Por Fernando Luiz*
O potiguar de Areia Branca Tico da Costa era um músico e compositor extraordinário. Ele nos deixou em 29 de agosto de 2009. Ainda criança aprendeu a tocar com a família e desde muito cedo impressionava com sua destreza de manipular o violão e compor suas próprias músicas, que agradava a um público bastante diversificado.
Há alguns anos, ao compor no Recife, em apenas uma noite, 21 músicas para cada quadro de um artista plástico numa exposição que se realizava em uma galeria da capital pernambucana, Tico impressionou tanto, que recebeu um convite para tocar fora do país. Foi aí que teve início sua impressionante carreira fora do Brasil.
Com o passar dos anos, ele se firmou no mercado da música na Itália e seu nome se projetou na Europa; aos poucos ganhou fama internacional e passou a excursionar pela Europa, Estados Unidos, África, América do Sul e América Central.
No dia 29 de agosto de 2009, Tico da Costa nos deixou, aos 57 anos de idade, vítima de câncer no pâncreas.
Este ano, quando completa 16 anos de sua partida, se realizará, no próximo dia 13, no teatro Alberto Maranhão, às 19:30, a décima segunda edição do show Várias Vozes Num só Canto, uma produção da Tico da Costa Produções e do Coletivo O Canto de Tico da Costa, num realização do Sistema Nacional de Cultura, Política Nacional Aldir Blanc, Ministério da Cultura e Governo Federal, com o apoio local da Fundação José Augusto, Secult RN, Sebrae RN, Oficina Livre de Música, Inove e Arte Musical.
Nos últimos 15 anos, o show Várias Vozes Num só Canto já reuniu mais de 665 artistas potiguares entre intérpretes e músicos, além de bandas filarmônicas, orquestras e artistas de outros estados, entre os quais o compositor, arranjador, produtor musical e guitarrista Toninho Horta, com quem o talentoso artista de Areia Branca já dividiu o palco.
Este ano o show terá mais uma vez a direção musical de Eduardo Tawfic e contará com as presenças de Cida Lobo, Valéria Oliveira, Nara Costa, Íris Lima, João Batista e Zeca Brasil.
Apesar do talento de Tico da Costa ser reconhecido internacionalmente, sua monumental obra passou despercebida de grande parte dos potiguares. Graças à persistência da sua viúva Sara Fracchia, a sua obra continua preservada.
Não tive o prazer de conhecer Tico da Costa e só tomava conhecimento do seu prestígio internacional através da imprensa do nosso estado. Agora, vou ter a honra de participar do Várias Vozes Num só Canto, ao lado de grandes talentos da música potiguar.
Pra mim será uma grande honra fazer parte desse tributo ao artista potiguar mais conhecido internacionalmente. Um tributo mais do que justo.
Instagram: @fernandoluizcantor
*Fernando Luiz: Cantor, compositor, escritor e produtor cultural. Formado em Gestão Pública, apresenta o programa Talento Potiguar, aos sábados, às 8h30 na TV Ponta Negra, afiliada do SBT no RN.
©2025 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - X/twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_
0 comentários:
Postar um comentário