acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

domingo, 6 de julho de 2025

DEVOLVAM MEU SÃO JOÃO

  Por Fernando Luiz*

O mossoroense Marcus Lucenna, que mora no Rio de Janeiro há mais de quarenta anos, é um ferrenho defensor da cultura nordestina. Poeta, cantor, compositor e cordelista, é conhecido como “O Cantador dos Quatro Cantos” por causa das suas andanças Brasil afora. É ocupante da cadeira número 7 da ABLC (Academia Brasileira de Literatura de Cordel) e conheceu de perto dezenas de grandes nomes da música nordestina, entre os quais Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Elino Julião e Luiz Gonzaga, este último, sua grande inspiração para ingressar no universo da música nordestina de raiz. Marcus Lucenna é autor de vários livros, sendo o mais recente “As aventuras de Marcus Lucenna na Corte do Rei Luiz” 

No rádio, Marcus Lucenna dirigiu e apresentou os primeiros programas de forró em horário nobre; no Rio de Janeiro, na Imprensa FM e Tropical FM.  Também esteve à frente dos programas  “Nação Nordeste”, na Rádio Viva Rio e  “Marcus Lucenna – a Voz do Povo”, na Rádio Carioca AM.

Sempre que era convidado para participar de programas de TV, o mossoroense defendia a cultura nordestina, especialmente na área da música. Quando participou do programa Sem Censura da TV Brasil em 2017, o talentoso mossoroense falou sobre a invasão de outros estilos musicais nas festas juninas,  com um aumento cada vez mais crescente de estilos alheios à cultura nordestina nos últimos anos.

Todos nós sabemos que a participação de grandes nomes da música nacional nos festejos juninos contribui para o fortalecimento do Turismo, da geração de renda e para o aumento da arrecadação de impostos. Mas, como afirmou Marcus Lucenna em determinado momento da entrevista: “O melhor do Nordeste é a gente ver a verdadeira música nordestina; não sou preconceituoso, mas sugiro às pessoas que organizam o São João no Nordeste, que façam uma espécie de intercâmbio. Por exemplo: as cidades que fazem São João trocarem artistas entre si. Mais adiante, Marcus Lucenna conclui: “Pode-se contratar as megas estrelas; mas não é justo se usar dinheiro público para um evento, tirando o elemento que criou a festa.”*

Este ano o São João de Natal foi um sucesso absoluto. Bateu recordes de público nos eventos em todas as quatro regiões administrativas da cidade e nos shows da Arena das Dunas. 

É preciso reconhecer que a programação da prefeitura de Natal foi a melhor dos últimos anos. Mesmo assim não se pode negar que os verdadeiros defensores do forró autêntico potiguar não tiveram o espaço que mereciam. Podemos citar como exemplo  dois nomes:  Roberto do Acordeon e Deusa do Forró. 

Muito precisa ser feito para aumentar a participação dos nossos talentos forrozeiros de raiz nos festejos juninos de Natal. Enquanto isso não acontecer, precisamos repetir as palavras de Marcus Lucenna, que afirmou certa vez "Devolva meu São João!”

*Entrevista disponível no canal de Marcus Lucenna no Youtube.

@fernandoluizcantor

*Fernando Luiz: Cantor, compositor, escritor e produtor cultural. Formado em Gestão Pública, apresenta o programa Talento Potiguar, aos sábados, às 8h30 na TV Ponta Negra, afiliada do SBT no 

©2025 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo- Twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template