acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Software educativo para pessoas com deficiência envolve probabilidade e estatística

Por Wilson Galvão – ASCOM- Agência de Inovação da Reitoria/UFRN

Um software criado para ser um recurso educativo no auxílio à aprendizagem matemática nos campos da probabilidade e estatística por estudantes surdos e ouvintes recebeu nesta terça-feira, 04, o registro definitivo de propriedade intelectual pelo Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI). Denominado Conta Kg Bilíngue, o programa de computador tem como inventores Amanda Maria Domingos de Oliveira, Dennys Leite Maia, Eli Sales Muniz Lima, Flávia Roldan Viana, Gabriel Vieira Barreto e Jason Willyan Castro do Nascimento. Com aplicação destinada ao uso em navegadores da web, no Kg Bilíngue todo o conteúdo informativo é apresentado em português e Libras.

Nele, são propostas 3 atividades distintas, onde em cada uma delas o aluno irá exercitar diferentes habilidades. A ordem da realização das atividades depende da dinâmica que o professor quer colocar em prática durante as exposições em sala. No documento apresentado ao INPI, os autores relatam que todas as informações apresentadas estão relacionadas com a escolha de alimentos e os seus respectivos valores calóricos. Na atividade Aprenda a Analisar um Gráfico de Barras são apresentados diferentes valores, expressos em calorias, com a sua respectiva representação em um gráfico de barras, enquanto que na Construa seu Próprio Gráfico, o aluno deverá analisar valores apresentados em uma tabela e, em seguida, construir um gráfico pictórico que representa esses valores. Por fim, a Conheça e Estude o Gráfico de Pizza permite ao aluno analisar um gráfico de setores com o objetivo de responder corretamente à questão proposta, cada vez que o aluno acessa essa questão os valores apresentados são diferentes.

Os inventores interessados em registrar programas de computador tem a opção de, acessando o endereço www.agir.ufrn.br, visualizar um passo-a-passo elaborado pela equipe da Agência de Inovação (AGIR) sobre como proceder. Dúvidas adicionais podem ser solucionadas através dos telefones 99167-6589 / 99224-0076.

©2022 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram: www.instagram.com/assessorn/

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template