acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Especialista dá dicas de como usar parcelas do décimo terceiro da melhor forma

 Com a gratificação, trabalhadores devem priorizar o pagamento de dívidas e investir para receber uma renda extra

Trabalhadores sob regime da CLT e que trabalharam por pelo menos 15 dias este ano receberam, neste final de novembro, a primeira metade do décimo terceiro salário, e a segunda parte deve ser depositada, no máximo, até 20 de dezembro. Este ano, o pagamento do 13º salário deve injetar R$ 250 bilhões na economia brasileira, quase 2,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Com o dinheiro no bolso, muitos trabalhadores se perguntam: qual a melhor forma de usar o valor extra? Segundo especialistas, é preciso ter cautela na hora de escolher como usar o valor da gratificação. Pagar contas, organizar a vida financeira e investir devem ser as prioridades.

De acordo com Erlivaldo Bandeira, consultor de Negócios da Central Sicredi Norte/Nordeste, a dica é colocar no papel as dívidas, despesas mensais e metas para, assim, analisar o melhor cenário e fazer um bom uso do valor.

O especialista alerta que o trabalhador deve lembrar que o final de ano já demanda gastos além dos tradicionais, uma vez que existem as festas e despesas com confraternizações. O início do ano também pede maiores gastos, como IPVA, IPTU, matrícula escolar, entre outros.

“Entendendo melhor a própria realidade financeira, é hora de escolher como utilizar o décimo terceiro. Os mais endividados devem optar por pagar as contas de maior valor e evitar que elas gerem juros acima do esperado. É possível também negociar débitos junto aos bancos, acumulando descontos. Se as dívidas foram quitadas e o valor das despesas de início do ano está reservado, a dica é investir para buscar um rendimento extra”, explica Erlivaldo.

Com mais de 2.200 agências por todos os estados do país, o Sicredi possui diferentes modalidades de investimento no mercado. As opções vão desde linhas voltadas para perfis mais arrojados e com uma maior quantidade de recursos disponíveis, até as mais conservadoras, preferencialmente utilizadas em momentos de juros e Selic em alta.

Juros em alta favorecem renda fixa

Com a taxa Selic na casa de 13,75% ao ano, há uma retomada pela procura da renda fixa como opção de investimento. De acordo com dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, a renda fixa representava 61,3% dos investimentos dos brasileiros no segundo trimestre de 2022, o maior patamar trimestral dos últimos quatro anos.

Entre os principais investimentos em renda fixa, destaca-se o RDC (Registro de Depósito Cooperativo), muito semelhante aos CDBs dos bancos, onde cada aplicação tem um prazo determinado e, na data combinada, o investidor recebe o valor que investiu acrescido da rentabilidade prevista na contratação. Funciona como um empréstimo, mas ao invés de a pessoa solicitar o crédito e pagar juros à instituição, ela faz o oposto: empresta seu próprio dinheiro e a emissora do título pode utilizá-lo para realizar suas atividades.

“A renda fixa permite ao investidor encontrar a opção mais adequada, de acordo com o seu perfil, para organizar suas finanças, investir seu dinheiro de maneira segura e conseguir aumentar seu patrimônio”, afirma o consultor de Negócios, Erlivaldo Bandeira.

5 dicas para usar bem o décimo terceiro

1. Se não possui dívidas a quitar ou se já pagou e ainda sobrou algum valor, faça as compras de fim de ano à vista, evitando parcelamentos que alongam as dívidas e comprometem parte do orçamento futuro.

2. Aproveite a concorrência no comércio para pesquisar preços e tentar negociar melhores valores pelos produtos que planeja comprar.

3. Se possível, antecipe as suas compras de fim de ano. Quanto menor for o seu prazo para pesquisar, maior a sua chance de ter que comprar por um valor mais alto.

4. Aproveite o ‘dinheiro extra’ em mãos para tentar renegociar dívidas sem parcelar, evitando assim a cobrança de mais juros e ainda possibilitando um desconto significativo no valor total da dívida.

5. Se as dívidas não existem, ou são poucas, aproveite para juntar o valor do 13º para pagar sem parcelamento tributos como IPTU e IPVA, usufruindo dos descontos do pagamento antecipado.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.200 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros.

Por Pauta Comunicação

83 99630-1967

luanaferreira@pautacom.com.br

©2022 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram: www.instagram.com/assessorn/

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template