acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

domingo, 26 de outubro de 2025

Lançamento da Revista IHGRN #103 e palestra da Comitiva do IHGRN na Quinta Cultural

 Revista foi lançada dia 23 de outubro, na Quinta Cultural do IHGRN

Na tarde da quinta-feira, 23 de outubro de 2025, o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN) realizou mais uma edição da Quinta Cultural, marcada pelo lançamento da Revista IHGRN #103.

A nova edição apresenta ao público os Diários da Comitiva do IHGRN, escritos por André Felipe Pignataro, um dos editores da revista e integrante da expedição que percorreu, em 2023, os caminhos da histórica viagem do presidente da Província, Pedro Leão Veloso, realizada em 1861.

O evento teve início com uma homenagem ao poeta Paulo de Tarso Correia de Melo, falecido no dia 21 de outubro. Gustavo Sobral leu um poema do autor, seguido de um minuto de silêncio em sua memória. 

Em seguida, o escritor Honório de Medeiros, sócio do Instituto e também membro da Comitiva, apresentou o palestrante André Felipe Pignataro, destacando o caráter inovador e a importância histórica do projeto.

André Felipe apresentou o projeto que nasceu em 2019, a partir de uma ideia de Gustavo Sobral, inspirada nas crônicas do jornalista Francisco Othilio Álvares da Silva, publicadas no jornal O Recreio em 1861, sobre a viagem original da comitiva provincial. 

A iniciativa ganhou forma em 2023, com a criação, por portaria da presidência do IHGRN, da Comitiva do Instituto, formada pelos sócios Gustavo Sobral, Honório de Medeiros, André Felipe Pignataro e pela fotógrafa Bárbara Michaella.

A palestra apresentou o percurso completo da comitiva contemporânea, realizada em três etapas, entre julho e outubro de 2023, que refez, com rigor histórico e olhar contemporâneo, o itinerário de Leão Veloso. Foram mais de 3 mil quilômetros percorridos, passando por Macau, Assú, Caicó, Pau dos Ferros, Apodi, Mossoró e Porto do Mangue, entre outras localidades, reconstituindo a rota e os registros do passado através de mapas, fotografias e relatos.

A conferência foi acompanhada por sócios e convidados. O Salão Nobre foi completamente ocupado. Encerrando a programação, foi realizado um coquetel de lançamento no jardim da Casa da Memória, reunindo os participantes e celebrando a nova edição da revista que está à venda na sede do Instituto.

O Instituto agradece ao Sistema Fecomércio RN, representado pelo diretor Fernando Virgilio, pela parceria e pelo compromisso com a promoção da cultura e do conhecimento no estado; ao sócio Francisco Galvão, saxofonista, pela sua apresentação musical; a equipe de colaboradores Antônio Sales, Erineide Mendes e Manoel Bezerra.

Comissão de Comunicação/comunicacao@ihgrn.org.br

Foto: Manoel Onofre Jr.


©2025 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo -  X/twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_
Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template