acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 15 de agosto de 2020

Vencedores do Curta Caicó serão anunciados neste domingo (16)

Cerimônia de premiação do 3º Curta Caicó será realizada neste domingo (16), a partir das 19 horas, em transmissão ao vivo no canal do festival youtube.com/curtacaico.

Os filmes selecionados nas Mostras Competitivas irão concorrer em várias categorias: Melhor Filme (ficção ou documentário); Direção, Ator (ficção); Atriz (ficção); Personagem (documentário); Roteiro; Fotografia; Trilha Sonora Original; Som; Direção de Arte; e Montagem. Cada mostra conta com um júri técnico formado por profissionais do audiovisual convidados da ACCIRN (Associação de Críticas de Cinema do RN). Os vencedores receberão certificados emitidos pelo festival.

Os filmes também irão concorrer a várias premiações especiais. Os vencedores de Melhor Filme das Mostras Competitivas (Nacional, Nordeste, Potiguar e Seridó) concorrem ao Prêmio Místika de Pós-Produção e irão receber R$ 3.000,00 em serviços para o próximo filme do realizador. O prêmio terá validade de 1 ano contado a partir do dia da premiação.

O Prêmio Elo Company de Distribuição será concedido ao vencedor da Categoria Melhor Filme na Mostra Nacional. Já o Vencedor da categoria Melhor Filme na Mostra Potiguar irá receber o Prêmio Técnico Audiovisual, que consiste em 8 horas de serviços de mixagem de som, também com validade de 1 ano. Haverá ainda o Prêmio Heloísa Passos de Fotografia, cedido pela própria Heloísa, na categoria Fotografia da Mostra Potiguar.

Todos os filmes também concorrem ao Prêmio do Júri Popular. A votação acontece até às 4 horas da tarde deste domingo (16). O público está avaliando os filmes selecionados no streaming desenvolvido pelo festival no www.curtacaico.com.br.

Anualmente, o Curta Caicó concede o Prêmio Referência de Contribuição Artístico a personalidades ou movimentos que contribuem para o desenvolvimento do cinema regional e nacional. Nesta edição os homenageados são o diretor de fotografia Walter Carvalho e o cineasta seridoense Bucka Dantas.

O primeiro trabalho de Walter Carvalho com obras de ficção foi “Boi de Prata”, do diretor caicoense Carlos Augusto Ribeiro Jr, filmado em Caicó. Já Bucka Dantas, autor do Cinema Processo, ao lado de Geraldo Cavalcanti, e com vários serviços relevantes para o desenvolvimento do cinema do RN.

Prêmios da Crítica

A ACCIRN (Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Norte) irá conceder o Prêmio da Crítica em todas as Mostras Competitivas e Paralelas. A entidade irá premiar com certificado o Melhor Filme (ficção ou documentário) de cada mostra, além de Menções Honrosas e Destaque da Crítica, em áreas técnicas específicas.

Sihan Felix, presidente da ACCIRN, destacou o trabalho da entidade em prol do desenvolvimento do cinema local e regional e a aproximação junto aos festivais, do Rio Grande do Norte e do Nordeste. “O trabalho da ACCIRN acaba por ser também fomentar e prolongar a experiência, ceder perspectivas, abrir caminhos, propor o embate saudável de ideias”.

A entidade é parceira do Curta Caicó desde a primeira edição, tanto na curadoria como na coordenação do júri oficial,  e vem engrandecendo o festival com o olhar técnico e apurado sobre as obras selecionadas, ressaltou Raildon Lucena, diretor do Curta Caicó.

CONHEÇA O JÚRI OFICIAL DO 3° FESTIVAL DE CINEMA CURTA CAICÓ

Organização e Coordenação do Júri: Sihan Felix

Mostra Potiguar: Nelson Marques, Priscila Urpia e Thardelly Lima

Mostra Seridó: Igor Gomes, Hermila Guedes e Vitor Búrigo

Mostra Nordeste: Gianfranco Marchi, César Ferrario e Michelle Ferret

Mostra Nacional: Laísa Trojaike, Rodrigo Aragão e Thomás Aquino

Mostra Cine Pax: Keila Sena e Robledo Milani

Mostra Cine Alvorada: Sergio Villar e Wigna Ribeiro

Mostra Cine Rio Branco: Milene Figueiredo e Mário Bertô

Mostra Cine São Francisco: Rômulo Sckaff e Anna Jailma

Mostra Diversidade: Alice Carvalho e Thales Azevedo

Mostra Diálogos de Cinema: Tatiana Lima e Eduardo Pellejero

Informações completas sobre os jurados: https://www.curtacaico.com.br/vencedores-do-curta-caico-serao-anunciados-neste-domingo-16/ 

Por assessoria de imprensa

Imagem relacionada à divulgação

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN Instagram.com/assessorn

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template