Deputado Adjuto Dias homenageia o Educandário Santa Teresinha de Caicó na Assembleia Legislativa pelo seu centenário
Fundado há 100 anos, o Educandário Santa Teresinha consolidou-se como referência no ensino potiguar, sendo responsável pela formação educacional e moral de diversas gerações. Ao longo de sua trajetória, a instituição se destacou pelo compromisso com a qualidade de ensino e pela contribuição direta ao desenvolvimento social e cultural do Rio Grande do Norte.
Falando em nome da Assembleia Legislativa, o deputado Adjuto Dias enalteceu o papel das pessoas que contribuíram ao longo da história centenária do Educandário Santa Teresinha. No entendimento do parlamentar, “a grandeza de uma instituição se mede também pela vida e missão das pessoas que a conduzem” e, por isso, o parlamentar prestou homenagem às personalidades que marcaram a história da instituição e da Congregação das Filhas do Amor Divino.
Durante a solenidade, foram lembrados os professores, gestores, funcionários e estudantes que marcaram a história centenária da instituição, ressaltando o papel da escola na formação de cidadãos conscientes e preparados para os desafios do futuro.
Discursando em nome de todas as homenageadas, a irmã Juliana Alves Pimentel agradeceu pela iniciativa do deputado Adjuto Dias em propor a homenagem e relembrou a história do Educandário.
“Como discípulas seguidoras de Jesus, não buscamos reconhecemos humanos, mas quando eles vêm nos incentiva a nos mantermos no caminho certo e nos faz sentir aceitos, amados e comprometidos. Firmamos nosso compromisso de continuar firmes em nossa missão educativa seguindo as orientações de Madre Francisca Lechner, nossa fundadora. Que Deus abençoe todos nós”, disse a irmã Juliana Alves Pimentel.
- Blog do jornalista Heitor Gregório
JBAnota - O Educandário Santa Teresinha foi inaugurado em 11 de outubro de 1925, no governo do caicoense José Augusto Bezerra de Medeiros (1923-1925), e foi o primeiro estabelecimento de educação católica destinada a educação feminina em Caicó e região do Seridó, como também o primeiro da Congregação Filhas do Amor Divino instalado na região Nordeste do Brasil, que posteriormente, em 1932, foi fundado em Natal o Colégio Nossa Senhora das Neves.
- MINHA MÃE: Alzira Tavares de Araújo fez seus estudos iniciais no Santa Teresinha, ainda na primeira década do educandário, em Caicó, de onde ela sempre comentava das irmãs estrangeiras que lecionavam no colégio e das amizades que fez, embora a maioria das meninas fossem filhas de famílias abastardas da cidade, e agradecia pela nobreza de seus pais - meus avós - por garantirem os estudos aos quatro filhos, porque os outros irmãos homens estudaram no Colégio Diocesano, tempos depois.
Vídeo da solenidade reproduzido do Instagram do Colégio N.Sa. das Neves:
©2025 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - X/twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_
0 comentários:
Postar um comentário