acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Palestra tem como estratégia a reestruturação do Sistema Estadual de Auditoria

Nesta terça-feira (22), a chefe da Seção de Auditoria (SEAUD) da Superintendência do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte (SEMS/RN), Aparecida Dantas Medeiros, proferiu uma palestra na I Oficina do Sistema Estadual de Auditoria (SEA). O evento, que foi organizado pela Coordenação do SEA, teve como tema “Estratégias para a Reestruturação do Sistema Estadual de Auditoria/SUS/SESAP/RN” e ocorreu no prédio da Faculdade UniFacex, em Natal.

Segundo Janaina Bessa, coordenadora do SEA, a necessidade da oficina surgiu pelo anseio dos auditores não terem suas atribuições definidas. “Chegam diversas demandas para a gente, assuntos que não têm relação com nossa competência, mas acabamos acatando, porque não temos um documento para nos defender”, explica Janaína. O evento também teve a presença do secretário estadual de Saúde do RN, Cipriano Maia, para dar apoio a iniciativa.

A chefe da Seção de Auditoria (SEAUD/RN), Aparecida Medeiros esclarece que o órgão vem contribuindo para a reestruturação do Sistema de Auditoria da Secretaria Estadual de Saúde (SEA/SESAP/RN). No início de setembro deste ano, técnicos da SEA participaram de um curso de qualificação no contexto do Sistema Nacional de Auditoria, na sede da SEMS/RN, oferecido pelo DENASUS, o Departamento de Auditoria do SUS. “Nós estamos contribuindo através de uma cooperação técnica”, afirma Aparecida, que ressalta a finalidade de colaborar com esse processo desenvolvido na SESAP. “Por isso na palestra relatei sobre a estruturação do Sistema Nacional de Auditoria, em nível federal, os avanços e retrocessos que tivemos, para que eles possam se espelhar e ter uma base para o que está por vir”, conclui.

Além da SEAUD/RN, também participou como palestrante o assessor Jurídico do Sindicato dos Servidores do Sistema Nacional de Auditoria do SUS (UNASUS Sindical), da Seção de Auditoria do Ceará (SEAUD/CE), Francisco Nazareno Avelino. “Todo evento que busca satisfazer as políticas públicas, interagir com o conhecimento, é sempre bem-vinda. Até porque a intenção principal é multiplicar esse conhecimento, e dar a quem está aqui presente o direito de buscar o comprometimento do poder público com o serviço público”, comentou o assessor.

A oficina contou com cerca de vinte participantes e propôs que a minuta do decreto definindo a reestruturação interna de atribuições deve ser enviada até o final de novembro para publicação.
Por Ascom MS/RN
Fotos: Maria B. Araújo
©2019 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários:

  1. Puxa vida devo agradecer vocês ganharam meu dia que site fantástico cheio de noticias não me canso de Elogiar já é a minha terceira visita por aqui absolutamente fantástico.


    Gir Leiteiro


    ResponderExcluir

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template