acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Superintendência acompanha visita do ministro Queiroga a Natal

Ministro da Saúde teve agenda na capital potiguar, na tarde desta quinta-feira (15/12), para o lançamento do Programa de Atualização da Caderneta Vacinal e entrega de ambulâncias

Nesta quinta-feira (15/12), o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, esteve na capital potiguar para o lançamento nacional do Programa de Atualização da Caderneta Vacinal. O programa tem como objetivo manter em dia as vacinas da infância. O ministro reforçou a necessidade de levarem as crianças para tomar as doses da vacinação contra poliomielite, e, para os mais velhos, atualizar a imunização contra Covid-19. A solenidade foi em um shopping da Zona Sul da cidade e o superintendente do Ministério da Saúde no Estado, Júnior Rêgo, recebeu o ministro e comitiva no aeroporto no início da tarde, acompanhando toda a agenda na capital até o início da noite, na viagem da equipe ministerial para Manaus (AM). 

Queiroga pontuou a necessidade de não deixar doenças consideradas erradicadas voltarem ao dia a dia da população brasileira. Por isso, ele afirma que a prioridade, no momento, é atingir a meta da cobertura vacinal: 95% das crianças vacinadas; para isso, ele chama os pais mais jovens a levarem seus filhos para postos de vacinação, pois, por ser uma doença que possuiu seu último caso em 1989, não há convivência com as consequências dessa doença, e esse público pode não dar a devida atenção para a vacinação.

O secretário de saúde de Natal, George Antunes, atestou a baixa procura da população pela vacina, visto que, no estado, 66% do público-alvo foi vacinado. Ele reafirmou sobre as sequelas irreversíveis causadas pela pólio, e aproveitou o momento para reforçar o pedido do Ministro.

Ambulâncias do SAMU

A cerimônia também foi destinada para a entrega simbólica de sete ambulâncias do SAMU doadas pelo Ministério da Saúde para a capital potiguar. Queiroga e o prefeito de Natal, Álvaro Dias, atestaram a necessidade modernização do ambulatório municipal, principalmente para fortalecer a atenção especializada e a atenção pré-hospitalar.

As viaturas são do tipo D, Ambulância de Suporte Avançado, veículo destinado ao atendimento e transporte de pacientes de alto risco em emergências pré-hospitalares e de transporte inter-hospitalar que necessitam de cuidados médicos intensivos.

Condecoração  

Finalizando a agenda na capital potiguar, o ministro Marcelo Queiroga participou de uma solenidade no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, na sede da Prefeitura de Natal, para a entrega de medalhas a pesquisadores que contribuem para o desenvolvimento de ações de combate e prevenção de doenças infecciosas, entre os quais, os responsáveis pela vacina de Oxford para o combate à Covid-19. Marcelo Queiroga representou o Ministro das Relações Exteriores, Carlos França, para a condecoração da Ordem do Rio Branco à professora Sarah Catherine Gilbert e do professor Sir Andrew John Pollard, ambos da Universidade de Oxford. A infectologista e pediatra brasileira, professora Sue Ann Costa Clemens, também esteve presente à cerimônia, além do prefeito e da secretária adjunta de Saúde de Natal, Rayanne Araújo.

Imunização

Nesta quinta-feira (15/12), o Ministério da Saúde publicou Nota técnica que reforça recomendações para ampliar a imunização dos brasileiros. Confira aqui.

Por Ascom MS/RN

Fotos relacionadas à divulgação e Branda Fonseca

©2022 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram: www.instagram.com/assessorn/

FacebookTwitterWhatsApp

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template