acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 16 de abril de 2019

Maternidade Januário Cicco firma parceria para atender bebês com língua presa


Acordo firmado com o Departamento de Odontologia da UFRN dará início às correções do frênulo lingual em recém-nascidos

Referência no atendimento à mulher e ao recém-nascido no Rio grande do Norte, a Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN), vinculada à rede Ebserh, deu mais um passo importante na assistência prestada aos bebês. Nesta semana foi estabelecida uma parceria com o Departamento de Odontologia da UFRN, dando início ao serviço que viabiliza a realização das frenotomias, liberação do frênulo lingual alterado.

A técnica consiste em realizar um pequeno corte na membrana abaixo da língua (pique na língua) quando, após o Teste da Linguinha, é detectado que o recém-nascido tem a língua presa. Dados do serviço indicam que 6% dos bebês nascidos na MEJC possuem este problema.

A fonoaudióloga e preceptora da MEJC, Luiza Aline Costa Monteiro, explica que a anquiloglossia – alteração no frênulo lingual - pode trazer dificuldades na amamentação, causando o desmame precoce e impedindo o bebê de usufruir todos os benefícios do aleitamento materno exclusivo. “Quando o frênulo apresenta alterações ocasiona restrições no movimento da língua, levando a problemas de fala, mastigação e insatisfações sociais”, diz.

Foi o que aconteceu com o pequeno Levi, filho da dona de casa Adeilma Bezerra. A mãe relata que o filho apresentava dificuldades para mamar, engasgava, fazia longas pausas durante a amamentação e demonstrava cansaço quando estava mamando. “Através do teste da linguinha identificamos que ele tinha a língua presa e hoje vimos aqui realizar o procedimento”, afirma.

Segundo a professora do Departamento de Odontologia da UFRN e tutora da Residência Multiprofissional em Saúde da Criança, Isabelita Duarte Azevedo, a ação é fruto da parceria do departamento com a MEJC, através do serviço de Fonoaudiologia. “O serviço de Fonoaudiologia da maternidade realiza o diagnostico prévio dos bebês que possuem freios encurtados e posteriormente são agendados os procedimentos do pique na língua, favorecendo a amamentação, a nutrição desta criança e o ganho de peso”, explica.

Para a gerente de ensino e pesquisa da Maternidade, Maria da Conceição Cornetta, a parceria firmada possibilita ganhos para o ensino, a pesquisa, extensão e a assistência. “Este é um modelo de projeto onde é possível por meio do ensino e da extensão transformar o cuidar, melhorando ainda mais o nosso atendimento e trazendo uma maior produção de conhecimento em relação à pesquisa”, assegura.

Os procedimentos estão sendo realizados às quartas-feiras com os recém-nascidos da MEJC, através de agendamento prévio.
Unidade de Apoio Corporativo
Maternidade Escola Januário Cicco
Imagem relacionada à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template