acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Instituto Histórico e Geográfico entrega prêmios de concurso de redação e recupera peça do acervo

 

O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, na ocasião da última Quinta Cultural (06), registrou dois momentos em uma edição especial.

Realizada no Salão Nobre do Instituto, o primeiro ato foi a entrega dos certificados e prêmios do concurso de redação escolar realizado nos meses de agosto e setembro, em parceria com a Academia Norte-Riograndense de Letras (ANRL), representada pela escritora Leide Câmara.

A temática da redação, intitulada "Duzentos anos da independência do Brasil: uma reflexão" foi proposta em comemoração ao bicentenário da independência do Brasil, celebrado em 7 de setembro de 2022. A ação premiou as estudantes Amanda Soares, Roberta Lima e Isabela Mendonça, alunas do Ensino Médio. Além dos certificados, foram entregues kits de livros de autores potiguares e, posteriormente, haverá a publicação da redação premiada pela Revista da ANRL.

A segunda parte do evento se deu com a entrega de uma peça ao acervo do Instituto. Trata-se de uma carta de Felipe Guerra, datada de 1915. O documento, que outrora fazia parte do acervo, havia sido furtado. Recentemente, foi ofertado em um leilão em São Paulo e adquirido pelo sócio Alexandre Gurgel, que por sua vez o devolveu ao Instituto, em doação. Na solenidade, o documento foi entregue de forma simbólica aos dois últimos diretores da Biblioteca, Arquivo e Museu (BAM), Gustavo Sobral e André Felipe Pignataro, e ao atual diretor, Pedro Simões.

O Instituto - 120 anos

Fundado em 1902, o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande completou 120 anos em 2022. É a mais antiga instituição cultural potiguar. Abriga a biblioteca, o arquivo e o museu mais longevos em atividade do Estado. Promove exposições, palestras e atividades voltadas à manutenção e divulgação da cultura, história e geografia norte-rio-grandense, e publica a sua revista desde 1903, sendo a mais antiga em circulação no Rio Grande do Norte.

Por Marcela Bulhões/Assessoria de Comunicação

comunicacao@ihgrn.org.br

Foto: Manoel Bezerra

2022 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram: www.instagram.com/assessorn

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template