acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 5 de junho de 2021

Parceria de universidade e Emparn resulta em aplicativo para ajudar agricultores no gerenciamento de pragas

Parceria da UFRN e da Emparn resulta em aplicativo que ajuda agricultores no gerenciamento de pragas

Wilson Galvão – ASCOM- Agência de Inovação da Reitoria/UFRN

Um programa de computador desenvolvido por cientistas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com potencial para ajudar agricultores no gerenciamento das pragas da Cochonilha de Escama na palma forrageira do cacto recebeu, neste mês de maio, o registro definitivo de propriedade intelectual pelo  Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI). Criado em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte S.A (Emparn), o ‘palmaS’ tem a funcionalidade de identificar a aplicação adequada dos produtos de proteção, de acordo com a fase de infestação e o ciclo de desenvolvimento da praga.

Assim, a partir do registro e gerenciamento do histórico de observações de presença e infestação de Cochonilha de Escama, o aplicativo realiza uma orientação personalizada ao produtor com base nas observações realizadas em campo. Conhecida também como piolho ou mofo da palma, a Cochonilha de Escama é uma das principais pragas que devasta a palma forrageira. Para evitar a proliferação, o produtor deve acompanhar os primeiros sinais da infestação e realizar o controle.

As informações com os nomes dos inventores do palmaS podem ser acessadas no endereço www.agir.ufrn.br, mesmo local em que os interessados podem visualizar um passo-a-passo elaborado pela equipe da Agência de Inovação (AGIR) sobre como proceder caso queiram registrar algum programa. Dúvidas adicionais podem ser solucionadas através dos telefones 99167-6589 / 99224-0076.

Números da UFRN

Os números de registros de Programas de Computador são indicativos do grau de inovação de uma instituição. Neste ponto, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte tem alcançado destaque nacional, já que em 2019 alcançou o top 5 nacional no ranking do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI), instituição responsável pela concessão.

Para termos ideia, em 2020 foram registrados 58 programas de computador, melhor número anual da UFRN. A perspectiva é de que a Instituição atinja o top 3 nacional no próximo Ranking do Instituto, já que os números de 2020 superaram em mais de 40% os dados de 2019. O documento do INPI normalmente é divulgado no segundo semestre de cada ano.

2021 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram: www.instagram.com/assessorn/

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template