acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 20 de abril de 2023

Núcleo "Jardim de Histórias" promove roda de conversa sobre educação e família, no SEBRAE/RN

A discussão será em torno do tema "o papel da escola em situações de sofrimento dos alunos quando vivenciam conflitos familiares". A roda de conversa será dia 27 de abril, quinta-feira.

O núcleo Jardim de Histórias - composto por três escritoras, roteiristas e psicólogas potiguares: Alessandra Macêdo, Ana Andréa Maux e Geórgia Hackradt - surgiu em 2015, a partir da ideia de dialogar sobre temáticas de arranjos familiares fazendo uso da arte como ferramenta, seja na literatura, no audiovisual, nas artes visuais, entre outras linguagens.

Ana Andréia destaca a importância da arte para a abordagem dos temas envolvidos no projeto: “A proposta do Jardim de Histórias é a partir das expressões de arte, como a literatura e o audiovisual, a gente ter instrumentos que mobilizem afetos para nos ajudar na discussão dos temas que nós trabalhamos. Que são temas que envolvem família, então são temas que despertam afeto e a gente aprende que essa 'costura' entre arte e psicologia faz um casamento muito bonito.”

Com três livros lançados: “Filho por amor: a história de Guido” (2015/reedição em 2019); “Algodão-doce, carrossel e a madrasta” (2020) e “As Casas de Clara” (2022), ambos no segmento literatura infantil/ literatura infanto-juvenil, o grupo fomenta que os temas que envolvem as histórias façam parte das discussões diárias das famílias não apenas no ambiente doméstico, mas também escolar, a partir da distribuição dessas obras para os profissionais da educação, bibliotecas de escolas públicas e privadas e para os próprios estudantes de 07 a 11 anos.

Geórgia Hackradt reforça: “Os livros foram pensados com muito cuidado, desde as temáticas até às ilustrações. Nossa intenção é aproximar o leitor de temas que são sensíveis, fazendo isso de forma delicada e responsável.”

Além de publicações literárias e documentários, o Núcleo promove eventos e ações formativas. A próxima agenda será realizada no dia 27 de abril, no SEBRAE, com o Encontro da Caravana Jardim de Histórias, projeto que tem como principais objetivos pautar questão sobre vínculos familiares e suas mais variadas formatações; desconstruir eventuais preconceitos existentes no âmbito escolar com relação às crianças que pertencem a um arranjo familiar que não seja a tradicional família nuclear (pai, mãe e filhos biológicos); e auxiliar as instituições educativas a promoverem um ambiente benéfico ao pleno desenvolvimento infantil.

O evento contará com uma roda de conversa com as três integrantes do projeto - com o tema “O papel da escola em situações de sofrimento dos alunos quando vivenciam conflitos familiares” - além de uma sessão de lançamento dos livros do núcleo Jardim de Histórias.

“Proporcionar esse momento de diálogo, além de fortalecer nossos laços com o segmento da educação é o principal objetivo desse encontro a ser realizado dia 27 de abril, no Sebrae. Queremos promover uma tarde de conversas, lançamento e relançamentos dos nossos livros, receber pessoas para trocar informações, experiências, além de ampliar a visibilidade do nosso projeto. Estamos muito felizes por essa oportunidade e desde já reforço o convite a todos que tenham interesse na temática e em nosso projeto em sua amplitude, que relaciona sempre arte e psicologia”, comenta Alessandra Macêdo.

O projeto Caravana Jardim de Histórias conta com o patrocínio da Prefeitura do Natal, Programa Djalma Maranhão, Arenas das Dunas e Sebrae/RN. É uma realização do Jardim de Histórias.

SERVIÇO:

Caravana Jardim de Histórias

Quinta-feira, dia 27 de abril

No Sebrae/RN - Av. Lima e Silva, 76 – Lagoa Nova

Acesso gratuito

Programação:

14h às 15h30 | Roda de Conversa com Alessandra Macêdo, Ana Andréa Maux e Geórgia Hackradt | “O papel da escola em situações de sofrimento dos alunos quando vivenciam conflitos familiares”

16h às 17h30 | Sessão de Lançamento de Livros do núcleo Jardim de Histórias

*Os três livros estarão à venda para o público interessado

CANAIS DE MÍDIAS:

www.instagram.com/jardimdehistorias 

www.youtube.com/@jardimdehistorias_

Luciana Oliveira/Assessora de Imprensa

luciana@sollarcomunicacao.com.br

Imagem relacionada à divulgação

©2023 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram: www.instagram.com/assessorn/

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template