acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 27 de setembro de 2025

Autora potiguar Vanessa Augusta lança livro sobre a Economia do Cuidado

 

A autora potiguar Vanessa Augusta lança, no mês de outubro, o seu primeiro livro de ficção “Eu sou o animal da minha mãe”. A obra tem como tema central a economia do cuidado, abordando os efeitos sociais, financeiros e emocionais que atingem mulheres que se dedicam a cuidar do outro.

A economia do cuidado abrange as atividades que visam a manutenção da vida e o bem-estar de pessoas, como cuidar de crianças, idosos, doentes ou pessoas com deficiência. Apesar de ser fundamental, esse trabalho por muitas vezes é invisível, não sendo devidamente valorizado na sociedade, e sendo majoritariamente realizado por mulheres, acarretando desigualdades sociais e econômicas.

Durante o processo de escrita Vanessa mergulhou em uma vasta pesquisa sobre relações familiares. Entre conversas com diversas mulheres sobre o universo da maternidade, leituras reais e ficcionais, e escutas sobre o tema, a autora foi construindo o seu enredo.

“Meu desejo era fugir da ideia de maternidade convencional, aquela que santifica a mãe. Eu sempre quis fugir desse lugar. E quando as mães não amam? E quando as mães não estão preparadas para serem mães? E quando a mãe não cuida?”, questiona a autora.

O livro se desenrola entre as lembranças da infância de A. e o momento atual, quando ela está cuidando da mãe na velhice, e os papeis do cuidado se invertem. Agora, sendo ela a cuidadora, ela deixa a mãe passar por algumas situações desconfortáveis que ela viveu, como uma espécie de vingança. Ao mesmo tempo, ela ainda assim, cuida de quem não cuidou dela.

“Acredito que essa história é bastante ambivalente, porque ressalta as faltas que existem nessa relação, ao mesmo tempo que a filha idealiza como seria ter uma mãe que a amasse. Ou, pelo menos, que a amasse como ela gostaria de ser amada.”, complementa Vanessa.

A beleza e potência do livro “Eu sou o animal da minha mãe” está na falta de respostas, na crueza e na poética da narrativa, porque mesmo sendo uma história dura e triste, a obra traz pinceladas de beleza. Uma pureza infantil de olhar para vida com algum mistério.

Siga: @vaguta___

Luciana Oliveira/Assessora de Imprensa

luciana@sollarcomunicacao.com.br

imagem relacionada à divulgação/caroline-macedo


©2025 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo -  X/twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template