acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Dicas de atividades físicas para praticar durante o veraneio


O período das férias e a curtição do verão não podem ser motivos para abandonar a prática de atividades físicas. Ainda mais após os festejos de final de ano, que muitos lamentam os quilos a mais ganhos com as comilanças das confraternizações. Neste contexto, para quem está veraneando, o ambiente ao ar livre pode ser bastante propício para manter o corpo ativo.

De acordo com Maria Lúcia Sebastião, professora de Educação Física da Estácio, exercícios na areia queimam muitas calorias e aprimoram a definição dos músculos.  O movimento dos pés ao pisar na areia força um trabalho extra dos músculos para o equilíbrio do corpo.

As atividades físicas na praia não necessitam de equipamentos e podem ser bastante fáceis e práticas, mas exigem alguns cuidados extras. Lembre-se sempre de usar protetor solar, bonés e roupas leves para os exercícios e beba bastante água antes, durante e depois dos treinos para evitar a desidratação.

Exercícios para fazer na praia e queimar calorias

Uma simples corrida pode render ótimos resultados se executada na areia da praia. Procure fazer a atividade no período de 20 a 50 minutos, alternando tiros com a corrida mais lenta. Outra opção é apostar na corrida breve como aquecimento para outros exercícios.

A flexão de braços é um dos exercícios mais praticados ao ar livre e em academias. Básica e fácil de fazer é ainda considerada uma das atividades mais eficientes para modelar alguns músculos. Além disso, promove o fortalecimento das costas, braços e trabalha a região abdominal. Para a atividade, apoie as mãos na areia de preferência em um local mais plano possível, para que o corpo fique reto, braços retos e abertos ligeiramente além da largura dos ombros. A coluna deve estar reta e o abdômen contraído. Flexione os braços em 90 graus, descendo o tronco sem curvar a coluna. Volte à posição inicial e repita.

Uma boa opção para se exercitar e bronzear ao mesmo tempo é a elevação de quadril. Coloque uma toalha, canga ou até mesmo um colchonete na areia e deite com as pernas flexionadas. Dessa forma, contraia a região abdominal e eleve o quadril, descendo e subindo lentamente sem encostar o bumbum no chão.

Na areia da praia também dá para praticar o exercício chamado de “prancha”. Deite de bruços sobre a toalha ou canga e deixe os cotovelos apoiados no chão, na linha dos ombros. Eleve o tronco contraindo o abdômen e mantenha o corpo reto durante todo o exercício, sem levantar o bumbum ou abaixar o quadril.

“Fora estes exercícios indicados, a praia também é um ótimo lugar para os esportes que podem mesclar a diversão em grupo com a queima de calorias”, acrescenta a professora. Alguns dos mais praticados são o vôlei, futebol de areia, frescobol – que exigem poucos equipamentos. Além destes, para quem deseja ser mais radical, alguns locais disponibilizam escolinha de stand-up paddle, kitesurf e surf. Agora, é só curtir o verão cuidando da boa forma. [por assessoria de imprensa]

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template