Por Fernando Luiz*
Ontem o programa Talento Potiguar, que eu apresento aos sábados pela TV Ponta Negra, apresentou um programa especial com a trajetória do palhaço Facilita, que está comemorando 52 anos de carreira.
Eu me apresentei pela primeira vez em um circo em 1982, na cidade de Macaíba, exatamente no circo do palhaço Facilita. Aquela foi só a primeira de inúmeras vezes que cantei no circo de Facilita em várias cidades do Rio Grande do Norte; além do circo de Facilita, fiz dezenas de shows em circos grandes, médios e pequenos no nosso estado, na Paraíba, em Pernambuco e Alagoas.
O palhaço Facilita tem uma ligação especial com nosso estado, pois nunca levou o seu circo para além da fronteira do RN. Ele começou a trabalhar como ajudante de palco no circo Mágico Nelson e terminou se casando com uma das filhas do patrão. Em meados dos anos sessenta, quando o circo se mudou para Alagoas, Facilita não quis ir: já tinha planos de possuir o próprio circo e mesmo sendo genro do mágico Nelson, preferiu não ir embora: viu sua esposa e filho partirem para Arapiraca, mas permaneceu no Rio Grande do Norte.
Durante mais de quarenta anos o circo de Facilita percorreu dezenas de cidades de todas as regiões do nosso estado.
Fiz mais de vinte shows no seu circo, mesmo depois do sucesso de Garotinha. Eu, Carlos Alexandre, Evaldo Freire (de Assu) e Paulo Márcio éramos os artistas potiguares que mais cantávamos em seu circo, que também recebia inúmeros cantores, entre os quais Waldick Soriano, Sandro Becker e Gretchen, para citar só alguns.
Onde Facilita chegava, agradava, fazia sucesso, criava bordões e, principalmente encantava as mulheres. Na sua longa trajetória Facilita teve inúmeros filhos e, embora com mulheres diferentes, é amado por todos eles, como ficou provado nos depoimentos destes no programa Talento Potiguar de ontem.
Facilita, com certeza, por sua dedicação ao nosso estado, por sua importância no cenário artístico potiguar, merece, com certeza um título de cidadão norte-rio-grandense.
O programa de ontem em homenagem ao palhaço mais querido do nosso estado, está disponível no canal do programa Talento Potiguar no Youtube.
Instagram: @fernandoluizcantor
*Fernando Luiz: Cantor, compositor, escritor e produtor cultural. Formado em Gestão Pública, apresenta o programa Talento Potiguar, aos sábados, às 8h30 na TV Ponta Negra, afiliada do SBT no RN.
0 comentários:
Postar um comentário