acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 25 de agosto de 2012

Filósofos de renomes participam no RN do IV Colóquio Internacional de Metafísica

Na programação, o lançamento do livro Body and Justice (Corpo e Justiça), das professoras Cinara Nahra (foto) e Maria de Lurdes Borges
 
Foto: Divulgação
Será realizado nos dias 27, 28, 29 e 30 deste mês o IV Colóquio Internacional de Metafísica, promovido pelo Programa de Pós Graduação em Filosofia da UFRN. O Colóquio apresentará as atualidades da filosofia nacional e internacional, abordando autores como Platão, Aristóteles, Descartes, Shopenhauer, Nietzsche e muito mais.
 
Conferências:
 
As conferências serão realizadas sempre a partir das 19h no auditório da Biblioteca Central Zila Mamede, sendo a primeira com Oswaldo Giacóia falando sobre “Linguagem, Conhecimento, Metafísica: notas sobre Nietzsche e Platão”, seguido por Giovanni  Casertano  cujo tema será, “Ser, natureza e verdade: a antimetafísica de Górgias”.
 
No dia 28 (terça feira) o prof .Tom Sorell fala sobre, “Descartes: Excusable Caricature e Philosophical Relevance”, com tradução para o português, e em seguida Lucas Angioni falará sobre, “Necessidade e conhecimento científico em Aristóteles”.
 
O colóquio segue dia 29 com conferência às 19h de Oswaldo Chateaubriand Filho com o título, “O Verdadeiro e o Falso” e logo após, às 20h, Oscar Miguel Esquisabel com, “Leibniz: la ciencia general como una ontología de las ciencias". Neste dia acontecerá ainda, a partir das 17h30, no saguão do CCHLA, o lançamento do livro Body and Justice (Corpo e Justiça), escrito pela professora do curso de Filosofia da UFRN e coordenadora do Programa de Pós Graduação em Filosofia da UFRN, Cinara Nahra, e pela professora de filosofia da Universidade Federal de  Santa Catarina, Maria de Lurdes Borges.
 
O encerramento do encontro será na quinta feira dia 30 com as conferências de Maria Lúcia Mello e Oliveira Cacciola, “A filosofia da natureza em Schopenhauer” e José Osvaldo Jara García, “Más Allá de la penúria, El giro teórico de Nietzsche”.
 
GTs e conferencistas

 
Na programação da manhã e da tarde estão programados grupos de trabalhos (Gts): Ética e Metafísica, Arte e Natureza, História e Crítica da Metafísica, Lógica e Metafísica, Natureza e Metafísica na Filosofia Antiga, todos coordenados por professores do programa de pós graduação em filosofia da UFRN.
 
O evento conta com filósofos de renome no cenário internacional e nacional como Oswaldo Giacoia (UNICAMP), Giovanni Casertano (Università degli Studi di Nápoles "Federico II"), Tom Sorell (University of Birminghan- UK), Lucas Angioni (UNICAMP), Oswaldo Chateaubriand (PUC – Rio), Oscar Esquisabel (Universidade de La Plata – AR), Maria Lúcia Cacciola (USP) e José Jara (Universidad de Valparaíso- CL).
 
A promoção é do PPGFil/UFRN, com coordenação da Prof. Fernanda Bulhões, que tem na sua equipe organizadora os profs. Cinara Nahra, Daniel Durante e Gisele Amaral contando com o apoio da CAPES,  da Pró-Reitoria de Pós Graduação da UFRN,  e do CCHLA. Para maiores informações sobre a programação consulte o site http://www.cchla.ufrn.br/ppgfil/. A entrada é gratuita.
 
Assessoria imprensa do CCHLA-UFRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template