acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 17 de julho de 2020

Superintendências do Ministério da Saúde reforçam combate à Covid-19 nos estados

As Superintendências acompanham de perto o cenário local, apoiam as ações e entregas do Ministério da Saúde em assistência aos estados e municípios no atendimento à população brasileira. No RN, através da superintendente (SEMS/RN) Luciana Clédina e o responsável pelo almoxarifado, Severino Sebastião.

Desde o início da pandemia do coronavírus, o Ministério da Saúde acompanha de perto a situação em todo o país e tem atuado em conjunto com as secretarias estaduais e municipais apoiando as ações de enfrentamento à Covid-19. Neste apoio, as Superintendências Estaduais do Ministério da Saúde (SEMS) têm exercido papel fundamental. São elas que acompanham de perto o cenário local e apoiam as ações e entregas do Governo do Brasil em auxílio aos estados e municípios no atendimento da população brasileira.

Este acompanhamento faz parte de uma articulação constante e visa potencializar as ações do Sistema Único de Saúde (SUS) em cada território. As Superintendências têm acompanhado o recebimento de insumos estratégicos e materiais enviados aos estados pelo Ministério da Saúde. São medicamentos, ventiladores pulmonares, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), testes de diagnóstico e outros insumos que são utilizados pelos profissionais de saúde nos hospitais, Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Gestão tripartite

A gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) é tripartite, ou seja, compete à União, aos estados e aos municípios a prestação de ações e serviços de saúde. A aquisição destes equipamentos, materiais e insumos é de responsabilidade dos estados e municípios. Entretanto, diante da pandemia da Covid-19 e da escassez de matéria-prima e fornecedores para alguns dos itens essenciais, o Ministério da Saúde passou a realizar, excepcionalmente, a aquisição centralizada de alguns itens e insumos para adequação da distribuição, de acordo com a evolução da doença em cada local. [Fonte: Portal da Saúde]

No Rio Grande do Norte, a superintendente (SEMS/RN) Luciana Clédina Bezerra e responsável pelo Almoxarifado, Severino Sebastião (foto), têm acompanhado a entrega de equipamentos e materiais na capital, junto à Secretaria Estadual de Saúde (Sesap/RN) que redistribui para as secretarias municipais de saúde.

- Confira mais fotos em Cronavírus - imagens de chegada de materiais no RN

- Para conferir tudo que já foi entregue aos estados acesse o link > https://covid-insumos.saude.gov.br/paineis/insumos/painel.php

Fotos de entregas do MS pela SEMS/RN

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template