acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Médica potiguar é homenageada na 15ª Mostra Nacional Expoepi; evento será aberto nesta quarta

Maria do Carmo Lopes de Melo é graduada em medicina pela UFRN. Oito profissionais médicos foram selecionados para serem homenageados na edição deste ano

Nesta 15ª edição da Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), promovida pela Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, entre os homenageados está a médica potiguar Maria do Carmo Lopes de Melo, selecionada pela notoriedade do trabalho prestado à saúde pública do Rio Grande do Norte e do Brasil, onde atua no trabalho de redução da mortalidade materna e infantil, formação, educação continuada e assistência, promovendo a saúde e tornando o SUS cada vez mais forte.

A 15ª edição da Expoepi será aberta nesta quarta-feira (28), e segue até sexta (30), no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, que a cada mostra presta homenagens às personalidades de destaque que fortalecem o Sistema Único de Saúde (SUS). A promoção da saúde sempre é um dos principais temas nos debates da Expoepi que durante o evento os participantes também poderão acompanhar painéis, mostras competitivas e mesas redondas, com discussões atualizadas sobre a vigilância em saúde no País. A última edição da Expoepi foi realizada em 2014.

Os outros homenageados, totalizando oito especialistas por seus trabalhos desenvolvidos ao longo de suas carreiras, são: Adriana Suely de Oliveira Melo (médica graduada pela Universidade Federal de Campina Grande/PB; Amilcar Tanuri (Formado em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; médica Ana van der Linden (graduada na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)); Elisabeth Conceição de Oliveira Santos (Graduada em biomedicina pela Universidade Federal do Pará); médico sanitarista e epidemiologista Jarbas Barbosa da Silva Jr (Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco); Volney de Magalhães Câmara (professor titular da Faculdade de Medicina e do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro); e Vanessa van der Linden Mota (médica graduada pela Universidade Federal de Pernambuco). Confira aqui o perfil da Dra. Maria do Carmo e dos outros homenageados.

Alimentação saudável

A edição deste ano da 15ª Expoepi será destacada pela alimentação saudável. Além de fortalecer as ações de promoção à saúde e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, diabetes e obesidade, uma das prioridades do Ministério da Saúde, a seleção do cardápio está de acordo com a Portaria nº 1.274, de 7 de julho de 2016, que apresenta diretrizes sobre alimentação adequada e saudável nos ambientes de trabalho. Também está em sintonia com “Guia para a elaboração de refeições saudáveis em eventos”, publicação lançada no ano passado pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Premiação

Os prêmios da 15ª Expoepi, regulamentados por edital público, totalizam o montante de R$ 969.000,00, e para todas as categorias previstas serão premiados os três primeiros colocados. Serão premiadas as experiências bem-sucedidas dos serviços de saúde; os trabalhos técnico-científicos no âmbito de programas de pós-graduação dos profissionais que atuam no SUS; e experiências bem-sucedidas conduzidas pelos movimentos sociais que contribuíram para o aprimoramento das ações da vigilância em saúde. Saiba mais sobre a 15ª edição da Expoepi.
Foto reproduzida do site da 15ª Expoepi

©2017 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template