acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 28 de agosto de 2021

Projeto Include abre inscrições para 2ª edição do curso de robótica desplugada

São ofertadas 79 vagas e as inscrições podem ser feitas até o dia 2 de setembro

Com foco em inclusão tecnológica, o Projeto Include, ação social realizada pelo Instituto Campus Party em parceria com o Instituto Metrópole Digital (IMD), recebe inscrições para a segunda edição de 2021 de seus cursos educacionais de robótica desplugada. Os cadastros podem ser feitos até o dia 2 de setembro por meio deste link.

O curso é realizado seguindo o formato de um laboratório, cuja finalidade é incluir jovens no meio tecnológico por meio de aulas teóricas e oficinas de robótica educacional. Dessa forma, os participantes têm contato com o mundo maker – onde o aluno é o protagonista da ação – e aprendem conteúdos como lógica, eletricidade, impressão 3D, algoritmo, arduíno, informática, entre outros.

Com 79 vagas, o curso recebe inscrições de estudantes de escolas públicas com idades entre 12 e 20 anos – faixa etária que, conforme as regras do Include, pode ser estendida caso restem vagas.

Turmas

Nesta edição, que terá início no dia 6 de setembro, serão formadas cinco turmas, sendo duas remotas com 20 alunos e três presenciais, com 13 alunos, distribuídos entre três turnos diferentes.

Para cumprir os protocolos de segurança, as turmas do ensino presencial se reunirão fisicamente apenas uma vez por semana e o segundo encontro será on-line. Além disso, para atender ao público no formato híbrido, será utilizada uma metodologia parecida com a de workshops, com apresentação de pequenos projetos.

“Essa metodologia ainda é um protótipo de formato híbrido que estamos tentando ajustar. Essa será uma das primeiras turmas do projeto Include a trabalhar dessa forma”, explica o professor Júlio César Paulino, coordenador do projeto junto ao IMD.

As aulas virtuais serão ministradas a nível nacional com um dos tutores do Instituto Campus Party, o palestrante Alexandre Casemonstro. Já as oficinas presenciais serão conduzidas por estudantes de graduação da UFRN de áreas interdisciplinares.

"O aluno poder participar de uma aula de forma clara e concisa, com conteúdos ministrados em graduação na área da tecnologia, é um encanto desde o primeiro contato. Estar em um laboratório de robótica educacional, com equipamentos e ferramentas voltadas para o estudo interdisciplinar, proporciona aos alunos um aprendizado rápido e preciso", comenta Melquiades Fidelis, bolsista do programa.

Include

Presente em seis Estados brasileiros e em 21 municípios, o Include é uma iniciativa nacional que, em Natal, também conta com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc-RN), Fecomércio RN, Senac-RN e do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob).

Seu principal objetivo é promover inclusão tecnológica a estudantes de famílias de baixa renda, público-alvo da iniciativa, por meio de cursos e oficinas gratuitas em diversas áreas da Tecnologia da Informação (TI).

Mais informações estão disponíveis no siteoficial do projeto.

Assessoria de Comunicação do Instituto Metrópole Digital/UFRN

(84) 99229-6564

Imagem relacionada à divulgação

2021 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram: www.instagram.com/assessorn/

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template