acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 16 de maio de 2023

Dia do Brega Potiguar será oficializado no aniversário do cantor Carlos Alexandre

 Votação  realizada na terça-feira (23/05), por unanimidade, e Lei sancionada pela governadora Fátima Bezerra no dia 1º de Junho, agora o Dia do Brega Potiguar [texto atualizado em 02/06/2023]

Aprovado na Assembleia Legislativa do RN, o Projeto de Lei que institui, no calendário oficial do Estado, a data que será comemorada, anualmente, em 1º de junho, o Dia do Brega Potiguar, data de nascimento do maior cantor do gênero no Rio Grande do Norte, Carlos Alexandre. De autoria do deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB), o Projeto de Lei 445/2021 institui, esse calendário oficial no RN, como já acontece em Recife, Pernambuco.

Nascido Pedro Soares Bezerra, na cidade de Nova Cruz (RN), no dia 1º de junho de 1957, viveu toda a sua vida no bairro Cidade da Esperança, em Natal. Em 1977, foi rebatizado, artisticamente, como “Carlos Alexandre” pelo comunicador Carlos Alberto (depois político), que o levou para a gravadora RGE, na qual gravou um compacto simples com as canções "Arma de Vingança" e "Canção do Paralítico" que vendeu 100.000 cópias, seguindo-se o grande sucesso, "Feiticeira", com 250.000 cópias vendidas. O cantor morreu em 30 de janeiro de 1989 em um acidente de carro no interior potiguar, entre São José de Campestre e Tangará, quando voltava de um show em Pesqueira, no estado de Pernambuco. O velório ocorreu no ginásio de esportes de Cidade da Esperança e o enterro, que reuniu milhares de fãs, foi no Cemitério do Bom Pastor, no dia 31 de janeiro daquele ano.

A seguir, o Blog Assessorn.com transcreve texto, na integra, recebido do cantor e compositor Fernando Luiz:  

“Carlos Alexandre tornou-se um ídolo popular e teve uma trajetória que poucos artistas alcançaram: em 12 anos de carreira, gravou 14 discos: 2 compactos e 12 LP’s e ganhou Discos de Ouro em todos os discos  que lançou. Depois da sua morte, ainda foram lançados vários discos e até mesmo CD’s com músicas suas: em 1993 Carlos Alexandre Especial; em 1998 Carlos Alexandre 20 Super Sucessos Vol. 1 e Super Sucessos Vol. 2; em 2000 Carlos Alexandre Coleção Pérolas; em 2001 Carlos Alexandre – Grandes Sucessos. Em Pernambuco, no mês de maio de 2017, a chamada música “brega” transformou-se em Patrimônio Cultural do Estado de Pernambuco. A lei começou a tramitar em 14 de fevereiro, data escolhida por ser o dia do nascimento de Reginaldo Rossi, um dos grandes expoentes da música “brega”.

O Rio Grande do Norte tem a tradição de revelar ao Brasil grandes intérpretes românticos: Trio Irakitan, Núbia Lafayette, Gilliard, Bartô Galeno, Carlos André, Carlos Alexandre (o maior entre todos) e, atualmente, Zezo. Durante décadas, nossos intérpretes do estilo chamado “Brega”, contribuíram muito para que o RN tivesse alguns nomes que colocaram nosso estado em evidencia na cena musical brasileira. Por alguma razão, ao contrário do que aconteceu com Reginaldo Rossi em Recife e com a banda Calypso no Pará – para citar só dois exemplos – nossos astros do brega, apesar de toda a contribuição que deram à Musica do nosso estado, não têm aqui o reconhecimento que merecem. E os cantores populares, considerados cantores de Brega, sempre foram discriminados. Eu fui um deles, e senti na pele o quanto dói ser descriminado como cantor popular. 

Aqui no nosso estado, em 2021 foi instituído o Dia Estadual do Forró no RN, que é comemorado anualmente no dia 13 de novembro, dia de nascimento do cantor e compositor potiguar Elino Julião. Carlos Alexandre é para a música brega o que Elino Julião é para o Forró, com um detalhe: o cantor de Feiticeira, consagrado em todo o Brasil, nunca deixou Natal, - embora tivesse tido várias oportunidades para isto – e fosse um dos artistas mais queridos do nosso país. A criação do Dia do Brega Potiguar a ser comemorado anualmente na data de aniversário de nascimento de Carlos Alexandre, - uma proposição do deputado Ubaldo Fernandes - irá resgatar definitivamente a memória do artista mais popular de nosso estado em todos os tempos, como também contribuirá para abrir o mercado pra inúmeros artistas do nosso estado que são descriminados simplesmente por que cantam um tipo de música simples, que fala ao coração, mas que é um estilo imortal, e que cada vez mais, apesar dos modismos, se fortalece e conquista mais espaço junto às novas gerações. 

Este projeto será, com certeza, um dos mais importantes marcos na história da música potiguar”. [FERNANDO LUIZ - Cantor, compositor e apresentador do programa Talento Potiguar].

Imagem reproduzida das redes sociais

©2023 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_/

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template