acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 11 de julho de 2015

Rainha da Inglaterra responde carta de aluna de educandário caicoense

Fotos postadas na página do facebook do educandário
Um fato inédito chamou a atenção na vida escolar do Educandário Santa Terezinha, que este ano completa 90 anos de fundação, em Caicó, sertão do Rio Grande do Norte. Uma aluna do ensino fundamental escreveu uma carta para a Rainha da Inglaterra e, para surpresa de todos, a resposta foi entregue pelos Correios quarta-feira (8/07) desta semana.

O conteúdo da carta escrita por Fernanda Batista, a partir de uma aula de história, relata fatos pitorescos do município brasileiro e convida a majestade para as comemorações dos noventa anos de existência do colégio na cidade, que na ocasião seria com um chá da tarde.

A resposta da carta com o timbre da realeza britânica é endereçada à “Miss Fernanda Batista de la Nogueira” e foi assinada pela “assessora” da Rainha Elizabeth II, uma Lady-in-Waiting, que corresponde a uma assistente da rainha. Conforme a tradução, Elizabeth II manifesta o desejo de responder a estudante caicoense: “A Rainha deseja que eu escreva e agradeça pela sua carta. Vossa Majestade está lisonjeada de saber de você, e está interessada em saber de sua escola em Caicó-RN, onde você e seus colegas estão estudando a revolução Inglesa”, responde e diz que não poderá estar na cidade e de praxe se desculpa da agenda, agradecendo para o chá da tarde e da gentileza dela ter escrito para a rainha.

Textualmente, ela diz: “No entanto a Rainha não poderá visitar a sua escola, por ter uma agenda muito lotada. Vossa Majestade achou muito gentil de sua parte a ter convidada para um Chá da tarde”, e relata, ainda, que acrescentou algumas informações sobre a vida e o trabalho da Rainha na qual espera que ela goste. ”Estou lhe agradecendo novamente pela sua gentileza em escrever uma carta para vossa majestade”, encerra.

A idéia da carta, segundo a professora de história, Joalse Brito, foi de um aluno da turma e que outros estudantes da classe também escreveram à rainha no mês de março deste ano.

No Facebook, na página do educandário, a diretora do Santa Teresinha, Irmã Magna Lira, afirma que “é uma alegria muito grande para nós que fazemos a escola, estarmos celebrando os 90 anos e neste contexto recebermos uma carta da rainha da Inglaterra nos parabenizando. Isso é um marco e uma referência até porque nós também temos Casa na Inglaterra e esse intercâmbio é muito importante para os alunos. Nós estamos educando para a cidadania e para o crescimento humano, intelectual e cristão do povo seridoense”.

História

O Educandário Santa Teresinha foi fundado em 11 de outubro de 1925, com as Irmãs da Congregação Filhas do Amor Divino, sendo o primeiro estabelecimento de educação católica destinada à educação feminina em Caicó e também o primeiro da Congregação a ser instalado na região Nordeste do Brasil.

Mais antigo

Em Caicó, o educandário mais antigo é o Grupo Escolar Senador Guerra, com mais de um século de atividade, fundado em 11 de fevereiro de 1909, atendendo ao público com turmas masculinas e femininas, e sua sede própria, onde funciona até hoje, foi inaugurada há 90 anos, no dia 22 de setembro de 1925.

Príncipe

Interessante ressaltar que Caicó já foi Vila do Príncipe e Cidade do Príncipe, na época do Império, mudando com a proclamação da República, até ao atual nome.
  
©2015 www.AssessoRN.com | Jornalista Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template