acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 16 de abril de 2019

Universidade promove 5ª Jornada Internacional de Alfabetização


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove a 5ª Jornada Internacional de Alfabetização, que acontece entre os dias 14 e 15 de maio no auditório da Reitoria, com o objetivo de contribuir para a discussão sobre os desafios à formação dos professores alfabetizadores. A programação tem como foco o debate sobre os conhecimentos e as metodologias que se devem fazer presentes na formação inicial e continuada, a partir de conferência internacional, mesas-redondas, minicursos, workshops, sessão de pôsteres e simpósios.

A conferência internacional abre o evento com o professor emérito da Universidade de Rennes (França), Jean Émile Gombert, que aborda o tema “L’apprentissage de la lecture: de la recherche à l’application”. Já as mesas-redondas contam com nomes nacionais e internacionais na discussão dos assuntos “A cultura letrada em Portugal, a alfabetização no Brasil e as políticas públicas”; “Aspectos teóricos e práticos da alfabetização” e “Alfabetização, formação de professores e propostas de interface”.

Os participantes também podem se inscrever para workshops e minicursos sobre diferentes aspectos voltados ao tema central do evento, “Da consciência metatextual à compreensão leitora na formação de professores da educação infantil e do ensino fundamental”. Do mesmo modo, está aberto o espaço para sessão de pôsteres e simpósios para apresentação oral de resumos de pesquisas, relatos, estudos e experiências de casos.

As inscrições para a 5ª Jornada Internacional de Alfabetização estão abertas até 1º de maio no site do evento, coordenado pela UFRN, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Universidade do Estado da Bahia (UESB), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Para acessar o site, clique aqui: https://doity.com.br/5-jornada-internacional-de-alfabetizacao/. [ASCOM Reitoria/UFRN]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template