia Civil ou de maneira online. 

A campanha dessa semana marca o início de uma série de ações contínuas que serão realizadas no aeroporto com o objetivo de coibir a prática do transporte clandestino. Em breve, uma campanha de orientação e conscientização sobre o tema estará presente em diversos canais de comunicação do aeroporto, reforçando o compromisso da Zurich Airport Brasil com a segurança e a informação dos passageiros.

“Além de garantir a segurança dos passageiros, nossas ações visam orientar e conscientizar sobre os riscos do transporte clandestino”, destacou o diretor do Demutran, Edmilson Gomes, reforçou que as fiscalizações são constantes e têm caráter educativo.

O chefe de fiscalização do DER, Jorge Luis, lembrou que o transporte clandestino é uma infração gravíssima segundo o Código de Trânsito Brasileiro.

Crédito foto: Prefeitura São Gonçalo do Amarante/Divulgação

Mais informações:

Cris Vieira/(48) 98837-8781

©2025 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo -  X/twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_

Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template