acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 22 de março de 2019

Treinamento no RN capacita multiplicadores gestores para a nova plataforma DigiSUS


Na última quinta-feira (21) foi iniciado, em Natal, o treinamento para apoiadores que atuam na ferramenta do DigiSUS Gestor - Módulo Planejamento, e será concluído nesta sexta (22), no Laboratório de Informática do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC/UFRN), com a finalidade de capacitar multiplicadores que darão suporte a esta nova plataforma digital em substituição aos antigos sistemas SARGSUS - Sistema de Apoio à Elaboração do Relatório de Gestão e o SISPACTO -  Sistema de Pactuação.

O Núcleo do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte (NEMS/RN), através da Seção de Apoio Institucional e Articulação Federativa (SEINSF), participa do treinamento oferecendo apoio logístico, que tem iniciativa do Departamento de Articulação Interfederativa (DAI) do Ministério da Saúde.

O treinamento está sendo ministrado pela servidora Ana Cássia Cople Ferreira, lotada no SEINSF do Rio de Janeiro, com trinta participantes, provenientes da equipe da Secretaria Estadual de Saúde (SESAP/RN); do Conselho Estadual de Saúde (CES); Secretaria de Saúde de Natal (SMS) e apoiadores técnicos do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS/RN), os quais serão multiplicadores para os gestores e técnicos das secretarias municipais de Saúde e dos conselhos de saúde, no âmbito do Rio Grande do Norte.

“O treinamento é importante para os gestores, que vão ter conhecimento da nova plataforma a ser utilizada no ambiente de produção”, ressalta a chefe da SEINSF/RN, Fabiana Figueiredo. Ela esclarece que a nova plataforma ainda não está disponível para os acessos, porém será liberada através de publicação oficializada pelo Ministério da Saúde. “Para os Núcleos, a ferramenta dá visibilidade para os trabalhos das equipes das seções de Apoio Institucional e Articulação Federativa (SEINFS/MS), oferecendo maior integralidade, atuando mais próximo, fortalecendo a gestão”, afirma.

A palestrante Ana Cássia destaca a metodologia do treinamento, explicando as novas funcionalidades, discutindo as diferenças dos sistemas anteriores e também sobre os processos de planejamento no intuito de qualificar, tanto a orientação das pessoas que dão apoio aos municípios como a qualificação da própria informação a ser inserida no sistema. Este mesmo treinamento, segundo afirma, ela já ministrou nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará e Amapá, embora outros estados já tenham realizado, como alguns ainda faltam promover até que o sistema esteja liberado.

DigiSUS Gestor Módulo Planejamento

O DigiSUSGestor – um dos componentes da estratégia e-Saúde – é uma plataforma digital em construção, que tem por objetivo instrumentalizar os gestores públicos, pesquisadores e toda a sociedade, a obter e informações e dados produzidos pelo MS, por suas entidades vinculadas e por órgãos de pesquisa e disponibilizá-los de forma sistematizada, em forma de painéis, mapas, gráficos e tabelas de caráter executivo e gerencial.

Nos últimos anos, o Ministério da Saúde tem desenvolvido ações no âmbito da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), com vistas a fomentar o planejamento ascendente, a discussão do rateio dos recursos e a fortalecer o processo de regionalização em saúde e de organização do sistema. Estas ações buscam trazer efetividade às determinações estabelecidas na legislação do SUS. Dentre as prioridades do MS, está a reformulação dos sistemas de informação do SUS, com foco na integração das informações, de forma a facilitar o planejamento e monitoramento das ações e serviços em saúde.

A gestão do DigiSUS Módulo Planejamento (DGMP) será do Departamento de Articulação Interfederativa (DAI/MS), por meio da Coordenação Geral de Articulação dos Instrumentos da Gestão Interfederativa (CGAIG/MS). [Ascom MS/RN]
Fotos relacionadas à publicação/ms-rn
©2019 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template