A solenidade foi inserida na programação do Fórum de Monitoramento das Ações da Agência de Desenvolvimento das Serras do Agreste Potiguar (Adesap), um dos principais parceiros institucionais na elaboração do PAT, ao lado do Sebrae-RN e das prefeituras municipais, por meio das respectivas secretarias de turismo. Além de Serra de São Bento, o plano contempla Passa e Fica, São José do Campestre e Monte das Gameleiras.
Empreendedores do setor de hospedagem (hotéis, chalés e pousadas), empresas de receptivo e artesãos completaram o público do evento. Juntos, eles construíram o plano de ação com base em uma metodologia participativa e estratégica, voltada para o fortalecimento da atividade econômica prioritária para o território.
O PAT fortalece a cadeia produtiva do setor ao incorporar estratégias inovativas, tecnológicas e associativas na atividade econômica. Ele passa a ser administrado pelo Comitê de Gestão Territorial (CGT), que tem à frente o presidente da Adesap, Evilásio Belmont.
“Desde o início, este é um trabalho de muitas mãos. E continuará sendo assim. A Adesap está à frente do Comitê de Gestão Territorial, mas depende da atuação de todos os atores envolvidos na cadeia produtiva do setor, para colher os frutos do que estamos plantando, que é o desenvolvimento do turismo nas serras do Agreste potiguar”, diz o empresário.
O CGT passa a investir na promoção do turismo integrado dos quatro municípios, visando o fortalecimento da atividade. Também nas ações de capacitação e qualificação dos profissionais do turismo e na promoção de feiras e eventos que estimulem o empreendedorismo, o fomento à cultura e à arte, além do desenvolvimento do artesanato local.
O gerente executivo de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste, Agnelo Peixoto, destaca a amplitude da tarefa. “São muitos elos trabalhados: hospedaria, restaurantes e receptivos, marketing, cultura, comercialização. Isso tudo observando atividades de suporte à infraestrutura, sustentabilidade ambiental, sustentabilidade social, governança e capital social e financiamento, que é a parte mais ligada ao BNB”, enumera o gestor.
Por Imprensa Banco do Nordeste/(85) 3299-3149 / (85) 9 9965-0339
Na foto, participantes do lançamento do PAT do Turismo das Serras do Agreste Potiguar (Divulgação)
.jpg)
0 comentários:
Postar um comentário