acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 13 de junho de 2020

Caicó quase tem seu nome mudado para seu ilustre filho Amaro Cavalcanti

Nos últimos dias, nomes de potiguares que ocuparam cargos de ministros de Estado na República brasileira se tornaram destaques das redes sociais, dentre os quais o do caicoense Amaro Cavalcanti. E nesse particular surgiu a dúvida se o renomado nome seridoense nascera em Caicó ou na vizinha Jardim de Piranhas, como está mencionado na enciclopédia Wikipédia, para pesquisa agora já no velho Google.

A verdade é que Amaro Cavalcanti Soares de Brito nasceu em 1849 e nessa época o sítio de seus pais era uma localidade rural do município de Caicó (RN), cujo Distrito de Jardim de Piranhas somente passou a ser município, praticamente, um século depois, em 1948. Tanto que Amaro Cavalcanti ao falecer, em 1922, o sitio de suas origens ainda nem pertencia a Jardim de Piranhas, porque essa se tornou um Distrito de Caicó em 1936, segundo consta nos anais de sua história.

Mas vamos ver o que postou em sua página, o historiador e pesquisador Rostand Medeiros, do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN): 1932 – QUANDO CAICÓ QUASE MUDOU DE NOME.

Ele reporta que nesse ano, uma década após a morte do ilustre caicoense, alguém imaginou mudar o nome de Caicó para Amaro Cavalcanti. Clique aqui e acesse em Tok de História.

Irmão Santo

Aproveitando o ensejo, é oportuno lembrar que Amaro Cavalcanti é irmão de outro nome popularmente conhecido, o Padre João Maria, venerado como santo pelos natalenses onde foi sacerdote atuante e faleceu em 1905.

Fac-símile do telegrama do povo de Caicó publicado na imprensa carioca

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template