acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Mostra “Sífilis História, Ciência e Arte” é premiada com o "Oscar dos eventos"

Exposição recebeu o Troféu Jacaré de Ouro na categoria Eventos do Prêmio Caio de Alcântara Machado

A exposição “Sífilis: História, Ciência e Arte” recebeu o Troféu Jacaré pelo primeiro lugar na categoria Eventos (Mostra e Exposição) do Prêmio Caio, da Revista Eventos, que reconhece o trabalho de empresas e profissionais da indústria brasileira de eventos e turismo com o objetivo de valorizar o segmento na mídia. Criado em 1999, o prêmio é considerado o “Oscar dos Eventos” e é uma homenagem ao pioneiro do setor no Brasil, Caio de Alcântara Machado.

Realizada no Centro Cultural do Patrimônio Paço Imperial, no Rio de Janeiro, entre 18 de novembro de 2021 e 20 de fevereiro de 2022, a mostra Sífilis: História, Ciência e Arte foi dividida em três módulos temáticos: histórico, científico e artístico. No evento foram expostos documentos, dados epidemiológicos, marcos científicos sobre a doença, reprodução de obras de arte e objetos como instrumentos de diagnóstico usados no passado e, em destaque, um frasco de penicilina datado de 1940. A organizadora da exposição é a GUC Eventos.

“Sífilis: História, Ciência e Arte” foi idealizada pelo então Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde, (DCCI-SVS) em parceria com o Centro Cultural do Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e com o professor e médico Mauro Romero, curador emérito da exposição, representando a Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis (SBDST) e o Setor de DST da Universidade Federal Fluminense (UFF)

“A exposição da sífilis foi um projeto construído de forma intersetorial para permitir uma abordagem abrangente de uma doença tão antiga e ao mesmo tempo ainda tão frequente na atualidade”, afirmou a coordenadora geral de Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, Angélica Miranda. “O objetivo foi abordar os diferentes aspectos da doença e proporcionar educação em saúde direcionada principalmente ao público jovem, para que possam estar atentos às formas de prevenção, pois somente se previne o que se conhece”, completou.

A exposição pode receber visitas on-line, por meio do link http://exposifilis.aids.gov.br/tour

O que é o prêmio - Caio de Alcântara Machado, que dá nome ao prêmio, foi pioneiro na área de eventos e feiras de negócios e, ao longo de sua carreira, recebeu os prêmios Homem de Marketing do Ano da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e Legião de Honra da França. Foi, ainda, o primeiro profissional a receber o Grand Prix Prêmio Caio, na primeira edição do Prêmio Caio, em 2000.

Já o troféu Jacaré de Outro é entregue aos melhores trabalhos inspirado na frase “um dia vai dar jacaré”, ouvida por Caio Alcântara Machado de um amigo, que tinha por hábito apostar no jogo do bicho. Sempre que era perguntado sobre o investimento em feiras e eventos, Caio Machado repetia a frase, que acabou por dar nome à premiação.

Por Núcleo de Comunicação da Secretaria de Vigilância em Saúde/

Ministério da Saúde

Imagem relacionada à divulgação

©2023 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram: www.instagram.com/assessorn/

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template