Por Fernando Luiz*
“Sem a música, a vida seria um erro, uma tarefa cansativa e um exílio.”
A afirmação acima é do filósofo e escritor alemão Friedrich Nietzsche.
Não se sabe ao certo quando surgiu a expressão “música, alimento da alma”, embora pensadores antigos, entre os quais Platão, afirmassem que o ritmo e a melodia “possuem sua sede na alma e exercem um poder educador e transformador sobre o ser humano.” Com o tempo a expressão passou a ser utilizada por filósofos, pensadores e escritores, transformando-se em um ditado popular e consolidando-se na cultura mundial, tornando-se uma espécie de definição para situar a importância da música na cultura dos povos.
Em Natal, o produtor cultural Jomardo Jackson, amante de Rock, MPB e admirador de praticamente todos os estilos musicais, utilizou-se da expressão para criar o festival MADA (Música Alimento da Alma) no final dos anos 1990. Na época, havia um vazio na cena cultural da capital potiguar, com relação a festivais de música independente e Jomardo decidiu preencher esse vazio, inspirado no Abril pro Rock, realizado desde o início da década de 1990 em Recife.
A primeira edição do MADA foi realizada no bairro histórico da Ribeira (no Largo da Rua Chile), dentro das comemorações dos 400 anos de Natal. Na sua primeira edição o evento não tinha denominação e um veículo da Imprensa local sugeriu encontrar um nome para o evento; foi então que Jomardo teve a ideia de batizar o evento inspirado em um texto criado por seu irmão, que afirmava: “quando a água acabasse no sertão, só restava a música, que alimenta a alma". E assim nasceu o MADA, Música que Alimenta a Alma.
Com o passar dos anos, o MADA deixou a Rua Chile e passou por outros espaços da capital potiguar, até se consolidar na Arena das Dunas. Em 2025, o evento foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio Grande do Norte.
Desde a sua primeira edição até hoje o MADA cresceu ao ponto de se tornar atualmente um dos mais importantes festivais de música independente e contemporânea do Brasil.
Com a visão extraordinária de Jomardo Jackson o MADA ganhou destaque por inserir nas suas edições anuais uma variada gama de de estilos musicais, reunindo anualmente artistas consagrados nacional e internacionalmente, além de abrir espaço para talentos norte-riograndenses.
O Festival MADA 2026 começou na sexta-feira, 16, e segue até hoje na Arena das Dunas, reunindo mais de 30 atrações.
Com o tempo, o MADA se consolidou e ganhou projeção nacional, merecendo até mesmo a transmissão pela Rede Globo para todo o país.
Parabéns, Jomardo; você colocou o RN em um lugar de destaque na cena cultural brasileira.
Instagram: @fernandoluizcantor
*Fernando Luiz: Cantor, compositor, escritor e produtor cultural. Formado em Gestão Pública, apresenta o programa Talento Potiguar, aos sábados, às 12h na TV Clube RN
0 comentários:
Postar um comentário