acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 16 de março de 2020

Imposto de Renda: Omissão de rendimentos é um dos erros mais comuns em declarações

Esquecimento, desorganização e pressa podem fazer com que o contribuinte caia na malha fina. Especialista aponta quais os principais erros na hora de declarar o imposto

Os contribuintes brasileiros têm até o fim de abril para declarar o Imposto de Renda 2020 e 3,8 milhões já acertaram as contas com o leão. Apesar do prazo ainda estar longe do fim, o indicado é realizar a declaração o quanto antes para evitar congestionamento da plataforma e erros durante o preenchimento dos dados, como indica Gustavo Vieira, contador da Rui Cadete Consultores. “Ao deixar a declaração para a última hora o contribuinte pode esquecer de gastos que deveriam ser abatidos e quando lembrar será tarde demais”, explica. 

Dentre os principais erros de declaração está a omissão de rendimentos do titular. É comum esquecer de rendimentos conquistados de forma autônoma ou por um curto período de tempo, no entanto, se a empresa contratante declarar esta informação para a Receita Federal, o contribuinte cairá na temida malha fina, o que pode gerar mais complicações.

São comuns ainda a omissão de rendimentos de fontes secundárias, como aluguéis, a informação incorreta do Imposto de Renda Retido na Fonte ou desencontros na prestação de despesas dedutíveis. “Na inclusão das despesas dedutíveis é importante olhar com atenção o CNPJ incluído, pois se essa informação estiver errada vai gerar malha fina”, aponta Gustavo.

Outro erro apontado por Gustavo como um dos mais comuns entre os declarantes é a omissão dos rendimentos dos dependentes. Caso a pessoa declarada como dependente - como cônjuge, filhos, pais, entre outros - tenha rendimentos próprios, é indispensável que esses sejam incluídos na declaração do titular. Se essa informação for omitida, haverá discrepâncias que serão percebidas pela Receita. “A omissão de bens e direitos ou dívidas pode gerar divergência patrimonial”, afirma o contador.

“Ao perceber algum desencontro na sua declaração, é aconselhável fazer a retificação o quanto antes, pois caso a Receita Federal identifique o erro irá notificar o contribuinte a respeito da divergência. E se não for feita a correção no prazo, ela poderá multar o contribuinte em 75% sobre o imposto e corrigir pela variação da Selic”, aconselha o especialista.

Para Gustavo Vieira, a melhor forma de evitar passar por essas situações é contar com ajuda especializada. “O contador é o profissional que sabe o caminho para se fazer uma declaração limpa e correta, evitando multas ou erros que podem ocorrer mesmo nas declarações mais simples. Em declarações mais complexas com diversas fontes de rendas é ainda mais importante a contratação de um profissional que está sempre atualizado com as constantes mudanças do cenário fiscal do país”, finaliza. [por assessoria de imprensa]

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template