acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 21 de maio de 2020

RN destina 100 mil máscaras às filas da Caixa Econômica Federal


O Governo do Estado, através do programa RN+Protegido, firmou uma parceria para distribuir 100 mil máscaras nas filas de agências da Caixa Econômica Federal em todo o Rio Grande do Norte. Um termo de compromisso foi assinado pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, e pelo superintendente regional da Caixa, Fares Haum Júnior, na tarde desta quarta-feira (20). O principal público alvo da ação é a população beneficiária do auxílio emergencial que necessita ir às agências em datas pré-estabelecidas pelo Governo Federal para fazer o saque.

O superintendente regional da Caixa, Fares Haum, explicou que os itens de proteção serão entregues em todas as agências do RN e agradeceu ao Governo do Estado pela iniciativa.  "Não pouparemos esforços para que as pessoas mais carentes sejam atendidas com as máscaras e, com isso, a Caixa também vai contribuir com o Governo para a redução dos casos de coronavírus aqui no estado", declarou. Segundo Fares, a instituição possui 44 agências no estado. Cada uma delas ficará responsável pela distribuição aos clientes.

Desde o início da semana, a Caixa Econômica Federal vem liberando conforme calendários o saque da segunda parcela para os beneficiários do Bolsa Família e da primeira parcela do auxílio para 8,3 milhões de pessoas que na semana passada ainda aguardavam análise da Dataprev. Já os 50 milhões de brasileiros que tiveram o benefício autorizado anteriormente começaram a receber a segunda parcela hoje (20) nas contas poupanças digitais e só poderão sacar em espécie a partir do dia 30 de maio. O objetivo é dividir a presença dos dois públicos e reduzir as filas nas agências.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado realiza a distribuição de máscaras nas filas de agências bancárias e lotéricas da região metropolitana desde o dia 23 de abril. O titular da pasta e idealizador do programa RN+Protegido, Jaime Calado, explica que "o auxílio emergencial do Governo Federal, inicialmente, gerou muitas filas nos bancos" e que o Governo do Estado identificou a necessidade de agir para conter a possibilidade de transmissão nestes locais. Uma equipe formada pela secretaria já distribuiu 60 mil máscaras nas agências da Grande Natal.

A ação agora terá abrangência em todo o Rio Grande do Norte. A continuidade da tarefa será de responsabilidade da instituições financeira, como prevê o acordo articulado pela Controladoria Geral do Estado (Control-RN). "A parceria do Governo é justamente para que a máscara chegue a todo mundo", informou o controlador-geral Pedro Lopes. "Estamos dialogando com todos para atingir esse objetivo: instituições financeiras, entidades religiosas e sociais, associações comunitárias, enfim, todos os que necessitarem" destacou.

Os representantes da Caixa Econômica Federal já receberam do Governo do Estado 40 mil unidades das máscaras e terão acesso a outras 60 mil dentro das próximas duas semanas. O montante se soma às 600 mil peças que serão entregues até sexta-feira a prefeituras, entidades beneficentes e associações, a exemplo da Associação dos Motoristas Autônomos por Aplicativos do RN (AMAPP-RN), que na segunda-feira formalizou uma parceria para a distribuição de 50 mil máscaras entre motoristas e passageiros das plataformas Uber e 99. Ao todo, o RN+Protegido já viabilizou a entrega de cerca de 1,5 milhão de máscaras à sociedade potiguar.

As máscaras de pano, laváveis e reutilizáveis, são produzidas em parceria com o Sindicato da Indústria e da Construção Civil (Sinduscon-RN) e a indústria têxtil, em especial Coteminas e Guararapes. A ação contribui para manter o emprego de mais de 4 mil trabalhadores em oficinas de costura no interior do RN. As peças são fabricadas a preço de custo e adquiridas pelo Estado, que banca a mão-de-obra - mais de R$ 1 milhão, com recursos do Governo Cidadão via empréstimo com o Banco Mundial, está sendo investido para aquisição de 3 milhões de máscaras. [Imprensa SEDEC]


Imprensa SEDEC
Foto relacionada à divulgação


©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template