acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 22 de março de 2019

Estudantes de Fisioterapia capacitam cuidadores do Instituto Juvino Barreto


Atividade está inserida na programação do estágio "Saúde do Idoso", promovido pela faculdade em Natal

A Fisioterapia é uma excelente aliada para uma melhor qualidade de vida na terceira idade. Com este objetivo, a turma do 8° período do curso de Fisioterapia da faculdade Estácio de Natal executa uma capacitação junto aos cuidadores dos idosos atendidos pelo Instituto Juvino Barreto. A ideia é que eles incorporem em suas rotinas diárias técnicas para melhor auxiliar as necessidades dos idosos.

“É certo que a Fisioterapia pode ajudar ao idoso minimizando os efeitos provocados pelo processo de envelhecimento. Ter um cuidador com esta atenção e entendimento, é um investimento na melhoria das atividades do dia a dia dos pacientes”, afirma a coordenadora do curso de Fisioterapia da Estácio Natal, Ana Luiza Teixeira.

O treinamento com os profissionais iniciou neste mês de março, a partir das dificuldades expostas por eles. “Planejamos ações que possam colaborar, além do incremento no trato com o paciente, também contribuir com uma melhoria no âmbito pessoal destes profissionais e, consequentemente, na execução do seu trabalho”, relata Ana Luíza, professora responsável pela turma de estágio “Saúde do Idoso”. A atividade de capacitação está inserida na programação do estágio, promovido pela faculdade para os alunos do curso.

Na primeira etapa, ocorrida nesta semana, foram passadas orientações para o autocuidado dos profissionais, com dicas de alongamento e forma ideal de descanso; orientações sobre as consequências do imobilismo para o idoso, abordando cuidados com os principais sistemas afetados; dicas para prevenção de quedas; orientações sobre como trabalhar os estímulos cognitivos; além do alerta sobre exercícios contraindicados para os idosos.

Nesta próxima semana, a partir da segunda-feira (25), os cuidadores continuarão o treinamento com uma nova programação. Eles irão colocar em prática todas as dicas que receberam, auxiliados pelos estudantes de Fisioterapia. A ideia é que a rotina de trabalho seja incrementada, melhorando ainda mais a vida dos idosos atendidos pela instituição. [por assessoria de imprensa]
Foto relacionada à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template