acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Documentário "Ofício Artista II - Arte é o Nosso Negócio" estreia nesta quarta


 Contemplado no Edital de Economia Criativa do Sebrae/RN 2022, o documentário "Ofício Artista II - Arte é o Nosso Negócio", dirigido por Carito Cavalcanti e Fernando Suassuna, que traz uma viagem ao interior do Estado e ao nosso próprio interior através da invenção de três grandes artistas de Acari, Açu e Parnamirim: Roberta Barbosa, Shicó do Mamulengo e Thaise Galvão. O filme estreia nesta quarta-feira (30) no canal da Praieira Filmes no YouTube.

O projeto tem como objetivo mapear artistas relevantes para a cultura do nosso estado, assim como revelar um pouco da luta diária de quem escolheu a arte como profissão, mostrando que atrás de cada música, poema ou performance existe uma vida inteira de dedicação, estudo e prática. Ao documentar as jornadas de artistas que conquistaram seu espaço - apesar das adversidades próprias desse setor – a iniciativa audiovisual fortalece a ideia de que o segmento artístico pode ser sustentável. Em outras palavras, a arte pode ser um bom negócio tanto em termos econômicos, gerando empregos, quanto em termos mais subjetivos, ao reforçar nossa identidade cultural.

“Conhecer o universo singular de cada artista, trocando experiências com gente tão talentosa do interior do RN, é também conhecer a nós mesmos. É reconectar-se com nossas raízes. É identificar as semelhanças e celebrar as diferenças. É saber mais das nossas dores. Mas também das delícias desse ofício de fazer arte”, destaca Fernando Suassuna.

Carito fala um pouco sobre a trajetória do novo trabalho: “Vamos juntos para Acari para depois da parede do açude com Roberta Barbosa, pelo caminho das pedras e das águas do Gargalheiras, sentar-se à sombra do Mulungu e celebrar sua arte-corpo-território-oratório. Vamos para Assú conhecer e brincar com a arte imitando a vida nos bonecos de Shicó do Mamulengo, inspirados no unir-versos ao seu redor - memória & identidade estirando a língua e a linguagem. E vamos para Parnamirim sentir a dança-pensamento sociopolítico em corpo-terra-mar na coreografia existencialista de Thaise Galvão. "Ofício: Artista II" - conhecendo os processos criativos e empreendendo na mistura urgente da arte vida, dos artistas-lugares, na geografia sentimental de histórias que se multiplicam em uma experiência sensorial, em busca da poesia cinematográfica.”

Em 2021 o projeto registrou a trajetória de: Alex Muniz, ator de Caicó; Adélia Danielli, poeta de Currais Novos e Severo Ricardo, músico de Mossoró. O filme está disponível no Youtube da Praieira Filmes e ainda pode ser conferido pelo público.

Luciana Oliveira/Assessora de Imprensa

luciana@sollarcomunicacao.com.br

(84) 98728-0813

Imagem relacionada à divulgação

©2022 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram: www.instagram.com/assessorn/

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template